Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Defesa Civil alerta para temporais e chuva de granizo

26 Ago 2006 - 09h15
Alertas da Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, seguiram nesta sexta-feira para as defesas civis do Mato Grosso do Sul, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Rio de Janeiro a fim de prevenir sobre a ocorrência de chuva forte, raios, ventos e queda de temperatura. É possível também a queda de granizo em áreas isoladas nesses estados.

Para este sábado, a previsão indica que ocorrerão temporais isolados, com chuva forte e rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora, no sul do Mato Grosso do Sul e na região de Ponta Porã. No sábado e no domingo (26 e 27/08), áreas de instabilidade associadas ao deslocamento de uma nova frente fria pelo Sul do Brasil provocam de pancadas de chuva no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Alerta-se que em alguns momentos, há risco de temporais isolados com chuva forte, descargas elétricas e rajadas de vento de 60 a 80 km/h. Também não se descarta a ocorrência de granizo localizado. A Sedec informa que a partir de segunda-feira (28/08), a atuação de uma nova massa de ar de origem polar provoca acentuado declínio de temperaturas nos dois estados.

Portanto, recomenda-se uma atenção especial aos moradores de rua. Ressalta-se que a sensação térmica será de temperaturas mais baixas devido os ventos do quadrante sul.

Entre o domingo e a segunda-feira (27 e 28/08), áreas de instabilidade se formam sobre a região Sudeste, organizando nuvens carregadas e profundas que provocam pancadas de chuva no Rio de Janeiro. Alerta-se para este período que, em alguns momentos, estas pancadas de chuva poderão ser de forte intensidade e acompanhadas de rajadas de vento (60 a 70km/h) e descargas elétricas na capital Rio de Janeiro, em São Gonçalo e em Duque de Caxias. Não se descarta a ocorrência de granizo localizado.

Nestes dias, a Secretaria Nacional de Defesa Civil recomenda orientar a população para evitar a permanência em áreas de alagamentos e para o risco de deslizamentos de encostas, morros e barreiras. Além disso, evitar trafegar em ruas sujeitas a alagamentos localizados, e também lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios e ventos fortes.

É recomendável que a população evite a permanência em áreas sob risco de alagamentos, deslizamento de terra e escorregamento de pedras - zonas ribeirinhas, baixadas, morros e encostas. É aconselhável ainda que o cidadão busque abrigo em locais protegidos de raios e de ventos fortes.

As defesas civis estaduais podem orientar a comunidade sobre como se proteger de eventos meteorológicos potencialmente danosos.O objetivo da Sedec com a divulgação de alertas é evitar a perda de vidas, danos ao patrimônio e ao meio ambiente e incentivar a adoção de medidas preventivas pela população, governos estaduais e municipais. Dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec/Inpe) e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) orientaram o envio de alertas para os quatro estados.

 

 

Dourados News


Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação