Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 23 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Infraero confirma atraso em 29,2% dos vôos de todo País

19 Mar 2007 - 13h00
Dos 839 vôos previstos até o meio-dia desta segunda-feira, 245 sofreram atrasos superiores a 1 hora, de acordo com boletim oficial da Infraero - número que representa 29,2%. Em Brasília, no Aeroporto Juscelino Kubitschek, todos os vôos previstos para a manhã de hoje estão atrasados. Os painéis da Infraero em Brasília permanecem desligados, depois de uma pane que atingiu ontem o 1º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (Cindacta 1), responsável pela segurança de vôo nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste. O presidente da Infraero, brigadeiro José Carlos Pereira, acredita que a situação só deve se normalizar às 15h.
No Aeroporto de Congonhas, ao meio-dia, havia pelo menos 49 atrasos, sendo 18 partidas e 31 chegadas. Desde as 4h30 desta segunda-feira, já havia movimento intenso nos balcões de check-in das companhias aéreas. Dezenas de pessoas aguardavam nas filas a abertura do aeroporto para pousos e decolagens.
Desde as 5h30, horário de abertura de Congonhas, 62 dos 135 vôos programados registraram atrasos. O número representa 45,9%, segundo a Infraero.
O funcionamento do aeroporto se estendeu até a 1h30 desta madrugada devido ao caos ocorrido ontem por causa de problemas como a falha no Cindacta 1, em Brasília, e também pela chuva, que interrompeu durante 2 horas os pousos e decolagens em Congonhas. Por volta das 7h, de acordo com a rádio CBN, a escada rolante do aeroporto parou de funcionar.
O Aeroporto Internacional de Guarulhos apresentava, por volta do meio-dia, 14 vôos com atraso, sendo sete decolagens e sete pousos. Um vôo foi cancelado.
No Rio de Janeiro, o Aeroporto Internacional Tom Jobim apresentava 15 vôos com atraso, sendo cinco pousos e 10 decolagens. O Aeroporto Santos Dumont registrou dez vôos com atraso às 11h. Dois vôos foram cancelados.
Em Belo Horizonte, o Aeroporto Internacional Tancredo Neves apresentava dois pousos com atraso. Em Porto Alegre, o Aeroporto Internacional Salgado Filho registra quatro chegadas e três partidas com atraso. Um vôo foi cancelado.
De acordo com a Globonews, os aeroportos de Foz do Iguaçu (PR), Uberlândia (MG), Maceió (AL) e Curitiba (PR) ficaram fechados nesta manhã, mas já reabriram.
Problemas
O caos nos aeroportos iniciou no domingo, com um problema de software no Cindacta 1. O problema durou 7 minutos na manhã de domingo, mas provocou atrasos em série, que chegaram a até 3 horas, em vários aeroportos.
Outro problema registrado no domingo foi a chuva, que fechou o Aeroporto de Congonhas por mais de 2 horas. Às 7h de domingo, foi feita a medição da quantidade de água na pista e houve a constatação de que não havia condições para o pouso e decolagem das aeronaves. Depois de 12 minutos, foi solicitada a paralisação das operações.

Decisão da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) determinou que a pista principal seja interditada sempre que houver mais de 3 mm de água para evitar o risco de derrapagem de aeronaves. A pista auxiliar de Congonhas também está fechada, esta para obras.
Segundo a Infraero, o total de vôos atrasados no domingo chegou a 23,5%, ou seja 394 dos 1.670 pousos e decolagem previstos. No sábado, os atrasos superiores a 1 hora atingiram 16,8% dos vôos.
 
 
Terra Redação
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

CAIXA - FOTO:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONTESTAR DESCONTOS INDEVIDOS
Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Maristela Cantadori, Comunicação Fundect *com informações do IFMS
Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados JOGOS ONLINE
Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Tempo
Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
INSS - IMAGEM:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONCURSO INSS 2025
Concurso do INSS oferece mil vagas e salário inicial que pode chegar até R$ 9 mil

Mais Lidas

VICENTINA - FOTOS: GUSTAVO SANTANA / ASSESSORIAVICENTINA - 38 ANOS
VAI ter festa SIM, prefeitura prepara terreno para fazer sua festa dos 38 anos de VICENTINA
Maio termina com queda brusca na temperatura e chuva em MS - Foto: Paulo Ribas / ArquivoFRIO CHEGANDO
FRIO mais intenso do ano se aproxima com chuva e geada, saiba quando na previsão do tempo
Policial
Identificados os dois mortos em grave acidente na BR-262
FOTO: REDES SOCIAISDESPEDIDA
'Tinha tanta vontade de viver', amigos se despedem de casal que morreu em acidente
DENGUE - Foto: Álvaro RezendeALERTA EM TODO MS
Fátima do Sul e Vicentina tem óbitos confirmados por Chikungunya, veja o boletim das cidades de MS