Menu
SADER_FULL
sábado, 12 de junho de 2021
Busca
Brasil

Funsat doa sete mil tijolos ecológicos para produtores rurais

18 Mar 2010 - 17h28Por Conjuntura Online

Por meio do projeto “Aprendendo a Construir” realizado pela Funsat (Fundação Social do Trabalho ) com recursos do Sebrae/MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas ), as associações de pequenos produtores rurais e hortas comunitárias de Campo Grande receberam a doação de 7.000 tijolos ecológicos para a construção da casa própria. O material foi confeccionado pelos alunos do projeto no segundo semestre de 2009.

A assinatura da doação foi realizada na sede da Funsat com integrantes da equipe técnica do projeto: Moacir Boza e Sueli Batista, com os representantes das Associações Rurais do bairro Parati e Coophavila II. Orlando Mancini da Associação Vale da Esperança explicou que os 3.500 tijolos serão utilizados na construção do escritório da entidade que conta com 200 associados. Segundo Helena Silva, da Associação dos Trabalhadores Rurais da Coophavila II, a outra metade foi doada para a construção da sede da Associação que produz alimentos na horta comunitária com mais 26 famílias produtoras.

 O projeto teve por objetivo a qualificação profissional da construção civil convencional e ecológica na formação de pedreiros, carpinteiros, armadores, eletricista, e fabricantes de tijolos ecológicos. O curso visou o conhecimento técnico, teórico e prático enfatizando a conscientização ecológica e a inserção no mercado de trabalho.

Foram qualificados 25 trabalhadores rurais com renda per capta de até meio salário mínimo e acima de 18 anos com escolaridade do ensino fundamental incompleto, com carga horária de 200 h/a. Além das aulas teóricas e práticas, os alunos receberam informações sobre primeiros socorros, segurança do trabalho, ética e cidadania, educação ambiental, direitos humanos e empreendedorismo, equidade de gênero e de raça, a pessoa com deficiência (física, sensorial e mental) no mercado de trabalho.

Empresas setor da Construção Civil e Conselhos Regionais e Municipais, Sindicatos representantes de trabalhadores e Empregadores, Associações de Moradores, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul também contribuíram para a execução das atividades.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta