Menu
SADER_FULL
domingo, 24 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Iagro inicia testes do Programa de Erradicação de Brucelose

18 Out 2006 - 12h18
A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro) começa a realizar no fim de outubro o primeiro saneamento de rebanho para certificação de propriedade monitorada para tuberculose e brucelose. A tuberculonização – coleta de sangue para sorologia de tuberculose e brucelose – faz parte do Programa Nacional de Controle e Erradicação de Brucelose e Tuberculose o PNCEBT.

O programa tem como objetivo baixar os índices de prevalência de brucelose e tuberculose no Estado para níveis que possam ser erradicados. A primeira fazenda a realizar os testes é a Jóia da Índia, localizada no município de Campo Grande.

A tuberculonização será realizada em fêmeas maiores de 24 meses e machos reprodutores, após o resultado dos testes que deve ficar pronto no começo de novembro a fazenda deverá ser incluída no programa de monitoramento do Estado. A propriedade produz e comercializa principalmente animais registrados, possuindo um rebanho de cerca de 500 cabeças de gado.

Brucelose – O diagnóstico da brucelose bovina se faz através da pesquisa de anticorpos presentes no soro sangüíneo. Os sintomas mais freqüentes nos animais são abortos, baixo índice de fertilidade, podendo causar infertilidade na fêmea e no macho, e não existe tratamento, recomendando-se o abate dos animais reagentes a doença. A brucelose pode causar uma menor produção de leite e bezerros e ser transmitida ao homem pela ingestão de leite ou derivados oriundos de vaca contaminada, manipulação de carne contaminada, contato direto com animal doente ou feto abortado, portanto a única prevenção é a vacinação das bezerras entre 3 e 8 meses de idade com a vacina b19, fêmeas adultas e machos não podem ser vacinados, pois podem desenvolver os sintomas da doença.

Tuberculose – A tuberculose bovina é uma doença primordialmente respiratória e basicamente de transmissão aerógena entre as espécies. O bovino, uma vez infectado, já é capaz de transmitir a doença a outros, mesmo antes do desenvolvimento de lesões teciduais. A ingestão de leite contaminado é a principal via de transmissão para animais jovens e para o homem.
O controle da doença é feito através de medidas gerais de higiene, como limpeza e desinfecção das instalações, cuidado na introdução de animais novos no rebanho.
 
 
 
APn

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro