Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
CAMPO GRANDE

STJ concede liberdade a Amorim e Olarte vai para presídio militar em MS

Empreiteiro se entregou na quinta-feira depois da Justiça decretar prisão.

3 Out 2015 - 08h19Por G1

 

O prefeito afastado de Campo Grande, Gilmar Olarte (PP), teve a prisão preventiva decretada e se entregou na madrugada desta sexta-feira na 3ª Delegacia de Polícia. No fim da tarde, o pepista foi transferido para o quartel da Polícia Militar e, em seguida, para o no Presídio Militar Estadual (PME).

Olarte não poderia permanecer da sede da PM porque a cela existente no quartel foi desativada e não possui estrutura adequada. A decisão de transferir o prefeito para o presídio foi do desembargador Luiz Carlos Bonassini.

A prisão especial é prevista somente no caso de prisões provisórias, como é o caso de Olarte, e não vale para condenações em definitivo. Nesta manhã, o prefeito afastado recebeu um colchão, roupa de cama, toalha e produtos de higiene. Os produtos foram entregues pelos advogados.

Cerca de três horas após ter se entregado, Olarte foi encaminhado ao Instituto de Medicina e Odontologia Legal (Imol) da capital sul-mato-grossense. Ao retornar para a delegacia ele se defendeu: “Estou tranquilo. Me apresentei voluntariamente e vou provar minha inocência”.

Prisão
Olarte teve a prisão temporária (de cinco dias) decretada na noite de quarta-feira (30) pelo TJ-MS, a pedido do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), junto com o empreiteiro João Amorim. Este último se apresentou à polícia um dia antes.

O Gaeco aponta que eles são suspeitos de envolvimento em compra de votos para a cassação de Alcides Bernal (PP), em março de 2014. Na época, ele deixou a prefeitura e quem assumiu foi Olarte.

Suspeita
Os promotores do Gaeco dizem acreditar que Olarte e Amorim encabeçaram a organização para cassar Bernal. Os investigadores concluíram que para garantir a cassação, o empresário comprou votos dos vereadores.

O empresário tinha interesse em cassar Bernal para que Olarte assumisse a prefeitura. Amorim também é investigado pela Polícia Federal por supostas fraudes em licitações e desvio de recursos públicos.

Peritos do instituto de criminalística analisaram o conteúdo de 17 aparelhos celulares apreendidos pela operação Coffee Break. Em menos de um mês de trabalho foram recuperadas mais de cinco mil páginas de mensagens de textos trocadas pelos suspeitos.

Coffee Break
A operação Coffee Break foi deflagrada em 25 de agosto, e cumpriu 13 conduções coercitivas, quando a pessoa é levada obrigatoriamente a prestar depoimento.

O nome desta ação, inclusive, conforme o coordenador do Gaeco, o promotor de Justiça, Marcos Alex Vera de Oliveira, é uma referência ao “cafezinho”, que seria como os suspeitos da outra operação se referiam ao pagamento de propinas.

Além de Orlarte, também foi afastado do cargo de presidente da Câmara Municipal, Mário César Fonseca (PMDB). O Gaeco recolheu 17 celulares para perícias em mensagens. O laudo de apenas um deles já tem 50 mil laudas.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com aporte de R$ 500 milhões, nova linha de crédito para segurança pública já está disponível
Fotos: Felipe das Neves Monteiro, pesquisador da Agraer AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS