Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
domingo, 20 de junho de 2021
Busca
Brasil

Com auditório lotado, Jateí realiza a 1ª Conferência da Cidade

8 Dez 2009 - 09h34Por Valéria Batista / Fátima News

No município de Jateí o prefeito Arilson Targino realizou a 1ª Conferência Municipal da Cidade abordando o Lema “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social” com o Tema “Avanços dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”.

 

A conferência que aconteceu dia 03/12 no Centro Social João Quelé Ramos reuniu diversos participantes entre eles o vice-prefeito José Pereira, os vereadores representando o Legislativo Armando de Souza e Francisco de Araujo. o presidente da conferência  Gerson  Pereira Dias, secretários municipais e demais autoridades locais e representantes dos segmentos.

 

O prefeito Arilson Targino (PSDB) em seu pronunciamento garantiu que a conferência é de suma importância para buscar soluções aos possíveis problemas existentes na cidade. “Me preocupo com o crescimento e desenvolvimento de Jateí, contudo, busco sempre melhorias para o nosso povo, mas para isso a participação popular é indispensável, indicando prioridades no âmbito municipal, estadual e federal”.

 

 

 

Durante a conferência no período da manhã o engenheiro civil Edson Kiyoshi Shimabukuro palestrou sobre o tema geral explicando como funciona o ministério das cidades, os conselhos e sua importância. Já no período vespertino o arquiteto urbanista Luiz Carlos Ribeiro falou sobre o Plano Diretor e Uso e ocupação do solo.

 

 

Como explica o presidente Gerson Pereira Dias a Conferencia da Cidade tem como objetivos principais sensibilizar e mobilizar a sociedade para estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade e propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade para a formulação de proposições e avaliações sobre as formas de execução da Política Municipal de desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.

A discussão do encontro com trabalho em grupo se fez de acordo com os Focos de cada Eixo temático: Eixo I – Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos, e seus conselhos gestores.; II – Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; III A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento; IV Relação entre os programas governamentais como o PAC e Minha Casa, Minha Vida e a política de desenvolvimento urbano, na qual diversas propostas para âmbito municipal, estadual e nacional foram aprovadas para serem apresentadas em 2010 na 4ª Conferência Estadual e consequentemente a Federal.

 


Durante a conferência foi feita a leitura e aprovação do regimento interno, a eleição dos delegados divididos em duas esferas, Movimentos populares Ademar Caetano e Poder público municipal e estadual Gerson Pereira.

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

MILIONÁRIO
Aposta única fatura prêmio de R$ 7 milhões da Mega-Sena
AUXILIO POPULAÇÃO
Caixa paga hoje 3ª parcela do auxílio emergencial para nascidos em março
LUTO NA MÚSICA
Cantora gospel que defendia tratamento precoce morre de Covid-19 após ter os pulmões comprometidos
VIDEO
Cliente carrega mangueira sem perceber e bomba pega fogo em posto de combustível de Foz do Iguaçu
AÇÕES DO GOVERNO MS
Reinaldo Azambuja propõe projeto com Itaipu para combater assoreamento nos rios Iguatemi e Amambai
COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia