Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Frase de Lula estremece relação entre PT e PMDB de Temer

12 Dez 2009 - 09h21Por Último Segundo

Por Natuza Nery e Fernando Exman BRASÍLIA (Reuters) - Quando tudo parecia tranquilo, um repentino sabor amargo surgiu no noivado entre PMDB e PT e acendeu um sinal amarelo na desejada aliança para eleger a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) à Presidência.

De forma extemporânea, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu na quinta-feira uma lista tríplice do PMDB para escolha do vice, e acabou ferindo o presidente licenciado da legenda, deputado Michel Temer (SP), hoje no comando da Câmara Federal e principal cotado na dobradinha.

A declaração golpeou frontalmente o líder da sigla, fundamental para carimbar o consórcio governista no ano que vem, e maculou o recente período de tranquilidade entre as duas legendas.

Só o tempo e os movimentos do Palácio do Planalto dirão se essa mácula correrá indelével até a convenção nacional do PMDB, em junho, com potencial de melar o jogo da unidade.

Segundo integrantes da sigla, Temer foi publicamente preterido apenas dias depois de ser citado, sem provas, em denúncias de receber dinheiro indevido da construtora Camargo Corrêa e de ser beneficiário do propinoduto supostamente comandado pelo governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (ex-DEM).

Temer atribui a setores próximos ao presidente notinhas apócrifas nos jornais dando conta de seu enfraquecimento.

"A leitura é de que eles (governo) estão afastando o Temer, sinalizando o afastamento dele como o nome natural do partido para assumir a vaga de vice", disse uma fonte do PMDB.

"Lista tríplice? O que é isso, eleição para reitor de universidade?", questionou a mesma fonte.

Temer é o principal articulador da aliança e vem afirmando nunca ter colocado seu nome na posição de vice para viabilizar o casamento com o PT, mas sim de que o posto preferencial é do PMDB.

O Planalto ficou preocupado com a repercussão negativa e iniciou uma operação para reverter a situação. O ministro Franklin Martins, um dos mais fortes da Esplanada, telefonou a Temer para acalmá-lo e prometeu uma ligação do próprio Lula nas próximas horas.

BERZOINI DESAUTORIZA

Num sinal de que o problema atingiu em cheio as negociações para a formação da chapa, o presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), saiu a campo para tentar reduzir o constrangimento gerado no PMDB pela presidente: afirmou que Lula não falou pelo PT.

"Não houve nenhum tipo de encaminhamento nesse sentido (de lista tríplice) e quem está conduzindo as conversas com o PMDB é o PT. Eu já liguei para o Michel Temer e para o Henrique Eduardo Alves (líder do PMDB na Câmara) e já disse que isso não corresponde à posição do PT", destacou Berzoini.

"Chapa se compõe sempre pelo entendimento de dois lados. Nós estamos indicando a Dilma. Se eles tiverem alguma opinião em relação à Dilma, eles têm que dizer e vice-versa. Até agora, todas as conversas são o seguinte: quem indica o vice é o PMDB", acrescentou.

Berzoini disse acreditar que a operação realizada nesta sexta tenha contornado a situação. Para os peemedebistas, entretanto, o assunto não foi encerrado.

Nenhum integrante da cúpula comandada por Temer diz que o atual capítulo da crise se encerra com "um telefonema".

"É preciso mais que isso, pois não resolve a questão. É preciso ver ao longo do tempo se muda o comportamento", disse um dos peemedebistas consultados.

Um auxiliar de Lula disse, na condição de anonimato: "Nós vamos resolver isso".

A tarefa, no entanto, será árdua. Durante seu comentário, dado a duas rádios do Maranhão, o presidente da República afirmou que o vice precisa ter afinidade com a futura candidata, e é justamente esse o condimento que falta à relação do peemedebista com Dilma Rousseff.

O comentário de Lula desidrata Temer internamente, sobretudo num cenário de partido dividido entre um eventual apoio ao pré-candidato tucano, José Serra, e a hipótese remota de candidatura própria. O episódio dá robustez justamente à dissidência do PMDB.

Reforça também especulações sobre outros nomes que poderiam ocupar a vaga de vice na chapa de Dilma, o que a cúpula peemedebista encabeçada por Temer quer evitar. O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, recém-filiado, e os ministros Edison Lobão (Minas e Energia) e Hélio Costa (Comunicações) são frequentemente citados como possíveis alternativas ao nome do presidente da Câmara.

A relação de Michel Temer com Lula foi ruim nos quatro primeiros anos do governo. Ele representava a ala oposicionista do partido, enquanto Lula se ancorava no apoio de outros setores, comandados pelos senadores José Sarney (AP) e Renan Calheiros (AL) e o deputado Jader Barbalho (PA).

A paz acabou celebrada no segundo mandato. De fato, a convivência com o PMDB se tornou mais fluida no Congresso desde então, a ponto de Michel Temer patrocinar o acordo com o PT em setembro deste ano.

Apesar dessa aproximação, o convívio foi sempre distante e formal.

JUNHO, O MÊS DA DEFINIÇÃO

O rito e a prudência política rezam que a composição da chapa só pode vir após a convenção nacional peemedebista, onde a correlação interna de forças pode se configurar diferente da atual. Por meio de comunicado divulgado nesta sexta, o líder do PMDB na Câmara lembrou essa questão.

Henrique Eduardo Alves afirmou que a declaração do presidente "não bate à porta do PMDB" e fica nos "imprevisíveis caminhos que levarão à eleição presidencial".

"É o debate, é a decisão democrática e soberana da convenção nacional que escolherá, se for aprovada a aliança, o seu único candidato à vice-presidência da República. Essa prerrogativa, esse direito, por favor, ninguém tente restringir. Em respeito ao PMDB", sublinhou o peemedebista, cobrando reciprocidade do PT.

Um outro auxiliar do presidente Lula demonstrou concordância: "Fará a vice quem trouxer a maior parte do partido e quem tiver a aclamada afinidade com a candidata".

"A vice não pode ser definida sete meses antes da convenção. E se muda a correlação de forças?", indagou a fonte.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação