Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DENGUE

Dengue faz aumentar 70% procura no PAM

22 Jan 2010 - 06h15Por Dourados Agora

A procura por atendimento no Pronto Atendimento Médico (PAM) de Dourados dobrou neste mês de janeiro. Pelo menos 70% dos pacientes aparecem com sintomas da dengue, segundo a coordenadora do PAM, Clotildes Neto Oliveira Santos. O maior movimento é a noite, por isso, o município dobrou o número de médicos plantonistas neste período.
“Se no mês de dezembro era uma média de 160 pacientes num período de 18 horas, este mês subiu para 300, sendo que maioria reclamando de dores pelo  corpo e febre; enfim, todos os sintomas da dengue”, diz Clotildes.
No Hospital Universitário (HU), este mês também aumentou o número de pessoas internadas com sintomas da dengue, segundo a infectologista Mariana Croda. Até ontem à tarde eram pelo menos dez pessoas internadas no HU porque os sintomas da dengue se agravaram.
Uma criança de seis anos de idade, residente em Dourados, está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HU, com suspeita de dengue hemorrágica.   Das internações, todas são suspeitas porque ainda não chegaram os exames.
Ela informou que a Secretaria Municipal de Saúde colocou o HU como a unidade de saúde de referência para atender os casos de dengue que precisarem  de internações.
A infectologista acredita que o número de internações vai aumentar até o final de fevereiro, que é a época mais propícia para a proliferação do Aedes aegypti por causa do calor e chuva. Outro fator é que em Dourados está circulando o vírus tipo II, quando maior parte da população está suscetível à infecção por este sorotipo.
Mariana Croda explica que os sintomas da dengue clássica - que é uma forma mais leve da doença,  semelhante à gripe, são febre alta, dores de cabeça, cansaço, dor muscular e nas articulações, indisposição, enjôos, vômitos, manchas vermelhas na pele, dor abdominal (principalmente em crianças).
Já a dengue hemorrágica, que o tipo mais grave da doença, se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Inicialmente se assemelha a dengue clássica, mas, após o terceiro ou quarto dia de evolução da doença surgem hemorragias em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. A dengue hemorrágica pode provocar hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.
Qualquer um desses sintomas, segundo a infectologista, a pessoa deve procurar imediatamente uma unidade de saúde mais próxima de sua casa ou o PAM. Os casos graves serão encaminhados para internação no HU. Ela orienta que a pessoa não deve tomar nenhum medicamento por conta própria.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação