Menu
quinta, 18 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Madeireiros formam Arranjo Produtivo em Nova Andradina

28 Abr 2011 - 10h22Por Assessoria

A sede do Senai foi o palco da reunião organizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Integrado de Nova Andradina, com madeireiros e interessados na comercialização de produtos oriundos da madeira.

 

O evento aconteceu neste dia 27, com a presença do Prefeito José Gilberto Garcia, do Presidente da Câmara, Adriano Palopoli; Vereador Márcio Costa; Sandra Mara Denega Coordenadora Regional do Senai; Flavia Rosa – Gerente Regional Sul do Sebrae de Dourados; Rodrigo Maia, Gerente da Unidade de Indústria e Projetos Estruturantes do Sebrae MS –Campo Grande; Lilian Regina Maier, Coordenadora de Gestão de Produção do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Unidade de Nova Andradina e Airon Aislan de Souza, Presidente da Acina, que formaram a plataforma de honra da abertura do evento.

 

Presentes madeireiros e comerciantes, além de empresários de diversos setores que foram prestigiar a formação do Arranjo Produtivo Local (APL) Madeira.

 

O objetivo, de acordo com Fábio Selhorst, titular da Semdi, é mobilizar pessoas, empresas e instituições do município, que atuam nas áreas-foco do projeto, visando a implantação de um Arranjo Produtivo Local, que venha a alavancar o desenvolvimento de atividades ligadas à madeira.

 

Também visa sensibilizar o Governo do Estado, quanto à necessidade da implantação do APL como forma de incentivo oficial aos setores envolvidos e atrair nos demais municípios da região, mais parceiros para compor o APL.

 

As áreas foco foram definidas como plantio de florestas, fabricação de móveis, produção de carvão e lenha certificados, áreas correlatas (aproveitamento de resíduos, produção de energia e outras a identificar. Os empreendedores e parceiros serão os do setor produtivo, produtores rurais, fornecedores de mudas, empresas e prestadores de serviços na área de implantação de florestas, serrarias, empresas de tratamento de madeira, marcenarias, produtores de carvão e lenha certificados, administração pública, Agraer, Sebrae, Senai, Banco do Brasil, Sindicato Rural, Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia.

 

Entre as ações, conforme explicou Fábio, estão a programação de reuniões para diagnóstico a ser elaborado pelo Sebrae, e posteriormente, seqüenciar ações que visam alcançar os objetivos.

 

Na abertura, a representante do Sebrae Flávia Rosa, especificou o que virá dentro do calendário de atividades do APL e convidou a todos para continuarem unidos em favor do sucesso do empreendimento.

 

O Presidente da Câmara, Vereador Adriano Palopoli promoveu um retorno à história de Nova Andradina, em seu começo, quando as madeireiras eram o pilar de sustentação da economia local. Lembrou a tradição de sua própria família, que ainda atua dentro do ramo e a importância da união dos esforços para a composição do APL, que virá trazer benefícios para todos. Salientou que o projeto teve também intensa participação da Câmara, especialmente da Presidência e do Vereador Márcio Costa.

 

O Prefeito Gilberto Garcia saudou a todos, dando boas vindas e desejando sucesso. Aproveitou para destacar a importância da parceria com o empresariado, que “vem nos ajudando a promover o desenvolvimento do Município”, disse. Falou sobre a importância de projetos futuros, especialmente no ramo de produção de mudas, afirmando que determinou à Secretaria de Desenvolvimento Integrado, que promova ações diretas, com o objetivo de captar investimentos, trazendo empresas para o município, interessadas na parceria rumo ao progresso de Nova Andradina.

 

Gilberto ainda destacou a participação de empresas que estão chegando, e as que já estão em Nova Andradina, produzindo e proporcionando empregos e renda. “Juntos é que podemos mais e por isso, conclamo a todos para que efetivemos este APL da Madeira, que é mais um instrumento de união de forças, que virá produzir seus efeitos altamente positivos, beneficiando a cidade e os empresários”, concluiu agradecendo a presença de toso.

 

Em seguida foi exibido um vídeo sobre o evento, e foram direcionadas perguntas para os diversos setores que comporão o APL. O Secretário Fábio conduziu os trabalhos, sendo que o Prefeito Gilberto Garcia pediu para se ausentar, em razão de compromissos no Gabinete.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Simone trabalhava como psicóloga em Três LagoasPOLÍCIA CONCLUIU
Psicóloga morreu ao ser jogada do carro pelo próprio filho em rodovia de MS
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS