Menu
SADER_FULL
sexta, 5 de março de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Ferrosul vai mudar a economia de MS, diz senador Moka

16 Fev 2011 - 06h20

O senador Waldemir Moka (PMDB) disse nesta terça-feira (15), em pronunciamento na tribuna do Senado, que a construção da Ferrosul vai consolidar o processo de industrialização, iniciado na primeira administração do governador André Puccinelli (PMDB).

 

O projeto da ferrovia prevê ligação de regiões de Mato Grosso do Sul, como Bolsão, Grande Dourados,e Conesul, além de Maracaju, aos Estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. “Não tenho a menor dúvida de que a integração ferroviária entre esses Estados será um dos maiores empreendimentos do Brasil”, declarou.

 

 

Moka afirmou que, ao receber várias empresas de grande porte, principalmente em Três Lagoas e região, Mato Grosso do Sul começa a diversificar a matriz socioeconômica. O senador disse que, num futuro próximo, a produção de álcool, açúcar, celulose, grãos e carnes vai exigir logística bem estruturada no setor de transporte.

 

Segundo o senador, a expectativa é que a produção de celulose dobre nos próximos anos, saindo de 1,2 milhão de tonelada para 2,3 milhões de toneladas por ano. A produção de álcool deverá triplicar, saltando de 2 bilhões de litros para 6 bilhões ao ano. “O objetivo é fazer com que Mato Grosso do Sul possa diversificar a matriz socioeconômica, reforçando a fonte de riqueza e lucro”, afirmou.

 

 

Em aparte, a senadora Marisa Serrano (PSDB) disse que o Brasil precisa resgatar o transporte por meio da ferrovia. Contestou proposta de construção do trem bala ligando São Paulo e Rio de Janeiro, em detrimento de obras como a Ferrosul. “Antes de falar no trem bala, tínhamos de olhar com mais cuidado para o escoamento da nossa produção, cuja logística está sucateada”, criticou.

 

 

A senadora Ana Amélia (PP-RS) também destacou o papel fundamental que a Ferrosul terá no desenvolvimento econômico dos Estados que integram o Codesul. “A integração ferroviária desses Estados é assunto crucial e urgente. Não podemos mais esticar esse projeto além do tempo que já consumiu até aqui”, observou.

 

 

Moka destacou que os Estados que fazem parte do Codesul (Conselho de Desenvolvimento dos Estados do Sul) respondem, juntos, por por 20% das exportações brasileiras, que em 2010 atingiram R$ 201 bilhões.

 

 

O senador alertou os parlamentares para a necessidade de trabalhar a fim de tirar o projeto de construção da ferrovia do papel. “Temos de agir no sentido de fazer com que a retórica dê lugar à ação”, declarou.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIOLENCIA DOMESTICA
Vítima de violência doméstica escreve bilhete com pedido SOS em agência bancária: 'Ele tá ai fora'
ALERTA AO CPF
Confira se o seu CPF foi usado de maneira IRREGULAR por desconhecidos
VAMOS PREVENIR
Igreja Adventista vota documento com orientações sobre cultos e reuniões
ALERTA AOS JOVENS
O que está por trás da alta das internações de jovens com covid
BRASIL EM PÂNICO
Brasil tem novo recorde de mortes por covid em 24 horas: 1.910
100 TRÉGUA
Brasil registra 1.726 mortes em 24 horas e bate novo recorde na pandemia; total chega a 257,5 mil
EXECUÇÃO NA MADRUGADA
Dona de bar é degolada e corpo encontrado nos fundos do estabelecimento
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Filho de fazendeiro reclama de dor anal e mãe descobre estupro cometido por funcionário
BOA NOTICIA
Governo zera PIS e Cofins do diesel e do gás de cozinha
RIGOR DA LEI
Cidade vai multar em até R$ 60 mil quem descumprir decreto de combate ao Covid-19