Menu
SADER_FULL
sexta, 24 de setembro de 2021
Busca
Brasil

Coincidência positiva une a seleção brasileira atual com a do Penta

21 Nov 2009 - 07h21Por Globo Esporte

É notório que a exigência física do futebol moderno fez com que jogadores cada vez mais altos fossem ganhando a concorrência com os baixinhos na busca por se tornar um atleta profissional. É claro que um talento não pode ser desperdiçado por não ter o tamanho ideal para os padrões atuais. Com apenas 1,69m, Romário se destacou até o fim da carreira, chegando a ser artilheiro do Brasileirão 2005 com 22 gols às vésperas de completar 40 anos. No entanto, ele pode ser considerado a exceção que confirma a regra.

E a seleção brasileira sob o comando de Dunga está recheada de jogadores altos, deixando a média em 1,82m. Apenas um dos considerados titulares tem menos de 1,80m. Trata-se de Robinho com 1,73m. É importante ressaltar que consideramos como equipe principal: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires e Kaká; Robinho e Luis Fabiano. No entanto, justamente o atacante do Manchester City tem a sua posição ameaçada pela boa fase de Nilmar, que tem 1,80m. A média subiria para 1,83m com a escalação do centroavante do Villarreal, que seria a maior da história do Brasil em Mundiais.

Por falar em Copa do Mundo, uma coincidência une o time atual, que já garantiu sua vaga na África do Sul em 2010, ao que fez sucesso em 2002, no Japão e na Coreia, e conquistou o pentacampeonato. A equipe dirigida por Luiz Felipe Scolari também tinha média de altura de 1,82m. A Família Scolari, como aquele grupo ficou conhecido, tinha quatro atletas com menos de 1,80m entre os titulares: Roberto Carlos (1,68m), Cafu (1,78m), Kleberson (1,75m) e Ronaldinho Gaúcho (1,76m). Para equilibrar, porém, estavam lá o goleiro Marcos com 1,93m, Rivaldo (1,87m) e um trio de zagueiros, Edmílson, Roque Júnior e Lúcio, com mais de 1,85m cada.

Altura não é sinônimo de título, pois com média de 1,81m, o Brasil caiu nas quartas de final em 2006, na Alemanha. Cinco atletas tinham menos de 1,80m: Cafu, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Emerson e Zé Roberto. Tanto isso é verdade que a menor média das últimas sete Copas foi da equipe comandada por Carlos Alberto Parreira em 1994: 1,78m. Com Romário comandando o show, o time que venceu nos Estados Unidos tinha apenas quatro jogadores titulares com 1,80m ou maiores: Taffarel (1,83m), Aldair (1,83m), Márcio Santos (1,87m) e Branco (1,80m).

A Copa de 82, na Espanha, foi a primeira vez em que a seleção brasileira tinha uma média de altura de 1,80m. Jogadores como Sócrates com 1,93m e Serginho Chulapa com 1,88m puxaram este número para cima. No entanto, um italiano de 1,74m foi o responsável pela eliminação “canarinha” e a frustração de uma geração brilhante sob as ordens de Telê Santana. Paolo Rossi fez os três gols da vitória da Azzurra por 3 a 2.

Antes disso, as médias também vinham subindo, ficando entre 1,70m e 1,78m. Na Copa de 58, no primeiro título que o Brasil conseguiu na Suécia, a média era de 1,76m, no Chile, em 62, ela subiu para 1,77m, mas em 70, no México, as alturas voltaram a cair para 1,75m. Três vezes campeão, três médias de altura distintas. No tri, o mais baixo era Rivelino com 1,69m e os mais altos Carlos Alberto Torres e Jairzinho com 1,80m. Oito anos antes, Amarildo e Zito se destacavam com 1,84m, enquanto Didi ditava o ritmo no meio-campo com 1,70m. Em 58, os mesmos Zito e Didi eram o mais alto e baixo entre os titulares, respectivamente.

Maiores craques do futebol brasileiro, Pelé e Garrincha nunca perderam quando estavam juntos em campo pela seleção. Outra coincidência une os dois campeões do mundo: 1,73m de altura. Por sinal, esta é a altura de Robinho. Prenúncio de show do atacante em território sul-africano? Só o tempo vai responder essa pergunta.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ROTA BIOCEÂNICA
Comissão mista homologa consórcio que vai construir ponte da Rota Bioceânica em MS
CASTELO DE AREIA
Idoso casa com prostituta 35 anos mais nova e flagra com outro
DOENÇA DO SÉCULO
Servidor público é encontrado pendurado em árvore
COVID-19
Ministra de Bolsonaro testa positivo para Covid e cancela agenda em Nova Andradina
ASSUSTADOR
Homem encontra boneca na parede com bilhete misterioso: "obrigada por me libertar"
VIDEOS VAZADOS
Torcedora do flamengo esquenta a web com vídeos íntimos
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra em 24 horas 36.473 novos casos e 876 novas mortes
REVOLTANTE
Criança autista vítima de maus tratos é encontrada comendo fezes de cachorro para sobreviver
HOMICIDIO X SUICÍDIO
Marido mata esposa e tira própria vida; criança de 3 anos pede socorro a vizinho
NEGLIGÊNCIA
Criança de 2 anos ao volante mata prima de 3 anos atropelada