Menu
SADER_FULL
segunda, 25 de março de 2019
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
ITALÍNEA
VICENTINA - OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é comemorado com palestras, orientações e exames em Vicentina

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama e colo uterino

29 Out 2013 - 08h30Por ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama e colo uterino, a Prefeitura de Vicentina aderiu à campanha para conscientização das mulheres com o movimento Outubro Rosa. O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar a população para este assunto. E para isso foi realizado um grande evento coordenado pela equipe de saúde Jardim Vista Alegre juntamente com acadêmicos do curso de Enfermagem FAFS-UNIESP.

O Outubro Rosa é um movimento realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. A campanha surgiu nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002.

As mulheres foram recepcionadas na ESF- Jardim Vista Alegre pela equipe de saúde e pelo prefeito Hélio Sato, onde participaram de um café da manhã delicioso preparado especialmente para elas.

As acadêmicas de enfermagem orientaram sobre a importância da realização do exame das mamas e da coleta de exame Papanicolau.

Segundo o Secretário de Saúde de Vicentina, Fernando de Oliveira, esta é uma forma de chamar a atenção das mulheres. “Queremos que as mulheres se preocupem com a doença e façam exames preventivos para prevenir. Essa deve ser uma preocupação constante, afinal o Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres.”

O Prefeito Hélio Sato reforçou que a comemoração do Outubro Rosa traz à tona a necessidade das mulheres se prevenirem contra o câncer. “O importante é focar este assunto durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.”

As enfermeiras Amanda e Jussimara relataram que estão contentes com o número de mulheres que compareceram na unidade, pois isso mostra que as mulheres estão preocupadas consigo mesmas e conscientes em relação a sua saúde. Durante todo o dia foram coletados 112 exames Papanicolau, um número recorde para nosso município.

Ao término das atividades foram sorteados vários brindes entre as participantes.

Deixe seu Comentário

Leia Também

ORAÇÕES
Estado de saúde de Cláudia Rodrigues (a diarista) é grave
VICENTINA - ALMOÇO NO PESQUEIRO
VICENTINA: Domingo é dia de almoçar no Pesqueiro 7 Bello, confira o cardápio
FÁTIMA DO SUL - INDICAÇÃO
Diego sugere estudos para prevenção de suicídio, uso de drogas e outros com alunos da REME de Fátima
INCRIVEL
Jovem virgem que nunca namorou dá à luz um menino
DOURADOS - COMBATE A DENGUE
Após morte, moradores programam limpeza em área nobre de Dourados
ALARMANTE
Dengue hemorrágica causa morte de menino de 11 anos em Dourados
PREOCUPANTE
Em uma semana, MS tem 336 notificações de dengue por dia
FATIMA DO SUL - POLACO RESTAURANTE
Quinta Feira da Panqueca é no Polaco Restaurante de Fátima do Sul
SIM A VIDA
O bebê que está mudando o debate sobre o aborto
DESCASO
Bebê morre após parto feito pelo pai em ambulância sem médico