Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DOURADOS - COMBATE A DENGUE

Após morte, moradores programam limpeza em área nobre de Dourados

moradores de áreas nobres se reúnem neste sábado para realizar um mutirão de limpeza como forma de combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

23 Mar 2019 - 08h29Por Dourados Agora
Ponto de encontro para mutirão de limpeza será na coordenadoria de educação
Foto: ReproduçãoPonto de encontro para mutirão de limpeza será na coordenadoria de educação
Foto: Reprodução

Após a morte de um garoto de 11 anos por dengue hemorrágica em Dourados, moradores de áreas nobres se reúnem neste sábado para realizar um mutirão de limpeza como forma de combater a proliferação do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

A ação beneficiará os bairros Jardim Mônaco, Alto das Paineiras e Jardim Europa. Segundo o arquiteto Fabio Luís, a região nobre é castigada pela dispersão de lixo por ser uma área distanciada e de movimentação tranquila.

Foi arrecadado para o mutirão duas caçambas, sacos de lixo e cada morador levará o seu próprio material de trabalho: vassouras, pás, enxadas, carriolas, carros e caminhonetes.

A ação de limpeza terá início por volta das 13h45, com concentração inicial na Coordenadoria Regional de Educação, localizada na Rua Hayel Bon Faker, 5470 - Jardim Europa.

Apelo

O CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Dourados reforça o apelo à população para que procure colaborar mais no combate a possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, que tem feito vítimas na cidade e região.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Rosana Alexandre da Silva, a situação é preocupante, considerando o número de casos positivos de dengue, principalmente, no município: 224 até esta quinta-feira (21).

Segundo ela, somente neste ano, até o dia 21 de março, foram notificados 513 casos de dengue em Dourados, sendo 224 confirmados como positivos e 138 negativos. Em relação à chikungunya foram 33 notificações, com sete casos positivos para a doença. Já em relação à zika não há registro de casos em Dourados, apenas quatro notificações.

"São números que preocupam, pois os casos têm aumentado, inclusive com um óbito registrado, infelizmente. O município, por meio dos agentes, tem feito a sua parte. As visitas domiciliares são intensificadas, no entanto, o poder público sozinho não está conseguindo vencer o mosquito. É preciso que a população colabore mais, mantendo seus quintais livres de focos", pediu Rosana. "Que a morte do estudante Nicolas não seja em vão. Lamentavelmente ocorreu um óbito. Que esse triste fato relembre as pessoas de que todo cuidado é pouco, que é preciso vigiar, todos os dias, e eliminar toda situação favorável para a proliferação do mosquito", assinala.

A planilha de notificações para bloqueio da dengue revela que na região do Parque das Nações II foi confirmado maior número de casos positivos de dengue: 26. O Jardim Água Boa contou com 20 casos e o BNH 4º Plano, 16. Na aldeia Jaguapiru foram 12 casos positivos de dengue e Jardim dos Estados e Campo Dourado, com 10 cada.

"Em todas as regiões da cidade há infestação. Temos que reforçar a vigilância e para isso contamos com o apoio dos moradores", reforça a coordenadora do CCZ.

Rosana conta que os agentes de endemias estão trabalhando em regime de plantão noturno, finais de semana e feriados. "É um trabalho intenso, que não para. Todo o dia estamos presentes, fiscalizando, orientando a população, repetindo sempre que cada um deve fazer a sua parte, mantendo limpos seus quintais e terrenos baldios", diz.

Populares também podem contribuir por meio de denúncia anônima sobre a existência de eventuais focos ou ambientes favoráveis em imóveis do município para a proliferação do Aedes aegipty. O telefone do CCZ é 3411-7753.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FÁTIMA DO SUL - MERCADO JULIFRAN
Confira as OFERTAS da SEXTA do PEIXE e do FRANDO no Mercado Julifran em Fátima do Sul
Uma das vítimas quase não teve ferimentos enquanto a outra passou por cirurgia nos pés / Reprodução/Reporter Top CASO DE POLÍCIA
Jovem com sequela procura motorista que bateu em Biz e fugiu
FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação