Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
segunda, 17 de janeiro de 2022
Busca
Brasil

Com auditório lotado, Jateí realiza a 1ª Conferência da Cidade

8 Dez 2009 - 09h34Por Valéria Batista / Fátima News

No município de Jateí o prefeito Arilson Targino realizou a 1ª Conferência Municipal da Cidade abordando o Lema “Cidade para todos e todas com gestão democrática, participativa e controle social” com o Tema “Avanços dificuldades e desafios na implementação da política de desenvolvimento urbano”.

 

A conferência que aconteceu dia 03/12 no Centro Social João Quelé Ramos reuniu diversos participantes entre eles o vice-prefeito José Pereira, os vereadores representando o Legislativo Armando de Souza e Francisco de Araujo. o presidente da conferência  Gerson  Pereira Dias, secretários municipais e demais autoridades locais e representantes dos segmentos.

 

O prefeito Arilson Targino (PSDB) em seu pronunciamento garantiu que a conferência é de suma importância para buscar soluções aos possíveis problemas existentes na cidade. “Me preocupo com o crescimento e desenvolvimento de Jateí, contudo, busco sempre melhorias para o nosso povo, mas para isso a participação popular é indispensável, indicando prioridades no âmbito municipal, estadual e federal”.

 

 

 

Durante a conferência no período da manhã o engenheiro civil Edson Kiyoshi Shimabukuro palestrou sobre o tema geral explicando como funciona o ministério das cidades, os conselhos e sua importância. Já no período vespertino o arquiteto urbanista Luiz Carlos Ribeiro falou sobre o Plano Diretor e Uso e ocupação do solo.

 

 

Como explica o presidente Gerson Pereira Dias a Conferencia da Cidade tem como objetivos principais sensibilizar e mobilizar a sociedade para estabelecimento de agendas, metas e planos de ação para enfrentar os problemas existentes na cidade e propiciar a participação popular de diversos segmentos da sociedade para a formulação de proposições e avaliações sobre as formas de execução da Política Municipal de desenvolvimento Urbano e suas áreas estratégicas.

A discussão do encontro com trabalho em grupo se fez de acordo com os Focos de cada Eixo temático: Eixo I – Criação e implementação de conselhos das cidades, planos, fundos, e seus conselhos gestores.; II – Aplicação do estatuto da cidade e dos planos diretores e a efetivação da função social da propriedade do solo urbano; III A integração da política urbana no território: política fundiária, mobilidade e acessibilidade urbana, habitação e saneamento; IV Relação entre os programas governamentais como o PAC e Minha Casa, Minha Vida e a política de desenvolvimento urbano, na qual diversas propostas para âmbito municipal, estadual e nacional foram aprovadas para serem apresentadas em 2010 na 4ª Conferência Estadual e consequentemente a Federal.

 


Durante a conferência foi feita a leitura e aprovação do regimento interno, a eleição dos delegados divididos em duas esferas, Movimentos populares Ademar Caetano e Poder público municipal e estadual Gerson Pereira.

 

Leia Também

COVID NO BRASIL
Em 24 horas, foram confirmados pelas autoridades sanitárias 24.934 novos casos de Covid-19
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Jovem morre após ser atingido por avião agrícola pilotado pelo pai
TEMPORAL - VIDEO
Forte chuva derruba árvores e deixa 23 mil pessoas sem energia
COVID NO BRASIL
Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 175 novos óbitos, totalizando 620.971
TRAGÉDIA
Deslizamento de terra destroi casarão histórico em Ouro Preto MG
TRAGÉDIA NA FAMILIA
Pai, mãe e três filhas morrem em capotamento de caminhão
BIG BROTHER
Saiba quem foram os ex-BBBs que já morreram; 3 estiveram no BBB9
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil tem 87,4 mil casos e 133 mortes em 24 horas
HOMICIDIO EM SÉRIES
Bandido que comia olhos, orelhas e bebia sangue de vítimas é preso
COVID NO BRASIL
Brasil tem em 24 horas, mais 70.765 novos casos de covid-19