Menu
SADER_FULL
terça, 28 de setembro de 2021
Busca
MUNICÍPIOS

Encontro apresenta a agroecologia em 12 cidades da Grande Dourados

1 Dez 2009 - 05h33Por Fátima News, com Assessoria

 

Os avanços na produção agroecológica de pequeno porte envolvendo 150 famílias da região rural da Grande Dourados, em Mato Grosso do Sul, serão apresentados nesta terça-feira, dia 1º de dezembro, durante o Encontro dos Municípios, promovido pelo Sebrae.

 

O evento terá a participação de instituições de apoio, líderes políticos, produtores rurais e prefeitos de Caarapó, Deodápolis, Douradina, Dourados, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Itaporã, Jateí, Juti, Nova Alvorada do Sul, Rio Brilhante e Vicentina, que fazem parte do Projeto de Apoio à Produção Sustentável do Programa Território da Cidadania.

 

Estas 12 cidades juntas abrigam, segundo o Sistema de Informações Territoriais, uma população de 318.244 habitantes, sendo destas 53.201 da área rural. “O que esses municípios têm em comum é que são formados por pequenos produtores com um trabalho muito forte voltado para a agroecologia”, diz o consultor Marcos André Collet.

 

Segundo a gerente do Sebrae Regional Sul, Neire Colman, há um ano, a instituição começou o trabalho com as pequenas produções deste território, um dos quatro eleitos no Estado, pelo Governo Federal, para fortalecer a agricultura brasileira de pequeno porte.  “É um trabalho paralelo, de apoio à produção no território da cidadania. Fizemos várias visitas e reuniões a estas propriedades, e se percebe que já existe uma redução de custos nos negócios e evolução das atividades que se iniciam nesta área”, avalia.

 

Entre as estratégias para garantir a sustentabilidade do grupo, de acordo com ela, está a certificação e comercialização de produtos orgânicos. “O orgânico agrega valor à produção, oferece qualidade de vida e saúde a quem planta e é uma alternativa de diversificação da pequena propriedade, que pode ter volume na venda conjunta”, explica.

 

E quem participa deste processo afirma que ingressar no segmento de orgânicos é o futuro do pequeno produtor rural: “Produzo goiaba, abacaxi, figo e outros alimentos, mas percebi nos orgânicos, uma forma de melhorar minhas comercializações, criando uma pequena empresa rural. É um mercado promissor, tenho aprendido muito”, alega o fruticultor César Janzeski, de Itaporã.

 

Conforme dados do Sistema de Informações Territoriais, são mais de 6 mil agricultores familiares, contando com mais de 1.800 famílias assentadas, duas comunidades quilombolas e sete terras indígenas na zona rural da Grande Dourados. “O projeto atende a cerca de 150 famílias, que trabalham com hortaliças, fruticultura, urucum, rapadura, farinha de mandioca e trabalhos manuais”, conta o técnico do Sebrae Vamilton Junior.

 

Ele explica que o trabalho começou com a organização dos grupos dentro de uma cultura associativa, onde haja cooperação, planejamento e visão de negócio rural. “Esses produtores já têm alcançado o mercado local com a venda direta ou trabalhado com orientações para isso”, explica Vamilton. Ele conta que no dia 1º, o grupo, junto com as instituições de apoio e gestores públicos poderá conferir os resultados neste primeiro ano de projeto.

 

Serviço

 

O “Encontro dos Municípios” do Projeto de Apoio à Produção Sustentável do Programa Territórios da Cidadania da Grande Dourados acontece no dia 1º de dezembro, às 19 horas, em Dourados, no Salão de Eventos da Unigran, localizado na Rua Manoel Santiago, 1775. Para obter mais informações, ligue no (67) 3902-2227.

 

São parceiros do Sebrae nesta ação o Ministério de Desenvolvimento Agrário - MDA, Agraer, APOMS, Anhanguera, UEMS, Embrapa, Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Prefeituras, Unigran e UFGD.

 

 

Leia Também

CARRO DESGOVERNADO
Aluno de 13 anos é atropelado e prensado contra muro de colégio por carro desgovernado
SOB INVESTIGAÇÃO
Amigos saem para pescar e encontram cadáver boiando em rio
DESASTRE AÉREO
Diretor da UPA que sofreu acidente aéreo no Pantanal morre em hospital
COVID-19
Covid-19: Brasil tem 15,7 mil novos casos e 537 mortes em 24 horas
+ AUMENTO
Gasolina sobe pela 8ª semana seguida nos postos, aponta ANP
PAN AMERICANO JUNIOR
Atleta de MS carregará as cores do Brasil no vôlei de praia nos Jogos Pan-Americanos Júnior
LIÇÕES DA BÍBLIA
Prefácio de Deuteronômio
ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore