No município de Jateí o prefeito Arilson Targino realizou a 1ª Conferência Municipal da Cidade abordando o Lema “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social” com o Tema “Avanços dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”.
A conferência que aconteceu dia 03/12 no Centro Social João Quelé Ramos reuniu diversos participantes entre eles o vice-prefeito José Pereira, os vereadores representando o Legislativo Armando de Souza e Francisco de Araujo. o presidente da conferência Gerson Pereira Dias, secretários municipais e demais autoridades locais e representantes dos segmentos.
O prefeito Arilson Targino (PSDB) em seu pronunciamento garantiu que a conferência é de suma importância para buscar soluções aos possíveis problemas existentes na cidade. “Me preocupo com o crescimento e desenvolvimento de Jateí, contudo, busco sempre melhorias para o nosso povo, mas para isso a participação popular é indispensável, indicando prioridades no âmbito municipal, estadual e federal”.
Durante a conferência no período da manhã o engenheiro civil Edson Kiyoshi Shimabukuro palestrou sobre o tema geral explicando como funciona o ministério das cidades, os conselhos e sua importância. Já no período vespertino o arquiteto urbanista Luiz Carlos Ribeiro falou sobre o Plano Diretor e Uso e ocupação do solo.
Como explica o presidente Gerson Pereira Dias a Conferencia da Cidade tem como objetivos principais sensibilizar e mobilizar a sociedade para estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade e propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade para a formulação de proposições e avaliações sobre as formas de execução da Política Municipal de desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.
A discussão do encontro com trabalho em grupo se fez de acordo com os Focos de cada Eixo temático: Eixo I – Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos, e seus conselhos gestores.; II – Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; III A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento; IV Relação entre os programas governamentais como o PAC e Minha Casa, Minha Vida e a política de desenvolvimento urbano, na qual diversas propostas para âmbito municipal, estadual e nacional foram aprovadas para serem apresentadas em 2010 na 4ª Conferência Estadual e consequentemente a Federal.
Durante a conferência foi feita a leitura e aprovação do regimento interno, a eleição dos delegados divididos em duas esferas, Movimentos populares Ademar Caetano e Poder público municipal e estadual Gerson Pereira.
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Vai para BONITO (MS)?, então confira às 03 rotas diferentes para chegar à capital do ecoturismo

1a noite da 48ª Queima da Fogueira de Jateí-MS foi marcada por rodeio, grandes shows veja as fotos

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS
Mais Lidas

Fátima do Sul se despede do Pioneiro e membro da CCB, Cidalino Américo, família informa o velório

Tragédia em Glória de Dourados: Jovem confessa ter matado a própria mãe com cinco facadas

Jovem é preso suspeito de matar a própria mãe em Glória de Dourados

Glória de Dourados chora a morte de Michelly Rios, Pax Oliveira informa sobre velório e sepultamento
