Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Criadora do “papacárie” ministra palestra em Campo Grande

28 Out 2009 - 16h13Por Fátima News, com Assessoria

Pesquisadora falará sobre a utilização de gel à base da papaína (do mamão) na remoção de cáries

 



A professora universitária, pós-doutora em Pediatria e doutora em Odontopediatria Sandra Kalil Bussadori estará em Campo Grande na próxima sexta-feira (30), às 14h, para ministrar a palestra Saúde Bucal
Indígena – o uso do papacárie na técnica minimamente invasiva. A capacitação integra a programação do 2° Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, que será realizado no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo entre os dias 29 e 31 de outubro.
 
Foi por acaso, durante uma conversa informal com a farmacêutica Márcia Miziara, que surgiu a idéia da criação de um gel à base de papaína (enzima encontrada no mamão), que amolece a dentina cariada, facilitando sua remoção. Sandra comentou que sua mãe havia lhe dito que a papaína amolecia a carne. Foi o ponto de partida da pesquisa, que, três anos depois, resultou no gel Papacárie, aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e lançado em 2003.
 
“O objetivo é que o papacárie possa ser utilizado em larga escala, especialmente no Brasil, mas isso ainda não acontece, principalmente porque a empresa que fabrica e comercializa o gel é pequena e o Brasil é um país extremamente grande”, explica Sandra.
 
Atualmente, o gel é o único produto nacional disponível para a remoção químico-mecânica de dentina cariada – há ainda o Carisolv, de origem sueca. Além de tornar desnecessário, na maioria das vezes, o uso da anestesia, o gel brasileiro age exclusivamente sobre a cárie.

 

Segundo a pesquisadora, os benefícios do gel são verificados principalmente em lesões profundas de cárie, onde exista uma grande destruição, já que o produto proporciona o amolecimento do tecido infectado associado à utilização de instrumentais sem corte. Ela também ressalta como pontos positivos a ação local cicatrizante da papaína e a ausência de contraindicações. “Podemos fazer mutirões para atendimentos em bebês, pacientes com necessidades especiais, pacientes fóbicos, crianças, idosos e pessoas que moram em comunidades ribeirinhas”, afirma.
 
Sandra defende o uso do gel inclusive nos atendimentos prestados em locais de difícil acesso. “É uma ferramenta com resultados excelentes em termos de custo/benefício e ajuda muito em lesões extensas; os pacientes ficam mais felizes e tranquilos”, conclui.

 

Serviço

 

O 2º Congresso Internacional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, que tem como tema central “Odontologia para todos: uma questão de cidadania”, é uma realização da Associação Brasileira de Odontologia seção de MS (ABO/MS) em parceria com o Conselho Regional de Odontologia de Mato Grosso do Sul, o Conselho Federal de Odontologia, a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e a Sindicato dos Odontologistas de MS (SIOMS). Outras informações sobre o evento e a programação completa podem ser obtidas no site: www.cioms2009.com ou pelo telefone 67 3383-3842.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul