Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
quarta, 16 de junho de 2021
Busca
Brasil

Atividade física e alimentação ajudam a aliviar sintomas da menopausa

24 Out 2009 - 09h00Por Revista Viva a Saúde

A transição da fase reprodutiva da mulher para a não reprodutiva é marcada pela menopausa. A última menstruação, gerada pela redução do estrogênio e da progesterona, ocorre por volta dos 50 anos de idade e a partir daí, a mulher deve se acostumar com a irregularidade menstrual, calor e transpiração excessivos, irritação e alterações no humor. Até que a menstruação cesse definitivamente esses sintomas se tornam um verdadeiro tormento e em alguns casos podem levar a sintomas psicológicos. "Em sociedades como a nossa, em que a juventude e a fertilidade são excessivamente valorizadas, a mulher passa a se sentir vazia e improdutiva com a chegada dos sintomas. Por isso, a menopausa passa a representar o medo de envelhecer e a sensação de inutilidade", esclarece Maria Helena Bastos, ginecologista e obstetra que desenvolve um trabalho de saúde integral, priorizando o tratamento alternativo para a saúde da mulher no estado da Bahia.

 

 

Para Maria Helena a menopausa é apenas a definição de um período da vida da mulher e não um compromisso com a doença ou com o sofrimento. Por este motivo, não deve ser tratada como tal. "A falta de informação causa muita insegurança e confusão. Porém, se a mulher compreender o sentido dessa passagem, estará mais preparada e confiante para escolher os recursos disponíveis e tornar este período o mais suave possível", orienta a especialista.

 

 

Os desconfortos são causados pelos esforços que o organismo faz para se adaptar às oscilações dos níveis hormonais que, muitas vezes, são fortemente acentuados por nosso estilo de vida e pelo que comemos, ou que deixamos de comer. "Uma dieta balanceada, aliada a prática regular de exercícios, evita não apenas o ganho de peso como também ameniza os sintomas", recomenda César Eduardo Fernandes, ginecologista e professor da Faculdade de Medicina do ABC e presidente do conselho científico da Associação Brasileira do Climatério (SOBRAC).

 

 

Fernandes frisa que o acompanhamento médico nessa fase é indispensável. "Um especialista pode oferecer todo o apoio e suporte que a paciente necessita e recomendar medidas preventivas a maioria dos sintomas da menopausa", completa.

 

 

O meio mais utilizado hoje para o alívio dos sintomas da menopausa é a terapia de reposição hormonal (TRH) por meio de medicamentos, mas César Fernandes faz questão de lembrar que isso só deve ser feito individualmente sob prescrição e observação médica, já que esse tipo de terapia pode causar efeitos colaterais e é contraindicada em casos trombose, câncer de mama e do endométrio, hepatite e outros. "Se o tratamento for seguido de maneira responsável, os benefícios vão além do alívio dos sintomas, a paciente ganha em qualidade de vida. Alguns medicamentos ainda proporcionam proteção contra a perda de colágeno da pele e conservam a massa óssea com consequente redução no risco de fraturas por osteoporose, que são comuns nessa fase", conclui.

 

 

Para as mulheres que não desejam ou não podem se submeter a uma reposição hormonal, a ginecologista Maria Helena Bastos indica atividades físicas e uma dieta rica em frutas e legumes, além de um tratamento dietético a base de soja. "A soja é rica em fitoestrogênios, substância com ação igual ao estrogênio. Uma xícara de feijão de soja fornece aproximadamente 300mg da substância", recomenda.

 

 

Deixe seu Comentário

Leia Também

COPA X VIRUS
'Desse jeito, o vírus vai levantar a taça', diz deputado após 52 infectados na Copa América
FAMOSIDADES
Apresentador mostra fotos de viagens românticas com filha de Faustão e se declara
SEIS DIAS DE TERROR
Homem mata uma família e aterroriza moradores em seis dias de fuga deixando rastros de crimes
TRISTEZA E COMOÇÃO
Jovem engenheiro morre em acidente com moto e comove cidade
MUI AMIGO
Homem obriga mulher de amigo a fazer sexo oral e leva surra em delegacia
DOENÇA DO SÉCULO
Homem de 33 anos deixa carta de despedida e tenta pular de ponte
ABSURDO
Família registra boletim de ocorrência após vitima de covid ser sepultado em cemitério errado
ANTECIPAÇÃO
Governo antecipa pagamento de parcelas do auxílio emergencial
918d8b7fa56ee0a828ae4ad908fedeb3 ATENTADO AO PUDOR
Casal é flagrado fazendo sexo em plena praça pública no dia dos Namorados
TRAGEDIA NA RODOVIA
Jovem morre após desviar de buraco e cair com carro em córrego