Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Maracaju pode ser primeiro município de MS contemplado com Sisb

12 Abr 2011 - 13h38Por Mídia Max

O município de Maracaju recebeu na sexta-feira (08), a visita da técnica da Delegacia Federal de Agricultura, Ines Bernadete Castro Costa Almeida. A profissional visitou a cidade para verificar a possibilidade de instalação do Sisb (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal).

Com a adesão ao programa de inspeção nacional, o empresário do ramo de produção animal de Maracaju poderá ter, desde que inspecionado e aprovado, todo o mercado nacional a sua disposição.

Segundo o médico veterinário coordenador do Simm (Serviço de Inspeção Municipal de Maracaju), Rodrigo Olegário Ferreira, a importância de um sistema como esse reflete diretamente no desenvolvimento do município. A inspeção realizada padroniza os produtos de origem animal e mantém a qualidade na produção sob o aspecto da higiene sanitária.

Hoje Maracaju conta com o Simm para fazer a inspeção dos produtos de origem animal. Porém, segundo Rodrigo, essa inspeção não habilita os produtos a serem comercializados nacionalmente.

Para que Maracaju seja contemplada com o Sisb, o Ministério da Agricultura seguira critérios de avaliação pautados pela legislação. Entre eles, deve avaliar a infraestrutura administrativa do Simm, a inocuidade e qualidade dos produtos cadastrados no Simm, a prevenção e combate à fraude econômica e o controle ambiental.

Inês informou que em Mato Grosso do Sul apenas duas cidades solicitaram adesão ao Sisb e, em sua visita a Maracaju, pôde constatar que a cidade está adequada e estruturada para adquirir o programa de inspeção nacional. “Maracaju está 90% dentro dos requisitos”, disse. Esses 10% restantes, segundo Rodrigo, são referentes a alguns ajustes que ainda devem ser realizados pelos empresários e pelo serviço de inspeção local para que o município esteja adequado a receber o Sisb.

Uma vez aderido ao Sisb, o trabalho de inspeção no município continuará sendo realizado pelo Simm. A diferença, no entanto, vai ser a avaliação dos técnicos do Sisb, que farão avaliação dessa inspeção. Se tudo estiver dentro da normalidade, o produto receberá a certificação do Sisb, juntamente com a certificação do Simm.

O prefeito Celso Vargas, recepcionou a técnica da Agricultura, e disse que esse envolvimento do município em questões de desenvolvimento contínuo é a realização de mais uma de suas metas.Ainda lembrou que sistemas de inspeção sérios e respeitados como o Sisb, são porta de entrada para outras empresas do ramo que podem aumentar no futuro a geração de emprego e renda para o cidadão maracajuense.  

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação