O secretário municipal de educação de Jateí, professor João Paulo Lacerda, por determinação do prefeito Eraldo Jorge Leite (PSDB), manteve conversa com o presidente do legislativo de Jateí, vereador Carlos Alberto Jorge Leite, na semana passada, com a finalidade de colocar em prática mais um projeto da pasta. O conteúdo da conversa, conforme disse o secretário, foi a possibilidade de os alunos dos anos finais do ensino fundamental da escola municipal rural, visitarem o poder legislativo do município e conhecerem o funcionamento do mesmo, além das atribuições e responsabilidades inerentes ao vereador.
A idéia partiu do próprio secretário que entendeu que os alunos em formação escolar devem saber o que é, como funciona a câmara, e qual o papel do vereador na sociedade. O presidente do legislativo aprovou a iniciativa e colocou-se a disposição para o desenvolvimento do projeto, que deverá ter a participação de todos os vereadores da atual legislatura, além de assessores do legislativo.
Pelo projeto, os alunos da escola rural “Jovelino Celestino dos Santos”, no assentamento, especificamente os matriculados nos anos finais do ensino fundamental, farão uma visita à câmara de vereadores, sendo recepcionados pelo presidente e demais vereadores. Na ocasião, conhecerão as dependências físicas do prédio e como funciona o poder. No mesmo dia, terão palestras proferidas pelos próprios vereadores sobre como se desenvolve uma sessão, e quais são os deveres, obrigações, atribuições, direitos e prerrogativas do vereador do município, com enfoque na relação entre os poderes legislativo e executivo.
Segundo João Paulo, é necessário que os alunos entendam desde cedo, quais são as verdadeiras atribuições do vereador, para que a partir do momento que começarem a exercer o poder de voto, possam escolher bem os membros da edilidade, cobrando trabalho. “Queremos formar cidadãos participativos da vida social”, disse Lacerda.
Na primeira fase do projeto, conforme disse o secretário, serão abrangidos somente os alunos dos anos finais do ensino fundamental da escola municipal rural, mas, que posteriormente, dependendo do desenrolar das atividades, o projeto será estendido aos demais alunos da unidade escolar e das escolas estaduais da sede e do distrito.
A comunidade escolar das unidades municipais de ensino já desenvolve os projetos de educação ambiental e devem ter início ainda no próximo mês, o projeto de resgate da história nas escolas, tanto da rede municipal como estadual.
Fátima News
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado

Concurso do INSS oferece mil vagas e salário inicial que pode chegar até R$ 9 mil

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta

Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
