Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
regulamento para o uso dos orelhões

Anatel quer orelhões mais atrativos e aparelhos poderão oferecer ligações gratuitas em MS

Existem 10,5 mil telefones públicos em Mato Grosso do Sul

19 Ago 2014 - 17h29Por Correio do Estado

Com o advento e a popularização dos aparelhos celulares, bem como a disseminação das redes sociais para efeito de comunicação, os orelhões passaram a ser desprezados. Para tentar mudar essa realidade e fazer com que os telefones públicos sejam mais atrativos aos usuários, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) publicou um regulamento para o uso dos orelhões. A partir de agora, as concessionárias de telefonia terão que usar a criatividade para oferecer outros serviços, além das ligações de voz.

Segundo a Anatel, atualmente existem mais de 850 mil telefones públicos espalhados pelo Brasil. Em Mato Grosso do Sul, esse serviço é prestado pela empresa Oi e existem 10,5 mil telefones públicos, sendo 3.311 instalados somente em Campo Grande. Questionada sobre quais novos serviços passará a oferecer aos usuários do Estado, a empresa respondeu por meio da assessoria de imprensa que “dentre as iniciativas em andamento, está a gratuidade de ligações de orelhões para fixos da Oi. O projeto está em fase de testes para posterior implantação nos demais estados do País, incluindo Mato Grosso do Sul”. A implementação, porém, não tem previsão para ser concluída.

Regulamento

Segundo a gerente de Universalização e Ampliação do Acesso, da Anatel, Carla Rezende, o objetivo é fomentar a utilização dos orelhões, tendo em vista que atualmente, mais de 60% dos telefones públicos fazem no máximo duas chamadas por mês. O regulamento foi simplificado para dar abertura para que as concessionárias implementem novas funcionalidades básicas. Carla Rezende explicou que num primeiro momento imagina-se que os novos serviços sejam interessantes, além de atrativos aos usuários. A gerente citou que uma das possibilidades é a de os orelhões se tornarem hotspots de internet, dando acesso direto ou por meio da radiofrequência.

Já o pagamento da chamada, que atualmente é feito pelo cartão indutivo, poderá ser também com o cartão pré-pago (semelhante ao do celular), cartão de crédito ou por outro meio que a empresa escolha oferecer ao usuário. Outra sugestão de serviço é através da publicidade, que poderá ser oferecida de duas formas: ou na campânula do orelhão, que é aquela forma física do telefone, ou por chamadas patrocinadas. “O usuário poderá escolher se ele quer ouvir qualquer tipo de publicidade que a concessionária colocar antes da chamada e terá, no mínimo, um minuto de ligação gratuita. Será também um benefício para o usuário porque escutando a publicidade, ele deixará de pagar um pedaço da chamada”, explicou a gerente Carla.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Foto: Álvaro Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Lei estadual: número de série de bicicleta deve constar no documento fiscal na hora da compra
Vinícius Rodrigues reside em uma cidade dos Estados Unidos (Colombo, Ohio) a qual ele cursa Doutorado na área de Engenharia Nuclear FATIMASSULENSE EM DESTAQUE
Fatimassulense é destaque em Universidade de Ohio EUA na área de Engenharia Nuclear
Tecnologia
Instabilidade atinge apps da Meta: WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar?
DETRAN/MS - Foto: Rodrigo Maia DETRAN/MS
Detran-MS libera consulta digital de veículo apreendido em pátios de Campo Grande
DETRAN-MS - Foto: Rodrigo Maia NO AR
No ar, edição semanal do boletim Detran Mais Perto, Mais Eficiente

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação