Uma vítima da violência, que prefere não mostrar o rosto, conta que conviveu por vários anos com a intolerância dentro de casa, em Campo Grande. O ex-companheiro era violento e não poupava nem as crianças. A mulher chegou a comunicar à policia sobre as agressões, mas retirou a denúncia por pressão do ex-marido. Depois que a lei Maria da Penha entrou em vigor, em 2006, ela resolveu procurar ajuda novamente. O casal se separou e o marido foi condenado. "Quando ele era contrariado fora de casa, lá ele não tinha reação nenhuma. Se chegava em casa e estava nervoso, batia em todo mundo. Ele foi penalizado na época com pagamento de cesta básica", conta a vítima.
Além disso, o filho do casal tornou-se usuário de drogas e passou a agredir a mãe, até que ela também denunciou o caso à polícia. "Naquele momento eu estava dizendo 'chega' para a violência", diz.
Em um ano, Mato Grosso do Sul subiu da 18ª para a 5ª posição no ranking de denúncias de violência contra a mulher, feitas pelo telefone 180. Só no primeiro semestre deste ano, a central de atendimento realizou 6,7 mil acompanhamentos às vitimas de violência doméstica no estado. No ano passado, foram 10,6 mil atendimentos.
Para a coordenadora estadual de politicas públicas para mulheres, Tai Loschi, as denúncias cresceram porque as mulheres estão se sentindo mais seguras com a lei que pune o agressor com mais rigor.
Em 2012, três mulheres morreram vítimas da violência doméstica em Mato Grosso do Sul. Este ano, mais três mortes foram registradas no estado, e uma está sob investigação policial.
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho
Mais Lidas

A guerreira descansou, amigos fazem homenagens e família informa o velório, luto em Fátima do Sul

Vítimas identificadas: Sobe para 04 número de mortos em acidente com caminhonete

Fazenda custeia translado de funcionários mortos em acidente com caminhonete

MISSÃO INTERNACIONAL Culturamesse na Europa 2025
