Menu
terça, 16 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Iagro inicia testes do Programa de Erradicação de Brucelose

18 Out 2006 - 12h18
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) começa a realizar no fim de outubro o primeiro saneamento de rebanho para certificação de propriedade monitorada para tuberculose e brucelose. A tuberculonização – coleta de sangue para sorologia de tuberculose e brucelose – faz parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose o PNCEBT.

O programa tem como objetivo baixar os índices de prevalência de brucelose e tuberculose no Estado para níveis que possam ser erradicados. A primeira fazenda a realizar os testes é a Jóia da Índia, localizada no município de Campo Grande.

A tuberculonização será realizada em fêmeas maiores de 24 meses e machos reprodutores, após o resultado dos testes que deve ficar pronto no começo de novembro a fazenda deverá ser incluída no programa de monitoramento do Estado. A propriedade produz e comercializa principalmente animais registrados, possuindo um rebanho de cerca de 500 cabeças de gado.

Brucelose – O diagnóstico da brucelose bovina se faz através da pesquisa de anticorpos presentes no soro sangüíneo. Os sintomas mais freqüentes nos animais são abortos, baixo índice de fertilidade, podendo causar infertilidade na fêmea e no macho, e não existe tratamento, recomendando-se o abate dos animais reagentes a doença. A brucelose pode causar uma menor produção de leite e bezerros e ser transmitida ao homem pela ingestão de leite ou derivados oriundos de vaca contaminada, manipulação de carne contaminada, contato direto com animal doente ou feto abortado, portanto a única prevenção é a vacinação das bezerras entre 3 e 8 meses de idade com a vacina b19, fêmeas adultas e machos não podem ser vacinados, pois podem desenvolver os sintomas da doença.

Tuberculose – A tuberculose bovina é uma doença primordialmente respiratória e basicamente de transmissão aerógena entre as espécies. O bovino, uma vez infectado, já é capaz de transmitir a doença a outros, mesmo antes do desenvolvimento de lesões teciduais. A ingestão de leite contaminado é a principal via de transmissão para animais jovens e para o homem.
O controle da doença é feito através de medidas gerais de higiene, como limpeza e desinfecção das instalações, cuidado na introdução de animais novos no rebanho.
 
 
 
APn

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Ajude
Alice Ramos: Transforme solidariedade em esperança - Sua doação faz a diferença!
REECONTRO
Irmãos separados por adoção se reencontram por acaso após 10 anos

Mais Lidas

CORPO DE BOMBEIROSFÁTIMA DO SUL - CORPO ENCONTRADO
ENCONTRADO: Homem morre afogado no Rio Dourados ao sair para pescar com a esposa em Fátima do Sul
DEODÁPOLIS DE LUTO
Deodápolis de luto, morre Salazar José da Silva
Fotos: Mairinco de PaudaAÇÕES DO GOVERNO DE MS
Elogiado pelos suinocultores, programa Leitão Vida já garantiu mais de R$ 50 milhões em incentivos
Imagem: WhatsApp Nova NewsTRAGÉDIA
Engenheiro agrônomo morre ao ser atingido por peça que se soltou de caminhão
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis