Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Estado tem em Rio Brilhante 1ª usina automatizada da região

29 Mai 2007 - 04h50
Mato Grosso do Sul abriga a primeira usina de açúcar e álcool totalmente automatizada da região Centro-Oeste. A usina Eldorado localiza-se no interior do município de Rio Brilhante e está em fase de moagem da segunda safra de cana-de-açúcar. A capacidade de produção é de 124 milhões de litros de álcool hidratado combustível. A partir de julho, começa a produzir 15 mil sacos de açúcar/dia.
A usina emprega 168 funcionários fixos, que controlam toda a produção que é totalmente automatizada. De acordo com o gerente industrial da unidade,engenheiro Max Bruno, com o uso de tecnologia de ponta, o sistema de automação da Eldorado traz qualidade e confiabilidade do processo produtivo, além da segurança patrimonial e humana.
A Eldorado emprega, além dos 168 trabalhadores fixos, mais 1.500 no corte da cana. Já a usina que opera de maneira tradicional, além de apresentar produtividade inferior, coloca em risco o patrimônio e os trabalhadores. O número de funcionários fixos chega a 230, mais 1.500 trabalhadores no corte da cana.

Trabalho – Ao ser questionado devido à redução de ofertas de trabalho, Max explica que "o sistema de automação não causa desemprego. Essa é uma das maiores mentiras que já ouvi". Segundo ele, o que causa desemprego é uma fábrica improdutiva e ineficiente.
A usina conta com o Comando de Operação Integrada (COI), onde 30 operadores qualificados, divididos em turnos de trabalho, tomam decisões do processo de produção com apenas cliques no mouse, que comanda ícones de abrir e fechar válvulas, ligar ou desligar bombas.
No COI ficam a engenharia de processos, engenharia de automação e instrumentação, assim como os avisos de alerta, caso em alguma caldeira ou em válvulas, por exemplo, estão fora dos limites preestabelecidos. Com esse controle, os desvios podem ser imediatamente corrigidos pela equipe de engenharia, sem prejuízo da produtividade e além disso, com redução dos custos operacionais.
Para produzir o álcool hidratado combustível, a cana é jogada na moenda e o caldo passa para a caldeira para ser tratado. Depois do processo de fermentação, o próximo passo é a destilaria. A água usada no processo de produção circula em circuito fechado. No final do processo, passa para tanques de tratamento e volta a ser utilizada na produção.

Energia própria – A energia que move a usina e produz toda a iluminação do setor administrativo e de engenharia, é própria. A energia vem da queima do bagaço da cana, que a torna auto-suficiente. Por conta disso, não é comprada energia elétrica da concessionária.
Ao lado da usina, estão dois reservatórios com capacidade de estocagem de dez milhões de litros de álcool cada um. Com a produção de açúcar, a empresa já abriu mais dez vagas para novos trabalhadores.
 
 
 
Correio do Estado

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação