Menu
quinta, 28 de março de 2024
Busca
Busca
Brasil

Bancários de Dourados avaliam greve amanhã

3 Out 2006 - 10h23
Acontece amanhã mais uma assembléia de negociação onde os bancários de Dourados e região discutirão uma possível aderência à greve por tempo indeterminado que deve acontecer em âmbito nacional. As assembléias vão acontecer em todo o Estado. Os bancários primeiro vão analisar a proposta da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), que deve ser feita hoje.

“Eles prometeram melhorar a proposta de 2% de reajuste que foi apresentada semana passada”, explicou o presidente do Sindicato dos Bancários de Dourados e Região, João Simioni.

Ele esclareceu que a população já vem sendo alertada desde o mês passado sobre uma possível greve geral. Foram feitas várias ações, como o fechamento de agências ou retardamento na abertura e atos públicos. Em Dourados e região são algo em torno de 600 funcionários de bancos privados e estatais que podem aderir a greve.

Caso a proposta da Fenaban não seja aceita, os bancários começam a greve já na quinta-feira. Em Dourados são 22 agências que podem fechar.

A categoria quer 7,02% de reajuste, 2,85% da inflação do período e revisão na participação dos lucros.

A última longa greve dos bancários aconteceu em 2004, quando a paralisação durou quase 30 dias. Na ocasião a categoria conseguiu que os banqueiros repusessem as perdas da inflação.

O ano passado à greve não teve a adesão da maioria e o movimento de paralisação durou cerca de uma semana. Mas novamente a categoria conseguiu a reposição da inflação. “Este ano nem a inflação os banqueiros estão oferecendo”, lamentou o sindicalista.

Movimento Nacional
A greve dos bancários deve se espalhar depois das assembléias marcadas que iriam acontecer na tarde de ontem. O movimento pode atingir a partir de hoje oito Estados e seis capitais, além de cidades do interior. A paralisação, que começou na quarta-feira da semana passada, atingiu até ontem cinco Estados e cinco capitais.

O calendário oficial do comando nacional dos bancários está mantido. A reunião de negociação com a Fenaban acontece na tarde de hoje, a assembléia nacional está marcada para a quarta e a greve geral, na quinta-feira.

Estavam em greve ontem as agências dos estados do Maranhão, Rio Grande do Norte, Bahia, Pernambuco e Goiás. Também há bancários de braços cruzados nas capitais Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Florianópolis (SC) e Palmas (TO). No total, a o comando de greve estima que cerca de 80 mil bancários já estão parados.

A partir de amanhã podem parar bancários de Alagoas, Paraíba, Piauí e da capital mineira Belo Horizonte. Em São Paulo, apenas o sindicato de Bauru decidiu pela greve, seguida por parte dos bancários. Os demais acompanham o calendário do comando nacional e aguardam a negociação com a Fenaban.
 
Diário MS
 
 
 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL E REGIÃO
Eleições Municipais de 2024: Prazo para regularização da situação eleitoral termina no mês de Maio
Aniversário
Celebração de amor e alegria: O primeiro aniversário do pequeno Nicolas! Um marco de amor em família
Saúde
Família pede ajuda para custear tratamentos médicos de criança com hidrocefalia em Campo Grande
Screenshot_2024 03 19 10 56 58 024_com.whatsapp edit 30/03
A Paróquia Nossa Sra. de Fátima, convida a população para Ceia de Páscoa com Jantar Dançante
PLANTÃO TRAGÉDIA
Bebê morre ao ser esquecido dentro do carro no calor de 30°C

Mais Lidas

FATIMASSULENSE PRECISANDO
Fatimassulense precisa dos doadores de sangue, veja com ajudar o amigo Arnaldo Nardon
Lucineia possui uma tatuagem no ombro esquerdo do antebraço - Crédito: Arquivo pessoalCOMPARTILHEMMMM
Desaparecida há mais de 01 ano, família busca pelo paradeiro de Lucineia; COMPARTILHEMMM
GRAVE ACIDENTE
Acidente entre carros e caminhão deixa duas pessoas em estado grave na BR-163
FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS de PÁSCOA e sábado tem DIA 'J' no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Motociclista passou direto a rotatória; Fotos: Leandro HolsbachIDENTIFICADO
Identificado o jovem que morreu após bater moto em poste de energia, ele tinha 29 anos