Menu
sábado, 20 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Ferrosul vai mudar a economia de MS, diz senador Moka

16 Fev 2011 - 06h20

O senador Waldemir Moka (PMDB) disse nesta terça-feira (15), em pronunciamento na tribuna do Senado, que a construção da Ferrosul vai consolidar o processo de industrialização, iniciado na primeira administração do governador André Puccinelli (PMDB).

 

O projeto da ferrovia prevê ligação de regiões de Mato Grosso do Sul, como Bolsão, Grande Dourados,e Conesul, além de Maracaju, aos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Não tenho a menor dúvida de que a integração ferroviária entre esses Estados será um dos maiores empreendimentos do Brasil”, declarou.

 

 

Moka afirmou que, ao receber várias empresas de grande porte, principalmente em Três Lagoas e região, Mato Grosso do Sul começa a diversificar a matriz socioeconômica. O senador disse que, num futuro próximo, a produção de álcool, açúcar, celulose, grãos e carnes vai exigir logística bem estruturada no setor de transporte.

 

Segundo o senador, a expectativa é que a produção de celulose dobre nos próximos anos, saindo de 1,2 milhão de tonelada para 2,3 milhões de toneladas por ano. A produção de álcool deverá triplicar, saltando de 2 bilhões de litros para 6 bilhões ao ano. “O objetivo é fazer com que Mato Grosso do Sul possa diversificar a matriz socioeconômica, reforçando a fonte de riqueza e lucro”, afirmou.

 

 

Em aparte, a senadora Marisa Serrano (PSDB) disse que o Brasil precisa resgatar o transporte por meio da ferrovia. Contestou proposta de construção do trem bala ligando São Paulo e Rio de Janeiro, em detrimento de obras como a Ferrosul. “Antes de falar no trem bala, tínhamos de olhar com mais cuidado para o escoamento da nossa produção, cuja logística está sucateada”, criticou.

 

 

A senadora Ana Amélia (PP-RS) também destacou o papel fundamental que a Ferrosul terá no desenvolvimento econômico dos Estados que integram o Codesul. “A integração ferroviária desses Estados é assunto crucial e urgente. Não podemos mais esticar esse projeto além do tempo que já consumiu até aqui”, observou.

 

 

Moka destacou que os Estados que fazem parte do Codesul (Conselho de Desenvolvimento dos Estados do Sul) respondem, juntos, por por 20% das exportações brasileiras, que em 2010 atingiram R$ 201 bilhões.

 

 

O senador alertou os parlamentares para a necessidade de trabalhar a fim de tirar o projeto de construção da ferrovia do papel. “Temos de agir no sentido de fazer com que a retórica dê lugar à ação”, declarou.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto