Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sábado, 15 de agosto de 2020
SADER_FULL
Busca
BANNER ECO TOUR
Brasil

Empréstimos serão isentos de CPMF até 2010

11 Abr 2007 - 05h15

O governo federal deve zerar a alíquota da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) para os novos empréstimos tomados por pessoas físicas e jurídicas até 2010, informou nesta terça-feira (10) o ministro da Fazenda, Guido Mantega. Ele não confirmou, porém, se esta isenção será imediata ou ocorrerá ao longo dos próximos três anos.

Ele também não explicou se a redução será feita de uma só vez, a partir de 2008, ou de forma escalonada, entre 2008 e 2010. Segundo o ministro, não é necessário que o dispositivo esteja na proposta de emenda constitucional da prorrogação da CPMF, que deve ser enviada ao Congresso Nacional na quinta-feira (12). Mantega explica que o governo precisa de autorização do Congresso para aumentar impostos, mas não para reduzir tributos. Desta forma, a mudança poderia até ser feita imediatamente, caso o governo tivesse interesse nisso.

"[A dúvida] é se vamos fazê-lo de uma vez, ou uma proposta ao longo dos próximos três anos", afirmou Mantega a jornalistas. Ele informou que a medida, quando plenamente implementada, resultará em perda anual de R$ 4 bilhões por ano para o governo. "Pra mim não é pouco. Ter R$ 4 bilhões a menos de disponibilidade orçamentária não é pouco", acrescentou.

Sobre o que acontecerá depois de 2011, prazo até o qual o governo quer estender a cobrança da CPMF, cuja alíquota atual é de 0,38%, Mantega afirmou que isso compete ao próximo governo decidir. "Depois o próximo governo fica encarregado de pensar neste problema", afirmou.

 

O ministro lembrou que os líderes de partidos no Congresso Nacional haviam pedido algum tipo de redução do tributo. Em sua avaliação, isso atende a esse pedido. "O que os líderes queriam é um sinal de redução. Entendo que, ao fazermos uma desoneração para operações financeiras, estamos atendendo este pleito. Estamos reduzindo para as atividades que queremos estimular e baratear, que são as operações financeiras", disse.  

 

 

G1

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

FAMOSIDADES
Anitta posta foto pelada e recebe comentário até de Miley Cirus
DOURADOS - UNIGRAN
Acadêmico de Fisioterapia da UNIGRAN tem trabalho publicado em revista de âmbito internacional
IRREGULARIDADES
Prefeitura contrata funerária para transportar pacientes vivos em MT
ESTUPRO DE VULNERÁVEL
Dono de Padaria de 78 anos estupra filha de funcionária de seu estabelecimento
HB20 SEDAN
Conheça mais o HB20 Sedan
BORA PRA BONITO - MS
Alguns passeios fantásticos para você fazer em Bonito (MS)! E dicas legais
100 RISCO
OMS minimiza risco de novo coronavírus entrar na cadeia alimentar
HORÓSCOPO DO DIA
HORÓSCOPO DO DIA: Veja a previsão de hoje 14/08/2020 para o seu signo
CARA DE PAU
Cliente põe o próprio cabelo em lanche e tenta não pagar. VEJA O VÍDEO
VIOLENCIA DOMESTICA
Veterinária é agredida por ex-namorado médico e diz que tem medo de dormir em casa