Menu
quarta, 24 de abril de 2024
Busca
Busca
Brasil

Alimento industrializado pode ser uma boa escolha na dieta

30 Abr 2011 - 06h20Por clicRBS.com.br

Para muitos, uma dieta equilibrada é sinônimo de um cardápio repleto de alimentos naturais, considerados mais saudáveis e ricosem nutrientes.

Na realidade, nem sempre o fato de o alimento ser natural garante que ele tenha um perfil nutricional melhor, segundo a coordenadora de nutrição do Instituto Minha Escolha, Carolina Godoy.

É equivocado pensar que todos os alimentos naturais ou receitas feitas em casa são saudáveis e podem ser consumidos à vontade.

Atualmente, a indústria tem várias iniciativas voltadas para a manutenção da saúde e incluir equilíbrio na dieta é a chave para a saúde do corpo — afirma a especialista.

Isso pois os alimentos naturais nem sempre apresentam todas as substâncias necessárias para o bom andamento do organismo e o fator da higiene pode ser um problema.

Alimentos não processados ou manipulados indevidamente podem apresentar bactérias, que causam inúmeros problemas como a intoxicação alimentar — complementa Carolina, citando o exemplo da diferença entre a maionese caseira e industrializada:

A maionese pronta é muito mais segura e saudável do ponto de vista nutricional, por conta das calorias e quantidade de gorduras boas presentes na fórmula. No caso da caseira, além de ter valor energético muito maior, pode estragar facilmente — explica.

Entre os exemplos industriais de produtos em prol da saúde, os alimentos funcionais ricos em nutrientes como fitoesteróis são destaque.

Eles não são produzidos pelo corpo, mas colaboram para baixar o colesterol ruim no sangue.

Para se ter uma ideia, para consumir a quantidade recomendada de fitoesteróis (2g diárias), seria necessário comer 425 tomates ou 210 cenouras, todos os dias.

Com a ajuda dos alimentos funcionais, porções muito menores cumprem a mesma função, além da praticidade a possibilidade de transportar os alimentos — esclarece a nutricionista.

Existem, na indústria alimentar, opções de produtos certificados que atestam sua qualidade. O selo do Programa Minha Escolha é um exemplo.

A iniciativa global garante teores controlados de sódio, açúcar e gorduras saturadas e trans - nutrientes que prejudicam a saúde, quando consumidos em excesso. Já são mais de 5.000 produtos aprovados em todo o mundo.

Só no Brasil, são mais de 200 produtos, que vão de barras de cereal a sopas prontas.

Atitudes como essa facilitam as escolhas do consumidor e a rotina alimentar saudável, conclui Carolina.

Veja abaixo exemplos de produtos industrializados, que também podem ser saudáveis:

Castanha de caju

Pode ser considerada muito calórica ou muito salgada e, em alguns casos, é frita. Mas existem opções no mercado desenvolvidas sem gordura para fritura ou excesso de sal.

Molho de Tomate

Existem molhos com baixo teor de gordura e níveis de sódio controlados, além de baixas calorias.

Catchup

Um molho como catchup pode se tornar mais saudável? Sim! Existe no mercado opções do produto com teor reduzido de sal e açúcar.

Caldo em gel

No preparo dos alimentos, os temperos prontos parecem ser sempre os vilões, mas há opções saudáveis dentro dessa categoria.

Presunto de Peru

Presunto de peru é uma ótima opção para quem gosta de fazer lanches e consumir frios. Funciona como um bom substituto ao presunto suíno e pode ser consumido exporadicamente.

Maionese

O produto ainda é cercado de mitos. Na realidade, maionese é feita com óleo vegetal, e tem gorduras mono e poliinsaturadas — consideradas boas para a saúde. Versões tradicionais e com leite são indicadas.

Sopa pronta

Sopa industrializada pode ser uma opção para quando bate a fome, por ter baixas calorias. Inclusive, algumas são fonte de vitaminas e fibras, porém é recomendado não abusar e ficar de olho na quantidade de sódio que elas fornecem.

Molho para salada

Muitas vezes nos alimentamos com saladas, o que é muito saudável, porém muito regadas a azeite, molhos a base de creme de leite, queijos etc...

Cereal Matinal

Geralmente as pessoas não se atentam a isso, mas grande parte dos cereais matinais do mercado são ricos em açúcar! Porém, existem opções com níveis controlados do ingrediente e ricos em fibra

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

VICENTINA - PROGRESSO
Prefeito Marquinhos do Dedé lidera avanço histórico rumo ao saneamento completo em Vicentina
Fátima Fest 2024
Agora é oficial Luan Santana divulga em sua agenda a data do show em Fátima do Sul no Fátima Fest
Ajude
Mãe luta por tratamento de filha especial e por sobrevivência dos outros filhos em Campo Grande
Saúde
Repórter Dhione Tito faz cirurgia no joelho e se diz confiante para correr atrás do boi de rodeio
Saúde
Professora de Campo Grande luta contra câncer em estágio avançado e precisa da sua ajuda

Mais Lidas

FOTO: BLOG FAVO DE MELFÁTIMA DO SUL DE LUTO
Fátima do Sul com tristeza se despede do querido amigo Mirão, família informa sobre velório
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência BrasilSORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
FEMINICÍDIO
Família se despede de Andressa em velório após ser atropelado por marido
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social)LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul
ASSASSINATO
Mulher morta com 30 facadas desistiu de programa por achar assassino 'muito feio' em MS