Menu
LIMIT ACADEMIA
segunda, 21 de janeiro de 2019
SADER_FULL
Busca
CANTINA BAH
DOURADOS - ELEIÇÕES 2014

Nicácio Cantero é pressionado para deixar o PT e diz “Fico no PT tenho compromissos com o Zeca”

7 Out 2013 - 14h57Por FOLHA DE DOURADOS

Nem o compromisso público do ex-governador Zeca do PT de que Nicácio Cantero será candidato a deputado estadual pelo partido desanimou o grupo político do deputado federal Vander Loubet da tarefa de tirar o empresário do PT. Nesta última semana de acomodações partidárias visando às eleições de 2014, Nicácio foi muito pressionado a se filiar ao Partido Republicano da Ordem Social (PROS). Mas, firme ele garante: "Fico no PT; eu e o Zeca temos compromissos mútuos".

A nova investida dos correligionários de Loubet, tanto de Campo Grande como de Dourados (o vereador Dirceu Longhi e secretário da Agricultura Familiar Landmark Rios) atende, nas entrelinhas, interesses das duas principais lideranças petistas locais, o ex-prefeito e agora deputado estadual Laerte Tetila, e o ex-deputado federal e atual delegado regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) João Grandão.

Tetila e João Grandão devem, pela primeira vez, disputar um mesmo cargo eletivo em nível estadual: são pré-candidatos à Assembleia Legislativa. Na leitura de ambos, uma terceira candidatura de Dourados poderá atrapalhar o êxito nas urnas em 05 de outubro de 2014.

O enfrentamento de Tetila e João Grandão se dará por conjunturas regionais. JG foi convencido pelo senador Delcídio do Amaral (pré-candidato petista ao Governo do Estado), Vander e pelo outro deputado federal do PT, Antonio Carlos Biffi, a abdicar da postulação da volta à Câmara dos Deputados.

Ocorre que Zeca também é candidato a deputado federal com vitória praticamente assegurada por ser a principal liderança do PT em Mato Grosso do Sul. Na avaliação dos dirigentes, o partido terá no máximo três das oito vagas na Câmara Federal.

A pressão para que Nicácio Cantero saia do PT vem acontecendo desde agosto quando o grupo liderado por Vander “ajeitou” a entrada dele no PC do B. Desconfortado com a situação o empresário procurou Zeca do PT, que não só lhe garantiu a legenda como anunciou sua pré-candidatura a deputado estadual no encontro da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB) realizado em Campo Grande com a presença de mais de 120 lideranças de 40 municípios. Em nível nacional, pertencem a CNB, por exemplo, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff.

Nicácio Cantero ingressou no PT justamente através do grupo que agora tenta rifar sua permanência no partido, até mesmo como moeda de troca. O empresário teve participação decisiva na reeleição de Dirceu Longhi, que é candidato a presidente municipal do PT nas eleições diretas de 10 de novembro.

Longhi disputa a presidência local do PT com outros dois candidatos: Natal Ortega, da corrente Articulação de Esquerda (AE) e Reinaldo dos Santos, do Núcleo Universitário do PT de Dourados e com apoio da CNB. É grande a possibilidade de um segundo turno, o que provavelmente unirá Natal e Reinaldo contra Dirceu.

Na controvertida aliança do PT com o prefeito Murilo Zauith (até então no DEM) na eleição extemporânea à Prefeitura de Dourados em 2011, a AE, o Núcleo e Zeca foram contra. Já Vander, Tetila, João Grandão e Dirceu desfrutam das benesses do poder municipal.

Deixe seu Comentário

Leia Também

MINISTRA DO MS NO GOVERNO BOLSONARO
Ministra Tereza Cristina garante fortalecer cadeia do leite e agricultura familiar
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Enquanto 6 estados decretam calamidade, MS mantém investimentos e salários em dia
DEODÁPOLIS - CPI NA CÂMARA
MPE pede para Câmara criar CPI um dia depois de vereador protocolar pedido em Deodápolis
ABERRAÇÃO
Filhas solteiras de senadores ganham 33 mil reais. "Isso vai acabar", diz Bolsonaro
A COBRA VAI FUMAR - SEGURANÇA NO MS
MS fecha o cerco contra a violência na fronteira em mega operação
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Governo de MS implanta alta tecnologia em presídios para tornar inspeção mais eficaz
DOURADOS - PRESO NOVAMENTE
Investigado por corrupção, Idenor Machado volta a ser preso em Dourados
DEODÁPOLIS - CPI CHEGANDO
Vereador protocolou pedido de abertura de CPI para apurar denuncias de 2016 em Deodápolis
AÇÕES DO GOVERNO DO MS
Ações do Governo melhoram a segurança no MS: 16 municípios não registraram nenhum homicídio em 2018
ABANDONO
Vereadora de Dourados denuncia falta de vagas e Ceim com obras paralisadas