Menu
SADER_FULL
segunda, 21 de junho de 2021
Busca
Brasil

Com reajuste da Anatel, conta de telefone fixo sobe 0,32% em setembro

10 Out 2009 - 07h28Por Uol

A conta de telefone fixo ficou 0,32% mais cara para os consumidores brasileiros, em setembro. Segundo indicou o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), divulgado na última quinta-feira (08) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), o aumento é reflexo do reajuste concedido pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) às operadoras.

No nono mês do ano, a região que registrou o maior aumento foi Curitiba, com alta de 1,15%, enquanto Rio de Janeiro e Goiânia registraram altas de 0,20% cada, o menor percentual registrado.

No acumulado do ano, o item também registra alta de 0,32%, enquanto nos últimos 12 meses, os valores das contas de telefone já subiram 0,68%. Na tabela abaixo, é possível conferir os resultados apresentados, por capital analisada, tanto em setembro, quanto nos últimos 12 meses:

Comunicação

O encarecimento em telefone fixo foi o principal responsável pela alta do índice do grupo Comunicação, que passou de -0,02% para 0,22%, influenciado no comportamento do IPCA, que também registrou alta ao passar de 0,15% para 0,24% entre agosto e setembro.

Mas além desse item, TV a cabo também apresentou alta considerável no período, de 0,62%, com destaque para Porto Alegre (2,63%), Belo Horizonte (2,88%) e Curitiba (0,49%). Todas as outras regiões analisadas registraram estabilidade nos preços desse produto no nono mês do ano.

No acumulado do ano, esse item registra alta de 2,50%, sendo que Rio de Janeiro (4,04%), Porto Alegre (8,68%), Belo Horizonte (4,62%), Curitiba (4,63%) e Goiânia (3,70%) apresentaram aumentos acima da média nacional. Já Salvador (0,23%), Belém (1,01%) e Distrito Federal (1,46%) tiveram aumentos menos intensos, enquanto Recife, São Paulo e Fortaleza registraram estabilidade no período.

Considerando o período entre outubro de 2008 e setembro deste ano, o aumento na TV a Cabo chega a 4,06%, sendo que as regiões de Porto Alegre (8,68%) e Belo Horizonte (5,63%) tiveram as maiores altas.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Policial
Criança de 6 anos sofre trauma de crânio após cair de atração no Beto Carrero World
DOSE ÚNICA
Avião com 1,5 milhão de doses da Janssen chega amanhã, diz ministro
REAÇÃO CERTEIRA
Mulher flagra filha sofrendo estupro e esfaqueia pedófilo
VIOLENCIA DOMESTICA
Menina de 12 anos furta bisavô e leva 10 chibatadas da mãe por ordem do CV
MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América