Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Assembléia aprova moção contra invasão de terra

13 Out 2009 - 15h50Por Fátima News, com Assessoria

A Assembléia Legislativa aprovou na sessão desta terça-feira moção de repúdio contra a recente invasão e depredação da fazenda Santo Henrique,  da multinacional Cutrale, no interior paulista, cuja ação está sendo creditada a integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).

De autoria do deputado Antonio Carlos Arroyo (PR), a moção foi aprovada pelo plenário da Casa sem o apoio dos petistas Pedro Kemp, Amarildo Cruz e Paulo Duarte, além do Coronel Ivan (PRTB).

Os deputados favoráveis a moção, em sua maioria da base aliada do governo, se revezaram na tribuna para protestar contra o que consideram uma agressão ao direito de propriedade.

Para o democrata Zé Teixeira, o direito de propriedade tem de ser respeitado sob pena de a Constituição Federal ser ferida. “Na Constituição é proibido invadir o que é do outro”, protestou, ao contrariar posição do petista Amarildo Cruz, que saiu em defesa dos sem-terra, alegando que a área invadida teria sido grilada pela Cutrale.

“Isso não justifica, quem invadiu primeiro (...), um erro não se corrige com o erro do outro, porque se as terras foram invadidas pela Cutrale, é porque a União é conivente”, reagiu Zé Teixeira, ao lembrar outros episódios ocorridos inclusive em Mato Grosso do Sul, envolvendo tanto sem-terra como indígenas.

Representante da classe ruralista na Assembléia, Zé Teixeira se referiu ao conflito de áreas no Estado, motivado por ações semelhantes.

“Isso acontece em 28% das terras em Mato Grosso do Sul invadidas por índios”, recordou o parlamentar, ao defender medidas emergenciais para impedir que esses tipos de agressões tenham continuidade não apenas no Estado, mas em outras regiões do País.

“Vou apoiar a moção para mostrar a indignação da Assembléia”, colocou o deputado, lembrando ainda que, além da invasão os  agressões promoveram depredação na fazenda, destruindo parte do plantio de laranjas.

Ainda em seu discurso, Zé Teixeira lembrou que o presidente Lula classificou de "vandalismo" a ação dos militantes do MST na Fazenda Santo Henrique, da Cutrale.

Após a invasão ocorrida no dia 28 de setembro, os sem-terra arrancaram cerca de 7 mil pés de laranja, destruíram ou danificaram 28 tratores, além de depredarem instalações.

Eles também são acusados de furtar equipamentos, defensivos e pertences de famílias de colonos, expulsas da propriedade. 

O discurso de Zé Teixeira foi elogiado pelo deputado Júnior Mochi (PMDB). “Gostaria de parabenizar vossa excelência, acho que no regime democrático o importante é o respeito às leis, aquilo (invasão) é quebra de lei e desordem, não podemos coadjuvar com isso”, disse.

 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
MAUS-TRATOS
Cachorros são resgatados dentro de caixa em bagageiro de ônibus
TRAGÉDIA
Mulher passa mal ao ver marido infartar e morre 30 minutos depois dele
SEM ATENDIMENTO
Grávida que morreu sem atendimento 'vomitou sangue pelo nariz e boca'
VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação