O abate de gado reagente ao vírus da febre aftosa nos municípios Eldorado, Japorã e Mundo Novo já soma 21 mil animais, conforme informações da secretária estadual de Produção, Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, em entrevista exclusiva ao Midiamax. De acordo com ela, a meta é sacrificar de 26 a 30 mil animais dos 150 mil bovinos existentes na região.
Segundo a secretária, com o término dos abates, continua o processo de vigilância, barreiras, verificação do gado e a contagem do rebanho. Ela ressaltou que o governo do Estado está estudando, juntamente com o Mapa (Ministérios de Agricultura, Pecuária e Abastecimento), uma forma de rastrear os 120 mil animais que existem na região, mas ainda não tem estimativa de custo e de quanto o governo federal poderá colaborar com os produtores.
Tereza Cristina ressalta que tudo deve estar pronto antes do início da segunda etapa de vacinação em maio deste ano. O Estado aguarda o reconhecimento de área livre de aftosa com vacinação da febre aftosa da OIE (Organização Mundial de Saúde Animal).
Na quinta-feira, o governador André Puccinelli (PMDB) esteve reunido em Brasília (DF) com o secretário executivo do Mapa para tentar a liberação de pelo menos R$ 36 milhões dos R$ 80 milhões solicitados para o combate à aftosa em Mato Grosso do Sul .
O governo do Estado tem 15 dias para ressarcir os produtores que tiveram os animais sacrificados pelo abate. O Mapa deve analisar a proposta de liberação em caráter emergencial.
A Gazeta News
Participe do nosso canal no WhatsApp
Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.
ParticiparLeia Também

Motociclista morre em batida frontal com caminhonete

Explosão de carreta carregada com etanol causa incêndio de grandes proporções

Veja onde baixar o aplicativo para declarar o Imposto de Renda?

Confira as datas, fatos e feriados de abril de 2025

Chuvas bloqueiam trecho de serra e deixam pessoas ilhadas em Ubatuba
Mais Lidas

NÃO RESISTIU: Jovem morre 102 dias depois de contrair virose na praia

Família de Fátima do Sul faz apelo por vaga em hospital de Dourados para paciente em estado grave

Telenet e prefeituras de Glória de Dourados e Ivinhema realizam doação de uma tonelada de peixe

'Foi um bom homem', se despedem amigos de trabalhador morto por choque elétrico
