Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 21 de fevereiro de 2020
SADER_FULL
Busca
100 CULTURA

Escola joga pela janela livros que recebeu como doação

A cena, flagrada nesta terça-feira em vídeo, contrastava com a inscrição com tinta verde na parede da escada que dá acesso ao pátio do descarte: “Não destruam nossos livros!!”.

16 Jan 2020 - 10h52Por Extra

RIO — O barulho de dezenas de caixas lançadas do quarto andar do Colégio Estadual Monteiro de Carvalho, em Santa Teresa, chamou a atenção da vizinhança. A surpresa veio quando clássicos como “A Moreninha”, de Joaquim Manoel de Macedo, e exemplares da enciclopédia Barsa, faziam parte dos pacotes lançados de uma altura de cerca de 16 metros no meio da quadra da escola. As caixas, ao tocar o solo se destruíam. A cena, flagrada nesta terça-feira em vídeo, contrastava com a inscrição com tinta verde na parede da escada que dá acesso ao pátio do descarte: “Não destruam nossos livros!!”.

Os livros foram descartados e triturados numa cooperativa de reciclagem na tarde de terça-feira. Segundo a diretora-geral do Monteiro de Carvalho, Rosângela Cistaro, eles foram doados e estavam com mofo e ácaros. O material ocupava as prateleiras da antiga biblioteca da escola, localizada num prédio anexo da escola, interditado desde 2016 pela Defesa Civil, devido à ameaça de uma pedra rolar da encosta. A direção conta que aproveitou o mês de férias escolares para limpar a unidade desativada.

O Secretário Estadual de Educação, Pedro Fernandes, classificou o episódio como “lamentável” e determinou a abertura de uma sindicância para apurar a conduta da diretora. Segundo o secretário, há um protocolo para descarte de livros, como a confecção de um relatório com os títulos dos exemplares que não servem mais. A partir desta etapa, é aberto um procedimento de descarte, segundo a secretaria.

Veja o vídeo: 

https://extra.globo.com/noticias/rio/escola-em-santa-teresa-joga-pela-janela-livros-que-recebeu-como-doacao-24193505.html

Deixe seu Comentário

Leia Também

REVOLTANTE
Brincadeira que virou pesadelo: criança é espancada ao brincar de esconde-esconde
SUSTO - NOVA ANDRADINA
Após 'rampar' ponte quebrada, airbags foram acionados e motorista sai ileso, VEJA FOTOS
ACIDENTE DE TRANSITO
Ônibus com universitários bate em caminhão no anel viário
OPERAÇÃO CARNAVAL
evite voltar para casa a pé; DOF dá dicas de segurança
DOENÇA DO SÉCULO
Mulher sobe em torre de telefonia em Dourados e ameaça se jogar
ALAGAMENTO
Temporal em Campo Grande: carros arrastados, rotatória debaixo d’água e asfalto destruído
IN MEMORIAM
Amigos e familiares prestam homenagens a diarista atropelada por caminhão em MS
ABSURDO
Pai amarra e espanca filho de 7 anos por suposta 'birra' no dentista em MS
VIRGINDADE
Jovem que sofreu acidente de carro leiloa a virgindade para saldar dívida com hospital
ASSASSINATO
Professor é encontrado morto na madrugada e com braços amarrados