Menu
SADER_FULL
terça, 26 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Artigo "Sociedade, Corrupção e Ética" de Antonio Néres

15 Set 2006 - 14h00

SOCIEDADE, CORRUPÇÃO E ÉTICA

 

 

*Antonio Néres

 

A corrupção é um tema recorrente não só no Brasil, mas também em outros países, com maior ou menor grau de intensidade.

 

O Brasil, por vários momentos, habituou-se com notícias de corrupção em órgãos públicos. Contudo, não é razoável imaginar que tal comportamento esteja adstrito a esse único segmento ou setor da sociedade. As notícias de desvios de recursos públicos e de outros comportamentos reprováveis dos "homens" públicos refletem as atitudes de uma sociedade que é tolerante e solícita com tais práticas. Aqui se incluem todas as camadas sociais, seja por interesse, ignorância ou omissão. Numa revisão histórica, pode-se constatar que nos diversos momentos da evolução do Estado brasileiro a corrupção esteve presente e a sociedade não apresenta ou apresentou alguma forma espontânea de insurgência.

 
Para além das práticas desvirtuadas na administração pública, na sociedade civil também somos assacados pela "lei de levar vantagem", pela qual presenciamos as mais diversas formas de comportamentos frente ao cotidiano. A proibição de fumar advinda de lei votada e posta em vigor, convivendo com o paradoxo dos incentivos públicos para a produção de fumo em alguns estados brasileiros e outros benefícios à indústria tabaqueira. Talvez daí venha o dizer: a lei que pegou ou a lei que não pegou, numa explícita alusão de que a desobediência às leis é uma prática possível e tolerada. Os controladores de velocidade que precisam de placas indicativas de sua localização, para que ninguém seja surpreendido acima da velocidade permitida. O estacionamento em fila dupla, em local proibido, mas tolerado e praticado à abundância, por que afinal é só um pouquinho, enquanto "espero meu filho/filha ou meu amigo que só foi buscar um envelope", ou por qualquer outra desculpa, não interessando o transtorno ao trânsito e às outras pessoas. O carro estacionado  com o som em alto volume - não se questionando o gosto ou mesmo o querer escutar tal música, o cachorro solto, o jogo de bola em local não apropriado, a bebedeira, porque afinal é "verão", é "final de semana", e, ainda, o lixo produzido que fica em locais inadequados, não se importando o transtorno e problemas que irá causar a outras pessoas. A "cola" na prova, como prática enraizada inclusive com a criação de jargão de incentivo "quem não cola não sai da escola".


Muitos outros exemplos poderiam ser citados. Temos a sensação de uma indicação quase infinita de situações inadequadas e corrompidas do viver em sociedade. Daí a impressão de que grande número dos seres humanos, sociáveis por natureza no dizer de Aristóteles, não aprendeu ou quis aprender limites necessários ao bom e pacífico convívio.


Viver em sociedade significa relacionamento e toda e qualquer relação que se pretenda edificante e prazerosa deverá ter a ética como baliza. A ética não pode ser vista, exclusivamente, como um padrão de comportamento profissional. É mais do que isso é a ação consciente que persegue ventura e diz respeito à qualificação de toda a conduta humana. Falar dos outros é fácil, de vez em quando é bom fazermos uma reflexão, uma auto-análise do nosso comportamento e da nossa conduta nas mais diferentes situações em nosso convívio com a sociedade. Com já dizia o filósofo K-xote: “Macaco senta em cima do rabo e fica se divertindo com o rabo dos outros”.

 

O autor é radialista, jornalista e apresentador de TV

Leia Também

LIÇÕES DA BÍBLIA
Amem o estrangeiro
LIÇÕES DA BÍBLIA
Circuncidem seu coração
OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS