Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Atividade física e alimentação ajudam a aliviar sintomas da menopausa

24 Out 2009 - 09h00Por Revista Viva a Saúde

A transição da fase reprodutiva da mulher para a não reprodutiva é marcada pela menopausa. A última menstruação, gerada pela redução do estrogênio e da progesterona, ocorre por volta dos 50 anos de idade e a partir daí, a mulher deve se acostumar com a irregularidade menstrual, calor e transpiração excessivos, irritação e alterações no humor. Até que a menstruação cesse definitivamente esses sintomas se tornam um verdadeiro tormento e em alguns casos podem levar a sintomas psicológicos. "Em sociedades como a nossa, em que a juventude e a fertilidade são excessivamente valorizadas, a mulher passa a se sentir vazia e improdutiva com a chegada dos sintomas. Por isso, a menopausa passa a representar o medo de envelhecer e a sensação de inutilidade", esclarece Maria Helena Bastos, ginecologista e obstetra que desenvolve um trabalho de saúde integral, priorizando o tratamento alternativo para a saúde da mulher no estado da Bahia.

 

 

Para Maria Helena a menopausa é apenas a definição de um período da vida da mulher e não um compromisso com a doença ou com o sofrimento. Por este motivo, não deve ser tratada como tal. "A falta de informação causa muita insegurança e confusão. Porém, se a mulher compreender o sentido dessa passagem, estará mais preparada e confiante para escolher os recursos disponíveis e tornar este período o mais suave possível", orienta a especialista.

 

 

Os desconfortos são causados pelos esforços que o organismo faz para se adaptar às oscilações dos níveis hormonais que, muitas vezes, são fortemente acentuados por nosso estilo de vida e pelo que comemos, ou que deixamos de comer. "Uma dieta balanceada, aliada a prática regular de exercícios, evita não apenas o ganho de peso como também ameniza os sintomas", recomenda César Eduardo Fernandes, ginecologista e professor da Faculdade de Medicina do ABC e presidente do conselho científico da Associação Brasileira do Climatério (SOBRAC).

 

 

Fernandes frisa que o acompanhamento médico nessa fase é indispensável. "Um especialista pode oferecer todo o apoio e suporte que a paciente necessita e recomendar medidas preventivas a maioria dos sintomas da menopausa", completa.

 

 

O meio mais utilizado hoje para o alívio dos sintomas da menopausa é a terapia de reposição hormonal (TRH) por meio de medicamentos, mas César Fernandes faz questão de lembrar que isso só deve ser feito individualmente sob prescrição e observação médica, já que esse tipo de terapia pode causar efeitos colaterais e é contraindicada em casos trombose, câncer de mama e do endométrio, hepatite e outros. "Se o tratamento for seguido de maneira responsável, os benefícios vão além do alívio dos sintomas, a paciente ganha em qualidade de vida. Alguns medicamentos ainda proporcionam proteção contra a perda de colágeno da pele e conservam a massa óssea com consequente redução no risco de fraturas por osteoporose, que são comuns nessa fase", conclui.

 

 

Para as mulheres que não desejam ou não podem se submeter a uma reposição hormonal, a ginecologista Maria Helena Bastos indica atividades físicas e uma dieta rica em frutas e legumes, além de um tratamento dietético a base de soja. "A soja é rica em fitoestrogênios, substância com ação igual ao estrogênio. Uma xícara de feijão de soja fornece aproximadamente 300mg da substância", recomenda.

 

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda
Entretenimento
Bruna Viola confirmada para se apresentar na 47ª Festa da Fogueira em Jateí, MS
FATIMASSULENSE DESTAQUE NO RODEIO
Fatimassulense Júlio Macário é Pódio no rodeio em touros da 25º Expoad em Deodápolis