Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 9 de maio de 2025
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Brasil

Agência Rural vê área recorde para próxima safra de soja

21 Jul 2010 - 10h36Por Conjuntura Online

A próxima safra de soja do Brasil poderá ocupar uma área plantada recorde de 24 milhões de hectares, estimou a Agência Rural em sua primeira estimativa de intenção de plantio para 2010/11 no país, o segundo produtor global da oleaginosa após os EUA.

A ser confirmada a previsão, a semeadura de soja do Brasil teria um crescimento de 3 por cento em relação à safra 2009/10, considerando os números da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) de 23,35 milhões de hectares.

No caso de se repetir a mesma produtividade de 09/10, um ano que o Brasil contou com as boas chuvas do fenômeno El Niño, o Brasil poderia produzir um recorde 70,5 milhões de toneladas, o que seria um aumento de 2,6 por cento na comparação com a colheita encerrada no primeiro semestre deste ano.

Uma safra daquela magnitude já é esperada pela indústria. No início do mês, o presidente da Abiove, Carlo Lovatelli, disse que a nova safra brasileira poderia atingir 71 milhões de toneladas.

Entretanto, há quem diga que a atuação do La Niña em 10/11 possa não favorecer as lavouras como ocorreu a última safra.

Em 09/10, o Brasil obteve uma produtividade média de 2,94 toneladas por hectare, segundo a Conab.

O Mato Grosso, maior produtor brasileiro e um dos primeiros Estados a iniciar a semeadura, em meados de setembro, deverá registrar um aumento de 1,9 por cento na área plantada, para 6,3 milhões de hectares, segundo a Agência Rural.

O Paraná, segundo produtor nacional, também ampliaria o plantio, em 4,3 por cento, para 4,7 milhões de hectares, assim como outros importantes produtores, como o Rio Grande do Sul (+3,1 por cento).

Em nenhum Estado a área cairá ante 09/10, segundo a Agência Rural.

Junte-se a nós no WhatsApp!

Toque no botão abaixo e entre no nosso grupo exclusivo do WhatsApp para receber atualizações em primeira mão.

Entrar

Leia Também

Maristela Cantadori, Comunicação Fundect *com informações do IFMS
Projeto de MS apoiado pela Fundect representa o Brasil em evento nos Estados Unidos
Deputado Ricardo Ayres (Republicanos-TO) - Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados JOGOS ONLINE
Congresso mira novas limitações às bets; plataforma de cassino que paga no cadastro já é proibida
Tempo
Feriado e final de semana tem previsão de tempo firme com temperaturas amenas no Estado
INSS - IMAGEM:  Rafa Neddermeyer/Agência Brasil CONCURSO INSS 2025
Concurso do INSS oferece mil vagas e salário inicial que pode chegar até R$ 9 mil
Três pessoas foram flagradas na saída da Granja Comary; Foto: Divulgação
Quadrilha é presa por furtar bolas, chuteiras e uniformes da CBF

Mais Lidas

PROCESSO SELETIVOPROCESSO SELETIVO
Prefeitura abre Processo seletivo com 117 vagas
PROCESSO SELETIVOOPORTUNIDADE DE EMPREGO
Prefeitura abre processo seletivo com salário de até R$ 4,8 mil, veja os cargos e como fazer
Domingos Mariano chegou a ficar preso nas ferragens do veículo / MS Todo DiaNÃO RESISTIU
TRISTE NOTÍCIA: Morre motorista que bateu em carreta
Região
Jovem que morreu em acidente esperava o primeiro filho e estava no 7º mês de gestação
CULTURAMA DE LUTO
Familiares e amigos se despedem de Lázaro Pegoraro, Pax Oliveira informa o velório e sepultamento