Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
quinta, 2 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Funsat doa sete mil tijolos ecológicos para produtores rurais

18 Mar 2010 - 17h28Por Conjuntura Online

Por meio do projeto “Aprendendo a Construir” realizado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho ) com recursos do Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ), as associações de pequenos produtores rurais e hortas comunitárias de Campo Grande receberam a doação de 7.000 tijolos ecológicos para a construção da casa própria. O material foi confeccionado pelos alunos do projeto no segundo semestre de 2009.

A assinatura da doação foi realizada na sede da Funsat com integrantes da equipe técnica do projeto: Moacir Boza e Sueli Batista, com os representantes das Associações Rurais do bairro Parati e Coophavila II. Orlando Mancini da Associação Vale da Esperança explicou que os 3.500 tijolos serão utilizados na construção do escritório da entidade que conta com 200 associados. Segundo Helena Silva, da Associação dos Trabalhadores Rurais da Coophavila II, a outra metade foi doada para a construção da sede da Associação que produz alimentos na horta comunitária com mais 26 famílias produtoras.

 O projeto teve por objetivo a qualificação profissional da construção civil convencional e ecológica na formação de pedreiros, carpinteiros, armadores, eletricista, e fabricantes de tijolos ecológicos. O curso visou o conhecimento técnico, teórico e prático enfatizando a conscientização ecológica e a inserção no mercado de trabalho.

Foram qualificados 25 trabalhadores rurais com renda per capta de até meio salário mínimo e acima de 18 anos com escolaridade do ensino fundamental incompleto, com carga horária de 200 h/a. Além das aulas teóricas e práticas, os alunos receberam informações sobre primeiros socorros, segurança do trabalho, ética e cidadania, educação ambiental, direitos humanos e empreendedorismo, equidade de gênero e de raça, a pessoa com deficiência (física, sensorial e mental) no mercado de trabalho.

Empresas setor da Construção Civil e Conselhos Regionais e Municipais, Sindicatos representantes de trabalhadores e Empregadores, Associações de Moradores, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul também contribuíram para a execução das atividades.

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça