O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central fez uma avaliação das tendências da inflação e concluiu que as correções de preços de energia elétrica apontam para acumulado de 3,3% no ano, e não mais os 4,6% estimados na reunião de janeiro.
A reavaliação está na ata da reunião que o Copom realizou na semana passada, e que foi distribuída hoje pelo BC. O documento mostra também que foram mantidas as demais projeções para os preços administrados por contrato ou monitorados, com telefonia fixa aumentando 3,9%, e gasolina e gás de cozinha com reajuste zero em 2007.
Esses preços incluem, porém, outros serviços como educação, medicamentos, transporte coletivo urbano, água e saneamento. No cômputo geral, esses preços devem, evoluir 4,5% nas projeções do Copom, e eles representam quase um terço na composição do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que baliza a inflação oficial.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os preços administrados corresponderam a 31,15% do IPCA de janeiro.
A projeção do Copom para a correção dos preços administrados neste ano está acima da estimativa de 4%, revelada no Boletim Focus, que resulta de pesquisa que o BC faz todas as sextas-feiras com uma centena de analistas de mercado e de instituições financeiras sobre tendências dos principais indicadores da economia.
Invertia
Junte-se a nós no WhatsApp!
Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.
EntrarLeia Também

Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos

Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida

Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado

Concurso do INSS oferece mil vagas e salário inicial que pode chegar até R$ 9 mil

Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF
Mais Lidas

Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas

Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer

TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta

Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
