Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Lula na UFGD: Após 30 anos, Dourados volta a receber presidente

19 Ago 2010 - 11h58Por Fátima News

A presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a entrega e lançamento de obras da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), em 24 de agosto, marca um momento histórico de Dourados, com toda a repercussão nacional que representa a visita de um presidente da república em uma cidade.

Desde a emancipação política da cidade, em 20 de dezembro de 1935, apenas quatro presidentes estiveram em Dourados: Juscelino Kubitschek (1957), João Goulart (1963), Ernesto Geisel (1976) e João B. Figueiredo (1980).

Lula é o primeiro presidente eleito pós—Ditadura Militar a estar na cidade. Também esteve aqui enquanto líder sindical para a fundação do PT (Partido dos trabalhadores) local e outra vez enquanto candidato à presidência.

Agora o motivo da agenda é a UFGD, instituição criada pela Lei Nº 11.153, de 29 de Julho de 2005, e que desde então recebeu aproximadamente R$ 80 milhões de investimentos federais em obras, grande parte por causa do REUNI (Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais).

DOURADOS E OS PRESIDENTES

Getúlio Vargas sobrevoou a região em 1941, antes da criação da CAND (Colônia Agrícola Nacional de Dourados. No entanto, o primeiro a pisar na cidade foi Juscelino Kubitschek, em 1957, para inauguração da rodovia, na época cascalhada, que ligava Dourados a São Paulo, a BR- 163. A recepção foi realizada no Clube Social e uma das fotos estão no livro “Memória Fotográfica de Dourados”, organizado por Regina Heloiza Targa Moreira. Na foto Juscelino aparece com Ponce de Arruda e Filinto Muller.

Em 1963, quem veio foi o presidente João Goulart para entregar os títulos das terras aos colonos da CAND. O livro de Regina Heloiza registra a comitiva de autoridades, na Avenida Marcelino Pires, que acompanhou o presidente desde o aeroporto até o palanque erguido na Praça Antônio João.  O prefeito nesse período era Napoleão Francisco de Souza e a agenda ainda contou com reunião na casa do prefeito.

Já o presidente Ernesto Geisel esteve em Dourados em 1976 para o lançamento do Prodegran (Programa Especial para o Desenvolvimento da Região da Grande Dourados) que tinha como objetivo estimular e apoiar a produção agrícola, com várias ações, como o melhoramento de estradas, para escoamento da safra, por exemplo. Fez discurso no palanque em frente à Prefeitura, na Rua Joaquim Teixeira Alves, e de um almoço no Clube Indaiá com o prefeito Totó Câmara.

O último foi João B. Figueiredo, ainda no período de Ditadura Militar. Ele veio em 1980 visitar a Fazenda Itamarati (Ponta Porã) e participou em Dourados, da mesma forma que Geisel, de um evento público em frente à Prefeitura e de um almoço no Indaiá, dessa vez com o prefeito José Elias Moreira.

Confira a galeria de fotos dos presidentes no site:

http://www.ufgd.edu.br/galeria/presidentes-que-visitaram-dourados

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação