
- Estudantes, profissionais da educação e prefeita conhecem a Sala da Memória do Sítio São Pedro, em Jateí










Para conhecer o passado e ter referência no presente, a Escola Jovelino Celestino dos Santos, do Assentamento Gleba Nova Esperança, promoveu uma visita ao Sítio São Pedro, que possui um espaço de preservação da memória de seus proprietários, que chegaram à Jateí em meados do século passado.
A ida à “Sala da Memória” fez parte de um projeto de pesquisa de estudantes da quarta série, num trabalho coordenado pelas professoras Geselaine e Aparecida. Além de estudantes, a visita monitorada teve a participação do diretor da escola, Samuel Batista, da prefeita Cileide Cabral da Silva Brito e do seu chefe de gabinete, Gildásio Santos, que estavam na região no dia da excursão ao sítio.
Com olhares curiosos e muitas perguntas sobre os objetos da história, estudantes tiveram uma aula sobre o passado da localidade e o modo de vida de seus habitantes, bem como seus instrumentos de trabalho. A “Sala da Memória” é uma homenagem a Pedro e Maria Araújo, sendo que a coordenadora pedagógica da escola, Iracema Coelho, é filha do casal e foi homenageada pela iniciativa pela direção e professoras durante a visita estudantil.
A prefeita Cileide, que acompanhou a visita, também ficou encantada com a iniciativa de resgate histórico, parabenizando a família e as professoras da Escola Jovelino em proporcionar aos estudantes esta imersão ao modo de vida das pessoas pioneiras.
Sala da Memória – O espaço de preservação da memória foi idealizado por Pedro Januário de Araújo, ou simplesmente Pedro Baiano, morador pioneiro do município, tendo chegado há 65 anos, em 1961. Ele faleceu aos 88 anos, no dia 24 de novembro passado. Ainda em vida, ele tomou a iniciativa de construir um espaço para deixar expostos ferramentas, móveis e utensílios utilizados ao longo dos anos por ele e sua companheira, Maria do Nascimento Araújo.
Pedro Baiano chegou a participar da compra dos materiais de construção e no auxílio para edificar o espaço. Após sua morte, ocorrida em novembro, os oito filhos de Pedro e Maria – Ivanir, José, Iracema, Gileno, Irene, Irinete, Maria e Gilmar – deram continuidade ao projeto, contando com a ajuda dos netos, bisnetos e demais familiares. A cerimônia de entrega do espaço foi realizada carregada de muita emoção, no primeiro dia do ano de 2026.
A inauguração do museu da família contou com a presença de grande número de parentes de todas as gerações. Além de objetos, estão registradas também informações de outros familiares, dos quais os atuais são descendentes. Conforme Iracema Coelho, 0 objetivo da Sala de Memórias é preservar e compartilhar a história e a cultura do Sítio São Pedro, destacando o trabalho, a dedicação e as tradições da família .
“É um espaço para preservar a memória e a identidade cultural, compartilhar histórias e experiências, inspirar novas gerações e fortalecer laços familiares. Em resumo, a Sala de Memórias é um lugar para celebrar a história e a cultura, e para garantir que as memórias sejam preservadas para as gerações futuras”, diz a pedagoga filha de Pedro e Maria.
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também
VICENTINA 39 ANOS - PROGRAMAÇÃO
VICENTINA já vive o clima de uma das festas mais tradicionais do município, CONFIRA toda programação
VICENTINA 39 ANOS - PROGRAMAÇÃO
CONTAGEM REGRESSIVA: Shows, rodeio e cavalgada definidos, veja programação dos 39 anos de VICENTINA
JATEÍ - PROGRAMAÇÃO OFICIAL
SAIU a programação oficial da 49ª Festa da Fogueira de Jateí
BIOPARQUE
Encantamento marca visita de estudantes de Vicentina ao Bioparque Pantanal
BIOPARQUE
Bioparque Pantanal tem atração especial nesta sexta, Dia Mundial do Meio Ambiente
Mais Lidas
FRENTE FRIAFRENTE FRIA avança e muda o tempo com risco de tempestades, confira quando ela chega
MORTE A ESCLARECERHomem é encontrado morto em quarto de motel
ACIDENTE NAS ESTRADASBatida frontal com carreta deixa Dodge RAM destruída, condutor foi preso no local
A TIROSHomem e mulher morrem após ataque a tiros
COPA DO MUNDO 2026


