Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 9 de julho de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

IBGE estima queda nas áreas da soja, milho e arroz em MS

9 Nov 2006 - 13h50

A produção das culturas da soja, milho e arroz deve perder cerca de 190 mil hectares, ou o equivalente a uma redução de 9,27% na área em Mato Grosso do Sul na próxima safra, de acordo com estimativas do primeiro prognóstico das áreas plantadas ou a plantar e da produção agrícola para a safra de 2007, divulgado ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), informa o jornal Correio do Estado. 

De acordo com o levantamento, conforme o jornal, o plantio, que foi de 2.054.508 hectares com as três principais culturas na safra passada, deverá cair para 1.863.948 ha.

A retração, segundo o presidente da Aprossul (Associação dos Produtores de Sementes Mudas de MS), Carmélio Romano Roos, entrevistado pelo jornal, é fruto do endividamento de muitos produtores rurais e da consequente falta de crédito para o plantio. "Muitos agricultores estão sem recursos e vão deixar de plantar. Teremos grandes áreas com terras ociosas no Estado", afirmou Carmélio.

De acordo com o Correio do Estado, o IBGE estima que somente a área plantada com soja seja reduzida em 179.139 hectares (9,39%) na próxima safra, caindo dos 1.907.688 hectares colhidos em 2006 para 1.728.549 hectares em 2007. Para o presidente da Aprossul, a redução na área da oleaginosa é forte indicativo da situação enfrentada pelos produtores.

"Os agricultores não possuem dinheiro para comprar as sementes e o adubo, e não possuem crédito ou garantias solicitadas pelos bancos e revendedoras para adquirir os insumos. Na prática, muitos não têm como plantar", frisou Carmélio.

Ele falou ao jornal que os produtores estão tentando arrendar as áreas que não serão ocupadas com a soja, mas o mercado de arrendamento de terras amarga o mesmo ritmo da sojicultura, com fraco interesse por novas áreas.

"Vemos os produtores que não vão plantar prestando serviços em lavouras de outros agricultores ou emprestando maquinários na tentativa de conseguir alternativas para viabilizar a própria produção", relatou.


Milho - A área de cultivo de milho e arroz também será reduzida em Mato Grosso do Sul na safra 2006/2007, assinala o periódico. Na última safra os agricultores do Estado plantaram 103.873 hectares com milho primeira safra, sendo que a produção ficou em 548,8 mil toneladas do grão.

Na próxima safra, explica o jornal, a área com milho no Estado deve cair 8,8%, para 94.684 hectares, com produção estimada em 537,6 mil toneladas de milho (queda de 2%). A produção nacional do grão é estimada em 34,5 milhões de toneladas.


Arroz - A área plantada com arroz, ainda pequena no Estado, deve sofrer redução de 5,2% na próxima safra, passando para 40,7 mil hectares, enquanto na safra 2005/2006 foram cultivados 42,9 mil hectares em MS, conforme o diário. 

A produção estadual de arroz deve atingir 212,4 mil toneladas na safra 2006/2007, o que significa aumento de 13,1% em relação à última safra, quando foram colhidas 187,7 mil toneladas de arroz no Estado, assinala o jornal.

O Correio do Estado explica que a justificativa para a alta é a projeção de melhor rendimento da cultura. O IBGE estima que cada hectare cultivado com arroz em MS vá render 5,2 mil quilos do grão, contra 4,4 mil quilos na safra 2005/2006. Em todo o País, a produção de arroz no próximo ano deve somar 10,6 milhões de toneladas.

 

 

Mídia Max

Conecte-se conosco via WhatsApp!

Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.

Acessar Grupo VIP

Leia Também

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025
BONITO - MS - ROTAS - FOTO: FÁBIO CARVALHO / BONITO INFORMA VAI PARA BONITO - MS ???
Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo
Evento
1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos
CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025
PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Mais Lidas

FÁTIMA DO SUL DE LUTO
A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul
Carro ficou destruído em acidente que terminou com três mortes (Foto: divulgação / Corpo de Bombeiros).04 MORTES REGISTRADAS
Vítimas identificadas: Sobe para 04 número de mortos em acidente com caminhonete
IMAGEM: MONTAGEM TOP MÍDIA NEWSTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Fazenda custeia translado de funcionários mortos em acidente com caminhonete
Fátima do Sul
MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025
FOTO: Wendell Souza / AssessoriaVICENTINA - OBRAS
VICENTINA: Ponte aguardada há mais de 10 anos é concluída e beneficia moradores da região Três Irmãs