Menu
sexta, 19 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Artigo "Sociedade, Corrupção e Ética" de Antonio Néres

15 Set 2006 - 14h00

SOCIEDADE, CORRUPÇÃO E ÉTICA

 

 

*Antonio Néres

 

A corrupção é um tema recorrente não só no Brasil, mas também em outros países, com maior ou menor grau de intensidade.

 

O Brasil, por vários momentos, habituou-se com notícias de corrupção em órgãos públicos. Contudo, não é razoável imaginar que tal comportamento esteja adstrito a esse único segmento ou setor da sociedade. As notícias de desvios de recursos públicos e de outros comportamentos reprováveis dos "homens" públicos refletem as atitudes de uma sociedade que é tolerante e solícita com tais práticas. Aqui se incluem todas as camadas sociais, seja por interesse, ignorância ou omissão. Numa revisão histórica, pode-se constatar que nos diversos momentos da evolução do Estado brasileiro a corrupção esteve presente e a sociedade não apresenta ou apresentou alguma forma espontânea de insurgência.

 
Para além das práticas desvirtuadas na administração pública, na sociedade civil também somos assacados pela "lei de levar vantagem", pela qual presenciamos as mais diversas formas de comportamentos frente ao cotidiano. A proibição de fumar advinda de lei votada e posta em vigor, convivendo com o paradoxo dos incentivos públicos para a produção de fumo em alguns estados brasileiros e outros benefícios à indústria tabaqueira. Talvez daí venha o dizer: a lei que pegou ou a lei que não pegou, numa explícita alusão de que a desobediência às leis é uma prática possível e tolerada. Os controladores de velocidade que precisam de placas indicativas de sua localização, para que ninguém seja surpreendido acima da velocidade permitida. O estacionamento em fila dupla, em local proibido, mas tolerado e praticado à abundância, por que afinal é só um pouquinho, enquanto "espero meu filho/filha ou meu amigo que só foi buscar um envelope", ou por qualquer outra desculpa, não interessando o transtorno ao trânsito e às outras pessoas. O carro estacionado  com o som em alto volume - não se questionando o gosto ou mesmo o querer escutar tal música, o cachorro solto, o jogo de bola em local não apropriado, a bebedeira, porque afinal é "verão", é "final de semana", e, ainda, o lixo produzido que fica em locais inadequados, não se importando o transtorno e problemas que irá causar a outras pessoas. A "cola" na prova, como prática enraizada inclusive com a criação de jargão de incentivo "quem não cola não sai da escola".


Muitos outros exemplos poderiam ser citados. Temos a sensação de uma indicação quase infinita de situações inadequadas e corrompidas do viver em sociedade. Daí a impressão de que grande número dos seres humanos, sociáveis por natureza no dizer de Aristóteles, não aprendeu ou quis aprender limites necessários ao bom e pacífico convívio.


Viver em sociedade significa relacionamento e toda e qualquer relação que se pretenda edificante e prazerosa deverá ter a ética como baliza. A ética não pode ser vista, exclusivamente, como um padrão de comportamento profissional. É mais do que isso é a ação consciente que persegue ventura e diz respeito à qualificação de toda a conduta humana. Falar dos outros é fácil, de vez em quando é bom fazermos uma reflexão, uma auto-análise do nosso comportamento e da nossa conduta nas mais diferentes situações em nosso convívio com a sociedade. Com já dizia o filósofo K-xote: “Macaco senta em cima do rabo e fica se divertindo com o rabo dos outros”.

 

O autor é radialista, jornalista e apresentador de TV

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: REDES SOCIAISCULTURAMA DE LUTO
Culturama se entristece com a morte de Vanderleia Martins, CEIM divulga Nota de Pesar
OLHA A HISTÓRIA
Mulher é presa por matar namorado e incendiar carro com o corpo dentro
FOTO: GEONE BERNARDOFRENTE FRIA CHEGOU
Frente fria chega com força e traz mínima de 10°C na primeira do ano; confira a previsão
FOTOS: SARA ARAÚJOFÁTIMA DO SUL E SUA HISTÓRIA
Documentário revela as histórias e encantos das ruas de Fátima do Sul
O crime foi cometido durante a madrugada desta quinta-feira (18) / PCMSCOISA DE DOIDO
Mãe e padrasto são presos após abandonar filhos e recém-nascido para roubar moto