Equipe de designers do grupo de artesanato Associação Reciclando Peixe – Arpeixe, do município de Coxim, foi a primeira colocada na categoria Design Sustentável do Prêmio Mercado Design Top XXI, da revista Arc Design. O prêmio destaca os melhores projetos e produtos brasileiros que foram lançados no mercado a partir de janeiro de 2001. Os vencedores das 17 categorias foram conhecidos no dia 3 de maio.
O grupo Arpeixe é um modelo de projeto de desenvolvimento sustentável, que aproveita a pele do peixe para gerar emprego e renda, sem degradar o meio ambiente. A associação participou do concurso com a coleção Mulher Peixe, lançada pelo grupo no Fashion Rio de 2006. O trabalho reúne acessórios de moda produzidos artesanalmente com couro de peixe, como bolsas, bijuterias, carteiras, cintos e vestuário.
Maria Cristina Azevedo Moura, uma das designers da coleção, comenta: “estamos muito gratificados por termos nosso trabalho reconhecido por uma revista de referência no Brasil”. A designer compartilha o reconhecimento com as artesãs integrantes do trabalho; “nós contribuímos para a inclusão do produto final no comércio, mas o protagonista é o artesão”.
O Sebrae em Mato Grosso do Sul tem participação fundamental no gerenciamento do grupo. Segundo o consultor de design do Sebrae/MS, Fábio Lapuente, “a associação tem tido apoio em vários níveis de seu desenvolvimento, passando pela parte de gestão/organizacional, produção/oficina de design e mercado/acesso a novos produtos”.
A associação Arpeixe já foi reconhecida no Prêmio Top 100 de Artesanato, juntamente com outros quatro núcleos de artesanato de Mato Grosso do Sul. O Top 100 é uma iniciativa do Sebrae Nacional destinada a premiar e reconhecer as cem melhores unidades produtivas de artesanato em todo o país. Além deste prestígio, também foi escolhida para compor o Projeto Talentos do Brasil, que tem como objetivo inserir a agricultura familiar no mundo da moda, aproveitando a matéria-prima abundante de cada região.
Indicação
Para cada categoria do Prêmio Mercado Design TOP XXI, foram selecionados três trabalhos competidores. Não houve inscrição para o prêmio, ou seja, a comissão organizadora do evento indicou livremente os concorrentes no mercado. Os primeiros lugares receberam um troféu especialmente criado pelos Irmãos Campana e os outros dois selecionados um troféu criado pelo designer Luiz Pedrazzi.
De acordo com a produtora do evento, Eliane Guglielme, “o prêmio valoriza produtos de design diferenciado que foram aprovados pelo mercado e que estão sendo comercializados, não que ficaram somente no propósito”.
No dia da revelação dos finalistas, houve uma exposição com todos os produtos e projetos selecionados e a festa de premiação. Na ocasião, foi lançada uma edição especial da revista Arc Design, dedicada ao prêmio. A cerimônia aconteceu às 20 horas, no Salão de Exposições da Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, na capital paulista.
Fátima News
Conecte-se conosco via WhatsApp!
Acesse o link abaixo e faça parte do nosso grupo VIP no WhatsApp para não perder nenhuma novidade.
Acessar Grupo VIPLeia Também

CGE e AGE de MS estão entre as empresas premiadas no IIA May Brasil 2025

PF desmonta esquema nacional de venda de diplomas falsos usados ilegalmente no mercado de trabalho

Saiba como contestar descontos não autorizados do INSS

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Mais Lidas

Colisão frontal entre camionete Hilux e Ford Fusion na BR-376 próximo ao travessão do Guilherme

Médica desaparece após deixar mensagens ao pai e pular de ponte no Rio Ivinhema

Corpo de médica desaparecida é encontrado no Rio Ivinhema

Parque de eventos recebe estrutura para a festa dos 38 anos que começa nesta SEXTA em Vicentina
