Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
70 ANOS

Hospital Adventista do Pênfico em Campo Grande, curando há 7 décadas.

O Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande (MS), se tornou conhecido por ser uma referência na área dermatológica, mas hoje atende 20 especialidades

25 Jul 2019 - 11h32Por Revista Adventista

A comemoração dos 70 anos do Hospital Adventista do Pênfigo incluiu uma feira de saúde na comunidade e uma corrida de rua. A intenção foi mostrar que seu papel vai além do tratamento de doenças

história do Hospital Adventista do Pênfigo, em Campo Grande, está bastante entrelaçada com a da cidade sul-mato-grossense. A instituição que completa 70 anos em 2019 deu nome a bairros e logradouros. Além disso, o legado de médicos e gestores que por ali passaram também é reconhecido e lembrado no município.

Por exemplo, o nome de Gunter Hans, que liderou a instituição adventista por 14 anos, é prestigiado em departamentos de grandes hospitais e universidades, e identifica uma conhecida avenida de Campo Grande. Além de viabilizar a construção de uma moderna e ampla estrutura hospitalar com 60 leitos, equipada com centro cirúrgico, radiologia e gabinete dentário, nas décadas de 1960 e 1970 o ilustre dermatologista investiu em uma escola e em uma capela com o objetivo de oferecer atendimento integral aos pacientes. Outra grande contribuição do doutor Gunter foi a adaptação da fórmula da pomada à base de piche que era usada no tratamento do fogo selvagem. Esse trabalho, feito em parceria com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), melhorou a segurança e a tolerância ao medicamento.

Foi nesse mesmo período que o HAP deu um passo importante para se tornar uma referência internacional na área dermatológica. Nessa época, estudos científicos já mostravam que o fogo selvagem era uma doença autoimune, mas a medicina ainda dava os primeiros passos no tratamento da doença. Ao introduzir a corticoterapia, a instituição inovou o método e, gradualmente, passou a ser procurada por pessoas de diversas regiões do Brasil e até de outros países.

Ao longo de sete décadas de existência, a instituição, que teve início com a busca incessante do pastor Alfredo Barbosa para encontrar a cura e aliviar o sofrimento da esposa, Áurea, vítima da doença conhecida popularmente como fogo selvagem (cientificamente denominada de pênfigo foliáceo), cresceu e se modernizou. Com a diminuição da incidência de pênfigo, os médicos perceberam a necessidade de transformar o hospital dermatológico em hospital geral. Hoje a instituição oferece atendimento em mais de 20 especialidades. Atualmente o HAP também é referência em ortopedia na região de Campo Grande.

Em 2007, a igreja adquiriu a unidade que fica no centro da cidade (antiga maternidade Pró-Matre). A Unidade Matriz também foi reformada com o objetivo de ampliar o atendimento. Além disso, foram inaugurados outros serviços na Unidade Centro e áreas de Diagnóstico por Imagem, com reformas significativas nas recepções, pronto atendimento e internações nas duas unidades.

Celebração do 70º aniversário do Hospital Adventista do Pênfigo incluiu uma feira de saúde na comunidade e uma corrida de rua. A intenção foi mostrar que seu papel vai além do tratamento de doenças. Foto: acervo HAP

Em 70 anos de história, 26 diretores médicos e administrativos passaram pelo HAP. Alguns deles foram homenageados durante um culto de ação de graças realizado no fim de maio. A instituição também celebrou a data promovendo o estilo de vida saudável por meio de uma feira de saúde e de uma corrida que reuniram cerca de 1,5 mil pessoas.

“É muito bom saber que o hospital faz parte de Campo Grande e que ambos cresceram juntos para benefício da saúde da população”, afirma Everton Martin, diretor administrativo da instituição.

CHARLISE ALVES é jornalista e atua como assessora de comunicação do Hospital Adventista do Pênfigo

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS