Menu
sexta, 29 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Coincidência positiva une a seleção brasileira atual com a do Penta

21 Nov 2009 - 07h21Por Globo Esporte

É notório que a exigência física do futebol moderno fez com que jogadores cada vez mais altos fossem ganhando a concorrência com os baixinhos na busca por se tornar um atleta profissional. É claro que um talento não pode ser desperdiçado por não ter o tamanho ideal para os padrões atuais. Com apenas 1,69m, Romário se destacou até o fim da carreira, chegando a ser artilheiro do Brasileirão 2005 com 22 gols às vésperas de completar 40 anos. No entanto, ele pode ser considerado a exceção que confirma a regra.

E a seleção brasileira sob o comando de Dunga está recheada de jogadores altos, deixando a média em 1,82m. Apenas um dos considerados titulares tem menos de 1,80m. Trata-se de Robinho com 1,73m. É importante ressaltar que consideramos como equipe principal: Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e André Santos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Ramires e Kaká; Robinho e Luis Fabiano. No entanto, justamente o atacante do Manchester City tem a sua posição ameaçada pela boa fase de Nilmar, que tem 1,80m. A média subiria para 1,83m com a escalação do centroavante do Villarreal, que seria a maior da história do Brasil em Mundiais.

Por falar em Copa do Mundo, uma coincidência une o time atual, que já garantiu sua vaga na África do Sul em 2010, ao que fez sucesso em 2002, no Japão e na Coreia, e conquistou o pentacampeonato. A equipe dirigida por Luiz Felipe Scolari também tinha média de altura de 1,82m. A Família Scolari, como aquele grupo ficou conhecido, tinha quatro atletas com menos de 1,80m entre os titulares: Roberto Carlos (1,68m), Cafu (1,78m), Kleberson (1,75m) e Ronaldinho Gaúcho (1,76m). Para equilibrar, porém, estavam lá o goleiro Marcos com 1,93m, Rivaldo (1,87m) e um trio de zagueiros, Edmílson, Roque Júnior e Lúcio, com mais de 1,85m cada.

Altura não é sinônimo de título, pois com média de 1,81m, o Brasil caiu nas quartas de final em 2006, na Alemanha. Cinco atletas tinham menos de 1,80m: Cafu, Roberto Carlos, Ronaldinho Gaúcho, Emerson e Zé Roberto. Tanto isso é verdade que a menor média das últimas sete Copas foi da equipe comandada por Carlos Alberto Parreira em 1994: 1,78m. Com Romário comandando o show, o time que venceu nos Estados Unidos tinha apenas quatro jogadores titulares com 1,80m ou maiores: Taffarel (1,83m), Aldair (1,83m), Márcio Santos (1,87m) e Branco (1,80m).

A Copa de 82, na Espanha, foi a primeira vez em que a seleção brasileira tinha uma média de altura de 1,80m. Jogadores como Sócrates com 1,93m e Serginho Chulapa com 1,88m puxaram este número para cima. No entanto, um italiano de 1,74m foi o responsável pela eliminação “canarinha” e a frustração de uma geração brilhante sob as ordens de Telê Santana. Paolo Rossi fez os três gols da vitória da Azzurra por 3 a 2.

Antes disso, as médias também vinham subindo, ficando entre 1,70m e 1,78m. Na Copa de 58, no primeiro título que o Brasil conseguiu na Suécia, a média era de 1,76m, no Chile, em 62, ela subiu para 1,77m, mas em 70, no México, as alturas voltaram a cair para 1,75m. Três vezes campeão, três médias de altura distintas. No tri, o mais baixo era Rivelino com 1,69m e os mais altos Carlos Alberto Torres e Jairzinho com 1,80m. Oito anos antes, Amarildo e Zito se destacavam com 1,84m, enquanto Didi ditava o ritmo no meio-campo com 1,70m. Em 58, os mesmos Zito e Didi eram o mais alto e baixo entre os titulares, respectivamente.

Maiores craques do futebol brasileiro, Pelé e Garrincha nunca perderam quando estavam juntos em campo pela seleção. Outra coincidência une os dois campeões do mundo: 1,73m de altura. Por sinal, esta é a altura de Robinho. Prenúncio de show do atacante em território sul-africano? Só o tempo vai responder essa pergunta.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

PROTEÇÃO DO CARAMELO
Bebê de 1 ano foge e cachorro caramelo o protege durante resgate
FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante

Mais Lidas

Thiago Gaia tinha 36 anos e era morador de Dourados - Crédito: Reprodução / O Correio NewsIDENTIFICADO TRABALHADOR
Identificado o trabalhador que morreu afogado ele tinha 36 anos e era de MS
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
FÁTIMA DO SUL - JORGE MERCADO ATACAREJO
PÁSCOA é no Jorge Mercado Atacarejo, confira as OFERTAS desta quarta e quinta-feira em Fátima do Sul
Achado de cadáver
Identificado corpo de homem encontrado morto a facadas em cidade de MS