Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Mapa instalará Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do feijão

25 Out 2006 - 13h03

Um dos principais alimentos da dieta do brasileiro, o feijão ganhará um fórum permanente de discussão no Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). É a Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão, que será instalada na próxima terça-feira (31), durante reunião na sala do CNPA (Conselho Nacional da Política Agrícola). Uma das metas do novo órgão consultivo do Mapa é abrir o mercado internacional para o produto, tornando-o uma commodity.

Essa será a 30ª câmara criada desde 2003, quando o Mapa passou a instalar esses fóruns consultivos formados por representantes dos setores público e privado. Vinculadas ao Consagro (Conselho Agronegócio), as câmaras servem para debater os problemas de diferentes cadeias produtivas ou temas relacionados ao agronegócio e apresentar propostas de políticas públicas setoriais para que sejam implementadas pelo governo.

A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Feijão pretende propor alguns desafios ao setor. Entre eles, adequar ao cultivo do produto às boas práticas de produção, adotar o sistema de rastreabilidade, com a conseqüente identificação de origem, e criar um selo de conformidade, a fim de organizar institucionalmente esse segmento.

De acordo com a CGAC (Coordenação Geral de Apoio às Câmaras Setoriais e Temáticas do Agronegócio), o Mapa espera remover os gargalos institucionais que dificultam o desenvolvimento do setor de feijão, para torná-lo mais competitivo. Assim, será possível continuar suprindo o consumo interno e ainda ter excedentes exportáveis para atender o mercado mundial.

Hoje, o produto tem a quarta maior área plantada do Brasil, com 4,2 milhões de hectares, superando importantes commodities, como trigo, café e algodão. Na safra 2005/06, o País colheu 3,47 milhões de toneladas do grão.

 

Mídia Max

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS