Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
DOURADOS - ELEIÇÕES 2014

Nicácio Cantero é pressionado para deixar o PT e diz “Fico no PT tenho compromissos com o Zeca”

7 Out 2013 - 14h57Por FOLHA DE DOURADOS

Nem o compromisso público do ex-governador Zeca do PT de que Nicácio Cantero será candidato a deputado estadual pelo partido desanimou o grupo político do deputado federal Vander Loubet da tarefa de tirar o empresário do PT. Nesta última semana de acomodações partidárias visando às eleições de 2014, Nicácio foi muito pressionado a se filiar ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Mas, firme ele garante: "Fico no PT; eu e o Zeca temos compromissos mútuos".

A nova investida dos correligionários de Loubet, tanto de Campo Grande como de Dourados (o vereador Dirceu Longhi e secretário da Agricultura Familiar Landmark Rios) atende, nas entrelinhas, interesses das duas principais lideranças petistas locais, o ex-prefeito e agora deputado estadual Laerte Tetila, e o ex-deputado federal e atual delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) João Grandão.

Tetila e João Grandão devem, pela primeira vez, disputar um mesmo cargo eletivo em nível estadual: são pré-candidatos à Assembleia Legislativa. Na leitura de ambos, uma terceira candidatura de Dourados poderá atrapalhar o êxito nas urnas em 05 de outubro de 2014.

O enfrentamento de Tetila e João Grandão se dará por conjunturas regionais. JG foi convencido pelo senador Delcídio do Amaral (pré-candidato petista ao Governo do Estado), Vander e pelo outro deputado federal do PT, Antonio Carlos Biffi, a abdicar da postulação da volta à Câmara dos Deputados.

Ocorre que Zeca também é candidato a deputado federal com vitória praticamente assegurada por ser a principal liderança do PT em Mato Grosso do Sul. Na avaliação dos dirigentes, o partido terá no máximo três das oito vagas na Câmara Federal.

A pressão para que Nicácio Cantero saia do PT vem acontecendo desde agosto quando o grupo liderado por Vander “ajeitou” a entrada dele no PC do B. Desconfortado com a situação o empresário procurou Zeca do PT, que não só lhe garantiu a legenda como anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual no encontro da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) realizado em Campo Grande com a presença de mais de 120 lideranças de 40 municípios. Em nível nacional, pertencem a CNB, por exemplo, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff.

Nicácio Cantero ingressou no PT justamente através do grupo que agora tenta rifar sua permanência no partido, até mesmo como moeda de troca. O empresário teve participação decisiva na reeleição de Dirceu Longhi, que é candidato a presidente municipal do PT nas eleições diretas de 10 de novembro.

Longhi disputa a presidência local do PT com outros dois candidatos: Natal Ortega, da corrente Articulação de Esquerda (AE) e Reinaldo dos Santos, do Núcleo Universitário do PT de Dourados e com apoio da CNB. É grande a possibilidade de um segundo turno, o que provavelmente unirá Natal e Reinaldo contra Dirceu.

Na controvertida aliança do PT com o prefeito Murilo Zauith (até então no DEM) na eleição extemporânea à Prefeitura de Dourados em 2011, a AE, o Núcleo e Zeca foram contra. Já Vander, Tetila, João Grandão e Dirceu desfrutam das benesses do poder municipal.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Fotos: João Garrigó AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Com aporte de R$ 500 milhões, nova linha de crédito para segurança pública já está disponível
Fotos: Felipe das Neves Monteiro, pesquisador da Agraer AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Agraer vai comprar de 60 mil mudas de erva-mate para distribuir a pequenos produtores de MS
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Fotos: Chico Ribeiro AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Governo firma convênios e impulsiona investimentos em infraestrutura nos municípios
Fotos: Saul Schramm MEDALHA TIRADENTES
Medalha Tiradentes: segurança pública apresenta índices positivos na redução da criminalidade

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação