Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 14 de agosto de 2022
BANNER IMPRESSORAS
Busca
Brasil

Lula na UFGD: Após 30 anos, Dourados volta a receber presidente

19 Ago 2010 - 11h58Por Fátima News

A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a entrega e lançamento de obras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em 24 de agosto, marca um momento histórico de Dourados, com toda a repercussão nacional que representa a visita de um presidente da república em uma cidade.

Desde a emancipação política da cidade, em 20 de dezembro de 1935, apenas quatro presidentes estiveram em Dourados: Juscelino Kubitschek (1957), João Goulart (1963), Ernesto Geisel (1976) e João B. Figueiredo (1980).

Lula é o primeiro presidente eleito pós—Ditadura Militar a estar na cidade. Também esteve aqui enquanto líder sindical para a fundação do PT (Partido dos trabalhadores) local e outra vez enquanto candidato à presidência.

Agora o motivo da agenda é a UFGD, instituição criada pela Lei Nº 11.153, de 29 de Julho de 2005, e que desde então recebeu aproximadamente R$ 80 milhões de investimentos federais em obras, grande parte por causa do REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

DOURADOS E OS PRESIDENTES

Getúlio Vargas sobrevoou a região em 1941, antes da criação da CAND (Colônia Agrícola Nacional de Dourados. No entanto, o primeiro a pisar na cidade foi Juscelino Kubitschek, em 1957, para inauguração da rodovia, na época cascalhada, que ligava Dourados a São Paulo, a BR- 163. A recepção foi realizada no Clube Social e uma das fotos estão no livro “Memória Fotográfica de Dourados”, organizado por Regina Heloiza Targa Moreira. Na foto Juscelino aparece com Ponce de Arruda e Filinto Muller.

Em 1963, quem veio foi o presidente João Goulart para entregar os títulos das terras aos colonos da CAND. O livro de Regina Heloiza registra a comitiva de autoridades, na Avenida Marcelino Pires, que acompanhou o presidente desde o aeroporto até o palanque erguido na Praça Antônio João.  O prefeito nesse período era Napoleão Francisco de Souza e a agenda ainda contou com reunião na casa do prefeito.

Já o presidente Ernesto Geisel esteve em Dourados em 1976 para o lançamento do Prodegran (Programa Especial para o Desenvolvimento da Região da Grande Dourados) que tinha como objetivo estimular e apoiar a produção agrícola, com várias ações, como o melhoramento de estradas, para escoamento da safra, por exemplo. Fez discurso no palanque em frente à Prefeitura, na Rua Joaquim Teixeira Alves, e de um almoço no Clube Indaiá com o prefeito Totó Câmara.

O último foi João B. Figueiredo, ainda no período de Ditadura Militar. Ele veio em 1980 visitar a Fazenda Itamarati (Ponta Porã) e participou em Dourados, da mesma forma que Geisel, de um evento público em frente à Prefeitura e de um almoço no Indaiá, dessa vez com o prefeito José Elias Moreira.

Confira a galeria de fotos dos presidentes no site:

http://www.ufgd.edu.br/galeria/presidentes-que-visitaram-dourados

Leia Também

ACIDENTE FATAL
Motociclista de 27 anos bate na traseira de trator e morre em vicinal
TRAGEDIA NA RODOVIA
Sete pessoas morrem e três ficam feridas em acidente entre caminhão e van
AUXILIO POPULAÇÃO
Governo libera empréstimo consignado para beneficiários do Auxílio Brasil
TRAGÉDIA
Carro explode durante abastecimento e amputa pernas de frentista
NOITE DE TERROR
Moradores relatam medo vivido em confronto com oito mortos
ACIDENTE DE TRABALHO FATAL
Trabalhador morre soterrado ao fazer limpeza em silo de grãos
AGRESSÃO NA ESCOLA
Mulher invade escola e espanca aluna a pauladas
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil ultrapassa o número de 680 mil mortos pela doença
AUXÍLIO BRASIL AUXILIO POPULAÇÃO
Auxílio Brasil de R$ 600 e vale-gás saem hoje para mais um grupo
BRASIL + POBRE
Estudo mostra alta da pobreza em regiões metropolitanas