Menu
SADER_FULL
domingo, 5 de dezembro de 2021
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Brasil

Começa julgamento de Marcola por assassinato de juiz em São Paulo

11 Nov 2009 - 13h58Por Folha Online

Começou por volta das 14h15 desta quarta-feira o julgamento de Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, apontado como chefe da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital), pela morte do juiz Antônio José Machado Dias. O crime aconteceu em março de 2003 em Presidente Prudente (SP).

Segundo o TJ (Tribunal de Justiça de São Paulo), o julgamento --que estava previsto para começar às 13h-- é comandado pelo juiz Alberto Anderson, do 1º Tribunal do Júri, o mesmo que comandou o julgamento de Suzane von Richthofen e dos irmãos Cravinhos.

O julgamento de Marcola deveria ter acontecido no mês passado, mas seu advogado, Roberto Parentoni , se retirou do julgamento alegando cerceamento da defesa do acusado. Ele é apontado como mandante do crime pela acusação, e não acompanha o julgamento. O TJ não informou a causa da ausência dele.

Quatro pessoas já foram condenadas pelo assassinato do juiz. João Carlos Rangel Luisi foi condenado a 19 anos de reclusão em regime fechado; Ronaldo Dias, o Chocolate, foi condenado a 16 anos e oito meses de prisão; e Reinaldo Teixeira dos Santos foi condenado a 30 anos de reclusão em regime fechado.

No mês passado, Júlio César Guedes de Moraes, o Julinho Carambola, também integrante do PCC, foi condenado a 29 anos de prisão pela morte do juiz. A defesa do criminoso informou que recorrerá da decisão.

Crime

Machado Dias, que era juiz-corregedor da Vara de Execuções Criminais e corregedor dos Presídios de Presidente Prudente, foi assassinado pouco depois de deixar o fórum local, em 14 de março de 2003. Ele foi baleado após seu carro ser fechado por dois outros veículos.

Responsável por conceder ou negar benefícios para presos da região --entre eles líderes do PCC (Primeiro Comando da Capital), o juiz era considerado sério e duro ao julgar pedidos dos presos.

Leia Também

covid_04.12 COVID NO BRASIL
Covid-19: país tem 22,1 milhões de casos e 615,5 mil mortes
LIÇÕES DA BIBLIA
Deuteronômio em escritos posteriores
ABUSO DE AUTORIDADE
PM arrasta homem negro algemado em moto; "Como na escravidão", diz gravação
REVOLTANTE
Índia de 13 anos violentada pelo avô busca ajuda e acaba estuprada por 4 em unidade saúde
DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos