Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 22 de outubro de 2021
Busca
Brasil

Alunos de Caarapó passam por exames de tracoma

20 Out 2006 - 10h03

Cerca de 250 alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Arcênio Rojas, de Caarapó, e Ñandejara, da Reserva Indígena Te´ýikue, foram atendidos com a realização de exames no âmbito do Inquérito Epidemiológico Nacional de Tracoma em escolas. O objetivo é detectar a doença em alunos da primeira a quarta série do ensino fundamental.

O tracoma é uma doença crônica dos olhos causada pela bactéria Chlamydia trachomatis. Os sintomas no infectado incluem olhos vermelhos, secreção, fobia à luz, dor, lacrimejamento excessivo e, por último, a obstrução da visão. A doença é uma das três maiores causadora da cegueira. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se  a existência de 146 milhões de pessoas com o tracoma no mundo, dos quais seis milhões são cegos.

Caarapó foi escolhido através do processo de seleção realizado pelo Ministério da Saúde, onde cada estado do país realiza em média o exame em sete mil e duzentas crianças nas escolas. Os critérios para sorteios são Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo da média nacional, que é de 0,764 e crianças de escolas públicas de 1ª a 4ª série.

Os exames foram feitos pelo farmacêutico do Ministério da Saúde, Antônio Everson Pombo de Farias, pelo técnico da Funasa, Caetano Alves Rugas, e pela técnica da Secretaria de Saúde de Mato Grosso do Sul, Carmem Soares lima, da cidade de Naviraí, com acompanhamento da Secretaria Municipal de Saúde de Caarapó.
 
 
 
Fátima News

Leia Também

OLIMPÍADA 2024
Atletas de MS terão bolsas de até R$ 7 mil para competir nos jogos olímpicos
LIÇÕES DA BÍBLIA
Estudo adicional
VOLTOU A SUBIR
Covid-19: Brasil registra 15.609 casos e 373 mortes em 24 horas
ESTAVA DESAPARECIDO
Corpo de pescador é encontrado dentro de jacaré
LIÇÕES DA BÍBLIA
O principal mandamento
BAIXARAM A GUARDA
Covid-19: Brasil registra 390 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas
LIÇÕES DA BÍBLIA
Se me amam, guardarão os Meus mandamentos
OPORTUNIDADE DE EMPREGO
Funtrab está com 655 vagas para indígenas interessados em trabalhar em lavouras de maçã em SC e RS
ALERTA TEMPORAIS
Chance de Tempestades (La Ninã) no final do ano é de 87%, aponta atualização do NOAA
LIÇÕES DA BÍBLIA
Ele nos amou primeiro