Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
Brasil

Estimativa para inflação neste ano sobe pela quinta semana

22 Fev 2010 - 11h12Por Agência Brasil
Analistas do mercado financeiro consultados pelo Banco Central (BC) elevaram pela quinta semana seguida a projeção para a inflação oficial. Segundo o boletim Focus, divulgado hoje (22), a estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) agora é de 4,86%, contra 4,80% previstos na pesquisa anterior. Há quatro semanas, a expectativa era de 4,60%.

A estimativa dos analistas para o IPCA está acima do centro da meta de inflação para este ano, de 4,5%. A meta tem margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Cabe ao BC perseguir a meta de inflação e para isso usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic.

Quando considera que a trajetória da inflação é de alta e a economia está aquecida, o BC aumenta os juros básicos. É isso o que os analistas esperam para a Selic neste ano. A expectativa é de que os jutroas cheguem a 11,25% no fim de 2010, a mesma da semana anterior. Atualmente a Selic está em 8,75% ao ano.

Para 2011, a projeção para a Selic caiu de 11,25% para 11% ao ano. No próximo ano, os analistas espera que o IPCA fique no centro da meta de 4,5%.

O boletim Focus também traz as projeções para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que deve ficar, neste ano, em 5,58%, contra 5,51% previstos anteriormente. Para o Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), a estimativa passou de 5,26% para 5,30%. A estimativa para o Índice de Preços ao Consumidor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (IPC-Fipe), neste ano, foi alterada de 5,28% para 5,26%. Para 2011, a estimativa para todos os índices – IGP-DI, IGP-M e IPC-Fipe – permanece em 4,5%.

A estimativa para os preços administrados passou de 3,55% para 3,60%, em 2010, e permaneceu em  4,50%, em 2011. Os preços administrados são aqueles cobrados por serviços monitorados, como combustíveis, energia elétrica, telefonia, medicamentos, água, educação, saneamento, transporte urbano coletivo, entre outros.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial