Menu
SADER_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Cana-de-açúcar tem ganho financeiro menor, mas produção cresce 18%

16 Out 2009 - 10h41Por Folha Online

Embora tenha apresentado ganho financeiro abaixo do esperado, o cultivo de cana-de-açúcar teve expansão significativa no ano passado, com produção recorde de 645 milhões de toneladas --alta de 17,4%-- e aumento de 16,5% da área colhida, na comparação com 2007.

Os dados fazem parte do levantamento Produção Agrícola Municipal 2008, divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A expansão dessa cultura não se refletiu da mesma forma em termos financeiros, já que o valor de produção da cana-de-açúcar subiu apenas 2%. Isso significa, de acordo com o IBGE, que houve redução no preço recebido pela tonelada de cana paga em 2008.

Segundo o órgão, contribuiu para a desvalorização do produto a sobra na produção mundial de açúcar e a queda no preço do petróleo, que tirou o foco, em certo momento, da produção de álcool combustível.

São Paulo segue concentrando a maior parte da cana produzida no país, com 59,8% da produção nacional, ou 386,1 milhões de toneladas.Em seguida vem o Paraná, onde estão 7,9% da safra total do produto, e Minas Gerais, com 7,4% do total. No Estado mineiro, a produção avançou 23,7% frente a 2007.

As maiores expansões, no entanto, foram observadas na região Centro-Oeste. Em Goiás, a produção de cana-de-açúcar foi ampliada em 47,9%; já no Mato Grosso do Sul, houve elevação de 34,9%.

No município de Morro Agudo, no norte paulista, foi observada a maior produção de cana do país, que totalizou 10,3 milhões de toneladas, ou 1,6% da produção total do Brasil.

Laranja

São Paulo, com 78,4% do total, seguiu concentrando também grande parte da produção nacional de laranja, que somou 18,5 milhões de toneladas em 2008. A produção de laranja da Bahia correspondeu a 6% do total, e a de Sergipe significou 4,2%.

Segundo o IBGE, a expansão da área plantada de cana-de-açúcar, em São Paulo, contribuiu de forma indireta para que houvesse um deslocamento da cultura da laranja para outras áreas do Estado.

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego