Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CAMPO GRANDE - BAIXA PROCURA

Apenas 8% do grupo de risco procurou vacina contra gripe na primeira semana

24 Abr 2017 - 16h34

Apenas 8% das crianças com menos de dois anos e profissionais da saúde, o primeiro grupo de risco da campanha de vacinação contra o vírus influenza (gripe), procuraram os postos de saúde para se imunizarem na primeira semana. Nesta segunda-feira (24) a campanha foi ampliada para as gestantes, mulheres que tiveram filho a menos de 45 dias e crianças com menos de cinco anos.

De acordo com a coordenadora municipal de Vigilância Epidemiológica, Mariá Barros, das 44 mil doses que chegaram para o primeiro grupo de risco, apenas 3.599 foram aplicadas. "Com o feriado a procura nos postos de saúde foi menor. Consideramos a primeira semana positiva, mas esperamos que aumente a procura com os demais grupos", destacou.

Dentre os vacinados de terça-feira (18) a sábado (22), foram 1.752 crianças com menos de dois anos e 1.847 profissionais de saúde.

Nesta manhã a procura ainda estava tímida nos postos de saúde de Campo Grande. Na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Coronel Antonino, apenas quatro pessoas estavam na fila para se imunizarem.

A dona de casa Sílvia Miranda, de 43 anos, foi levar o filho de dois anos para se vacinar, a criança nunca ficou doente, mas ela prefere prevenir. "Esperava que tivesse mais fila, cheguei e fui atendida. A vacinação bem rápida. Ele nunca ficou doente e prefere prevenir logo", destacou.

No CRS (Centro Regional de Saúde) do bairro Tiradentes a procura estava maior, mas ainda sim era pouca. Cerca de dez pessoas estavam esperando para se imunizarem.

A professora de pilates, Alessandra Rolon, de 39 anos, está grávida de 37 semanas e todo ano procura imunizar a família. "Ano passado não consegui a vacina no posto e tevi que pagar. Fechou um pacote em uma clínica com minha família e pagamos R$ 70 a dose", declarou, em 2016 as doses chegaram a custar R$ 110.

A comerciante Claúdia Nascimento, de 31 anos, levou a filha de dois anos para se vacinar. "Venho para prevenir. Aproveitei o primeiro dia porque tenho medo de não ter depois por conta das vacinas que sumiram ano passado", lembrou do provável sumiço de doses em 2016.

Cronograma - As doses estarão disponíveis nos 87 postos de saúde da cidade – UBS (Unidades Básicas de Saúde) e USBF (Unidades Básicas de Saúde da Família), de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h e das 13h às 17h.

A meta é vacinar 197.737 pessoas em Campo Grande. Fazem parte dos grupos de risco os trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê nos últimos 45 dias), crianças com até 5 anos, pessoas com 60 anos ou mais, indígenas, portadores de doenças crônicas, população privada de liberdade e profissionais do sistema prisional. A partir de 2 de maio todos os grupos podem se vacinar.

Para 2017, foram incluídos os profissionais de educação da rede de ensino básico ao superior das escolas públicas e privadas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O Pantaneiro TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
FOTO: REDES SOCIAIS SUCURI MORRE ENTALADA
Sucuri gigante é encontrada morta com presa entalada no corpo em MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Sidney Assis, de Coxim TRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Acidente mata mãe e filho
*Com informações Agência ALEMS CAMPANHA GOVERNO DE MS
Solidariedade: Governo e Assembleia Legislativa se unem na campanha "Seu Abraço Aquece"

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS