Menu
SADER_FULL
sexta, 18 de junho de 2021
Busca
BRASIL

Dia da Consciência Negra ressalta papel do negro na história do Brasil

20 Nov 2009 - 06h12Por G1

Parte do país celebra, nesta sexta-feira (20), o Dia da Consciência Negra. Segundo a Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), órgão da Presidência da República, a data foi escolhida para lembrar o assassinato de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, que aconteceu em 20 de novembro de 1695.

"O dia é resultado de uma série de mobilizações do movimento negro para ressaltar não apenas as contribuições culturais que os negros trouxeram ao país, mas para trazer à tona a reflexão sobre o papel de protagonismo que a população negra ocupou em nossa história. Muitas vezes as pessoas não lembram que os negros vieram de um continente já civilizado e, portanto, nos trouxeram um conjunto de saberes que não eram dominados pelos europeus", diz Giovanni Harvey, sub-secretário de Política e Ações Afirmativas da Seppir.

Segundo Harvey, um dos objetivos do Dia da Consciência Negra é tirar do foco apenas a lembrança da abolição da escravatura, celebrada em 13 de maio, para ressaltar os feitos da população negra, sintetizado na figura do Zumbi dos Palmares.

O feriado da Consciência Negra não é nacional e será adotado em mais de 300 cidades. A lista de cidades que irão aderir ao feriado, divulgada pela Seppir, conta com 350 cidades (veja abaixo), mas com imprecisões. De acordo com a própria secretaria, as informações são dispersas e o feriado é definido por cada município. 
                                      

Comemorações

Para marcar o Dia da Consciência Negra, a Seppir vai promover, a partir das 14h desta quinta-feira, uma atividade cultural na Praça XV, no Rio de Janeiro. O evento contará com a instalação de um monumento em homenagem a João Cândido, o “Almirante Negro”, que liderou a Revolta da Chibata de 1910.

Ainda com o apoio da Seppir, outras comemorações serão realizadas pelo país. Em São Paulo, uma Marcha da Consciência Negra caminha pela Avenida Paulista. Em Salvador acontece a XXIX Marcha Zumbi dos Palmares. A caminhada tem saída às 15h da Praça do Campo Grande em direção à Praça Municipal.

Florianópolis vai comemorar o Dia da Consciência Negra com uma série de atividades no Largo da Alfândega, no Centro. Em Belo Horizonte, a Fundação Municipal de Cultura terá uma programação especial, que segue até 26 de novembro, com espetáculos, exibições de vídeos, exposições e palestras.

Deixe seu Comentário

Leia Também

VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial