Menu
SADER_FULL
domingo, 20 de junho de 2021
Busca
Brasil

Criadora do “papacárie” ministra palestra em Campo Grande

28 Out 2009 - 16h13Por Fátima News, com Assessoria

Pesquisadora falará sobre a utilização de gel à base da papaína (do mamão) na remoção de cáries

 



A professora universitária, pós-doutora em Pediatria e doutora em Odontopediatria Sandra Kalil Bussadori estará em Campo Grande na próxima sexta-feira (30), às 14h, para ministrar a palestra Saúde Bucal
Indígena – o uso do papacárie na técnica minimamente invasiva. A capacitação integra a programação do 2° Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, que será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo entre os dias 29 e 31 de outubro.
 
Foi por acaso, durante uma conversa informal com a farmacêutica Márcia Miziara, que surgiu a idéia da criação de um gel à base de papaína (enzima encontrada no mamão), que amolece a dentina cariada, facilitando sua remoção. Sandra comentou que sua mãe havia lhe dito que a papaína amolecia a carne. Foi o ponto de partida da pesquisa, que, três anos depois, resultou no gel Papacárie, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e lançado em 2003.
 
“O objetivo é que o papacárie possa ser utilizado em larga escala, especialmente no Brasil, mas isso ainda não acontece, principalmente porque a empresa que fabrica e comercializa o gel é pequena e o Brasil é um país extremamente grande”, explica Sandra.
 
Atualmente, o gel é o único produto nacional disponível para a remoção químico-mecânica de dentina cariada – há ainda o Carisolv, de origem sueca. Além de tornar desnecessário, na maioria das vezes, o uso da anestesia, o gel brasileiro age exclusivamente sobre a cárie.

 

Segundo a pesquisadora, os benefícios do gel são verificados principalmente em lesões profundas de cárie, onde exista uma grande destruição, já que o produto proporciona o amolecimento do tecido infectado associado à utilização de instrumentais sem corte. Ela também ressalta como pontos positivos a ação local cicatrizante da papaína e a ausência de contraindicações. “Podemos fazer mutirões para atendimentos em bebês, pacientes com necessidades especiais, pacientes fóbicos, crianças, idosos e pessoas que moram em comunidades ribeirinhas”, afirma.
 
Sandra defende o uso do gel inclusive nos atendimentos prestados em locais de difícil acesso. “É uma ferramenta com resultados excelentes em termos de custo/benefício e ajuda muito em lesões extensas; os pacientes ficam mais felizes e tranquilos”, conclui.

 

Serviço

 

O 2º Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, que tem como tema central “Odontologia para todos: uma questão de cidadania”, é uma realização da Associação Brasileira de Odontologia seção de MS (ABO/MS) em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, o Conselho Federal de Odontologia, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Sindicato dos Odontologistas de MS (SIOMS). Outras informações sobre o evento e a programação completa podem ser obtidas no site: www.cioms2009.com ou pelo telefone 67 3383-3842.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia