Menu
ASSEMBLEIA DEZEMBRO 2021
quarta, 1 de dezembro de 2021
SADER_FULL
Busca
Brasil

Cana-de-açúcar tem ganho financeiro menor, mas produção cresce 18%

16 Out 2009 - 10h41Por Folha Online

Embora tenha apresentado ganho financeiro abaixo do esperado, o cultivo de cana-de-açúcar teve expansão significativa no ano passado, com produção recorde de 645 milhões de toneladas --alta de 17,4%-- e aumento de 16,5% da área colhida, na comparação com 2007.

Os dados fazem parte do levantamento Produção Agrícola Municipal 2008, divulgado nesta sexta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

A expansão dessa cultura não se refletiu da mesma forma em termos financeiros, já que o valor de produção da cana-de-açúcar subiu apenas 2%. Isso significa, de acordo com o IBGE, que houve redução no preço recebido pela tonelada de cana paga em 2008.

Segundo o órgão, contribuiu para a desvalorização do produto a sobra na produção mundial de açúcar e a queda no preço do petróleo, que tirou o foco, em certo momento, da produção de álcool combustível.

São Paulo segue concentrando a maior parte da cana produzida no país, com 59,8% da produção nacional, ou 386,1 milhões de toneladas.Em seguida vem o Paraná, onde estão 7,9% da safra total do produto, e Minas Gerais, com 7,4% do total. No Estado mineiro, a produção avançou 23,7% frente a 2007.

As maiores expansões, no entanto, foram observadas na região Centro-Oeste. Em Goiás, a produção de cana-de-açúcar foi ampliada em 47,9%; já no Mato Grosso do Sul, houve elevação de 34,9%.

No município de Morro Agudo, no norte paulista, foi observada a maior produção de cana do país, que totalizou 10,3 milhões de toneladas, ou 1,6% da produção total do Brasil.

Laranja

São Paulo, com 78,4% do total, seguiu concentrando também grande parte da produção nacional de laranja, que somou 18,5 milhões de toneladas em 2008. A produção de laranja da Bahia correspondeu a 6% do total, e a de Sergipe significou 4,2%.

Segundo o IBGE, a expansão da área plantada de cana-de-açúcar, em São Paulo, contribuiu de forma indireta para que houvesse um deslocamento da cultura da laranja para outras áreas do Estado.

Leia Também

DOENTIO
Mulher descongela geladeira e encontra corpo de bebê escondido em sacola
PONTE BIOCEÂNICA
Ponte Bioceânica vai ganhar nova data de lançamento; Bolsonaro e Marito participam
AÇÕES DO GOVERNO MS
Com estados da região Sul, Azambuja quer integração ferroviária e união para redução de carbono
PIX SAQUE
Pix Saque começa hoje:comércio vê nova ferramenta como chamariz para clientes,mas teme por segurança
TRAGÉDIA NA LINHA DO TREM
vítima comemorou aniversário do marido um dia antes de morrer com a filha em acidente com trem
COVID NO BRASIL
Covid-19: Brasil registra 229 óbitos e 9,2 mil novos casos
# PREVENIR É O REMÉDIO
Covid-19: Brasil registra 303 mortes e 12.126 casos em 24 horas
DESESPERO
Vídeo: veja momento em que calçada cede e pessoas caem em rio
PÂNICO NO AEROPORTO
Vídeo mostra passageiros gritando e muito desespero em avião da Azul; veja
EMBOSCADA
Jovem morre após ser atingida por tiro na cabeça