Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Meninas Cantoras e Cras recebem palestra em Glória de Dourados

12 Nov 2009 - 09h50Por Demerval Nogueira / Fátima News

A secretaria municipal de Assistência Social e Cidadania (Sasc), pasta conduzida pela assistente social Mary Solange Bega através das psicólogas e assistentes sociais do Cras e Creas ministrou palestra aos participantes do projeto Meninas Cantoras de Glória – As Glorinhas e também do Cras realizado na sala de reuniões da 1ª Cia. Mixta de Guardas Mirins Dalva da Silva Leite, com o tema Violência Psicológica. A psicóloga do Conselho de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Isloany Dias Machado argumenta que, “a violência psicológica é um conjunto de atitudes, palavras e ações para envergonhar, censurar e pressionar a criança”.

 

 

Durante a palestra foram explicados diversos tópicos sobre o tema, tais como, a Negligência que é uma forma de violência caracterizada por ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento sadio. Também discorreu sobre Abandono que é uma forma de violência muito semelhante à negligência, ele se caracteriza pela ausência do responsável pela criança ou adolescente. A psicóloga e responsável pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Mary Anne do Nascimento Ernandes disse que, “a violência física é o uso da própria força física de forma intencional, não acidental, por um agente agressor adulto”.

 

 

As palestrantes descreveram também o Bullyng, que compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas que ocorrem sem motivo evidente, adotados por um ou mais estudantes contra outro, causando dor e angústia. Foram citados diversos tipos de bullyng, colocar apelido, zoar, humilhar, discriminar, bater, isolar, intimidar, assediar, aterrorizar e outros. Isloany Dias dimensiona que, “o bullyng é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição, pública ou privada”. Ainda com referência ao bullyng, Mary Anne comenta, “as testemunhas são representadas pela grande maioria dos alunos, que convivem com a violência e se calam com medo de se tornarem as próximas vítimas e, apesar de não sofrer as agressões diretamente, muitas delas pode sentir incomodadas com o que vêem e inseguras sobre o que fazer”.

 

 

A coordenadora do Conviver e Cras, professora Rosalice Voltatone de Oliveira disse aos alunos, “o maior prêmio é o conhecimento que vocês adquirem, porque o conhecimento ninguém rouba, ninguém tira, é um bem que cada um de vocês carregará para o resto da vida”. A pedagoga, psicóloga e 1ª dama do município, Mariângela Vieira Barbosa Athas destaca, “tudo isto é muito importante e que todos devem levar para casa este ensinamento de comportamento, tanto para vocês, tanto quanto no seio familiar e no convívio social”. Participaram também ativamente da palestra as assistentes sociais Ana Paula Andrade e Luciana de Mendonça Agostinho, bem como, a coordenadora e a regente do projeto As Glorinhas, Noemia Jacinto Bortoluzi e Gisele Ferreira de Oliveira. Após a palestra os alunos participaram de atividades referentes ao tema.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

LUTO NO PAGODE
Morre Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, vítima de câncer
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente