A Pesquisa Mensal do Comércio, feita pelo IBGE e divulgada na quinta-feira, aponta queda de 1,3% nas vendas do comércio de Mato Grosso do Sul no mês de agosto em relação ao mesmo mês do ano passado. A média nacional foi positiva, tendo aumento de 4,7%. Em MS, é o segundo mês consecutivo de retração nas vendas, já que em julho a queda foi de 1%. Mas, o acumulado do ano aponta crescimento 2,1%. No acumulado de 12 meses o resultado de MS ainda é mais positivo, ficando em 4,3%.
Em agosto, o volume de vendas do comércio varejista do país cresceu 0,7% em relação ao mês anterior (com ajuste sazonal), e a receita nominal 0,8%. Com esses resultados o setor completou quatro meses de taxas positivas. Nas demais comparações, obtidas das séries originais (sem ajuste), o varejo nacional obteve, em termos de volume de vendas, acréscimos de 4,7% sobre agosto do ano anterior e de 4,7% e 5,4% nos acumulados dos oito primeiros meses do ano e dos últimos 12 meses, respectivamente. Para os mesmos indicadores, a receita nominal de vendas apresentou taxas de variação de 8,0%, 9,6% e de 10,7%, respectivamente (Tabelas 1 e 2).
Para o volume de vendas com ajuste sazonal, houve altas em cinco das dez atividades, pela ordem decrescente de magnitude das taxas: Veículos e motos, partes e peças (2,5%); Hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,4%); Material de construção (1,1%); Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (0,8%) e Móveis e eletrodomésticos (0,6%)As variações negativas foram em: Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,7%); Combustíveis e lubrificantes (-0,7%); Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,8%); Tecidos, vestuário e calçados (-2,0%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,9%) (Tabela 1).
Vinte e três Unidades da Federação tiveram resultados positivos na comparação agosto09/agosto08, sendo as taxas mais significativas observadas em: Piauí (23,9%); Sergipe (17,5%); Ceará (8,0%); Alagoas (7,4%); e São Paulo (6,0%) (Gráfico 3). Quanto à participação na composição da taxa do Comércio Varejista, destacaram-se, pela ordem, São Paulo (6,0%); Rio de Janeiro (5,4%); Paraná (5,3%); Minas Gerais (2,9%) e Bahia (5,9%).
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede do Pioneiro e membro da CCB, Cidalino Américo, família informa o velório

Tragédia em Glória de Dourados: Jovem confessa ter matado a própria mãe com cinco facadas

Jovem é preso suspeito de matar a própria mãe em Glória de Dourados

Glória de Dourados chora a morte de Michelly Rios, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
