Menu
SADER_FULL
domingo, 13 de junho de 2021
Busca
Brasil

Exportações brasileiras de carne bovina crescem 413,6% em oito anos

24 Nov 2009 - 14h33Por G1

As exportações brasileiras de carne bovina cresceram 413,6% entre 1999 e 2007, segundo um estudo da Organização Mundial do Comércio (OMC). Nesse período, o Brasil aumentou sua participação no mercado internacional de carne bovina de 6,8% para 28,4%.

O levantamento divulgado pela OMC revela que, apesar das alegadas barreiras que dificultam a entrada de seus produtos nos mercados dos países ricos, no período de 1999 a 2007 o Brasil aumentou consideravelmente suas exportações agropecuárias em vários setores, como carne bovina e de frango.

Nesse mesmo período, novos países em desenvolvimento, como China, Índia, Chile, Ucrânia e Bielorrússia entraram na lista de grandes exportadores de alguns produtos, enquanto as economias ricas da União Europeia, dos Estados Unidos e da Austrália perderam mercado em determinados setores, informa o Comitê de Agricultura da organização.

Nesse período de oito anos, a Índia ampliou sua participação no mercado de carne bovita para 7%. Já a fatia de mercado das exportações de carne bovina dos Estados Unidos caiu de 18% para 8,8%.

O Brasil triplicou sua participação nas exportações de carne de frango, que passaram de 12,6% em 1999 para 35,5% do mercado internacional em 2007. Nesse período, as vendas de carne de frango da União Europeia caíram pela metade, atingindo 7,7%.

A França é o maior produtor europeu de carne de frango e um dos principais mundiais. O Brasil acusa a União Europeia de impor barreiras à entrada do frango brasileiro e subsidiar os exportadores do bloco e estuda atualmente a possibilidade de apresentar uma queixa na OMC contra os europeus. 

Açúcar

No mercado mundial de açúcar, a participação do Brasil passou de 31,2% para 42,1%. A Europa, que decidiu reduzir os subsídios para a produção de açúcar a partir de 2006, passou a representar apenas 3,3% do comércio internacional do produto. No final dos anos 90, a fatia da UE era de 12,7%.

No setor de oleaginosas, como a soja, as exportações brasileiras atingiram 27% do total mundial em 2007. Oito anos antes, a participação do Brasil nesse mercado era de 16%. A Argentina também ampliou suas vendas externas no período, dobrando sua participação para 13,7%.

O levantamento realizado pela OMC aponta ainda o surgimento de novos países que passaram a ter peso importante em alguns setores agroindustriais.

A Rússia conquistou, há dois anos, 13,5% das exportações mundiais de trigo. Em 1999, o país tinha apenas 0,5% do mercado.

A Ucrânia passou de 1% para 10,7% das exportações de grãos. Os Estados Unidos, por sua vez, viram sua participação no mercado mundial do produto cair de 56% para 45%.

As exportações de grãos da União Europeia passaram de 12,5% para 4,8% do total global entre 1999 e 2007.

Também nesse período, a Bielorrússia surgiu como novo exportador de leite em pó desnatado, ampliando sua participação de mercado de 1% para 5,3%.

Entre os dias 30 de novembro e 2 de dezembro, será realizada em Genebra uma nova conferência ministerial da OMC para tentar desbloquear as negociações da Rodada Doha, que prevê a liberalização do comércio mundial. A agricultura continua sendo o principal entrave para a conclusão de um acordo.

Segundo a OMC, as exportações agrícolas mundiais cresceram mais do que o dobro entre entre 1999 e 2007, passando de US$ 284,3 bilhões para US$ 573,5 bilhões.

Deixe seu Comentário

Leia Também

CÓDIGO DE TRÂNSITO
Mudanças no código de trânsito brasileiro e suas implicações para motoristas
ESPORTE PELO MUNDO
Em fase artilheira no Cazaquistão, lateral Bryan, ex-Cruzeiro, valoriza presença e relacionamento
FOTO: Só Notícias / Luan Cordeiro / ASSESSORIA COPA AMÉRICA 2021 - NO BRASIL
COPA AMÉRICA: Confira as 06 Seleções que jogarão na Arena Pantanal
biden vacinas capa 696x487 SOLIDARIEDADE
Biden anuncia que vai mandar vacinas para o Brasil e outros países
FENÔMENO RARO
Junho tem Eclipse Solar, Lua de Morango e dia mais longo do ano
PROTESTOS PELO BRASIL
29M pelo fora Bolsonaro chegou a mais de 200 cidades e ganhou as redes sociais
ATENTADO AO PUDOR
Prostitutas exibem partes íntimas no meio da rua, moradores reclamam, Vídeos
NA BRONCA
Bolsonaro aciona STF contra decretos estaduais que impõem restrições para conter Covid-19
BARBÁRIE
Homem encontra partes do corpo do filho em rio
FENÔMENO RARO
Super Lua de Sangue e Eclipse total acontece nesta quarta