Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Inovação

Douradense diz ter maior projeto ambiental do país: “Me chamaram de doido”

Garrafas, tubos de televisão, parabrisas, entre outros itens que iriam para o lixo são 100% reaproveitados e transformados

9 Fev 2018 - 07h26Por Dourados News

Décadas de trabalho com vidro em Dourados e a percepção de que na cidade existe dificuldade no descarte do material fizeram o  empresário Luiz Mario Catelann, 57, se dedicar a um projeto ambiental inovador. Garrafas, tubos de televisão, parabrisas, entre outros itens que iriam para o lixo são 100% reaproveitados e transformados em revestimento de vidro para decoração nas paredes.

Além deste material que é o “carro chefe” do projeto denominado Eco Vidros, as garrafas e os outros itens também viram composição de tinta usada para demarcação de rodovias e são usadas em material de limpeza de inox e ferragem.

Luiz Mario afirma que sempre procurou descartar os restos de vidro usado pelo seu comércio corretamente e após anúncio de uma certa empresa que recebia o material para trabalhar com reciclagem, procurou a mesma, no entanto, não identificou um trabalho correto e com foco sustentável.

Foi então que ele conta que começou a “perder o sono” em busca de uma ação para “transformar”. Tanto tempo na área, ele cita que o fez notar que a reciclagem de vidro em Dourados e também em todo o país é praticamente inexistente, sendo esse um dos produtos jogados ao solo que leva mais tempo para se decompor.

“Existe muita dificuldade para se trabalhar com o descarte de vidro e nosso meio ambiente sofre com isso. Na nossa cidade mesmo é possível notar que em canteiros existem garrafas, e que, mesmo que a população queira dar um destino correto não existe uma estrutura para recebimento e outros encaminhamentos”, pontua.

Ele lembra que os empresários do ramo de bebida, por exemplo, não se empenham no reverso, pois os custos para transporte, mão de obra, higienização, esterilização, não os animam para isso. 

Com algumas ideias em mente, o empresário procurou um ferro velho para buscar algum maquinário para trabalhar em seus planos. Ele então adaptou uma máquina de triturar para que a mesma deixasse o vidro na textura que ele precisava, ou seja, em “pó”.

As cores foram formatadas com a separação das garrafas. Verde “Heineken”, marrom, vermelho, azul e até cores mistas como o dourado, foram possíveis, sem outras misturas de componentes.

Quando ele começou a buscar parcerias para dar continuidade ao projeto, ele conta que muitos chamaram ele de “doido”. Diz ainda que ouviu “nãos”, até que chegou a um parceiro para elaborar uma base concentrada para o revestimento de vidro e um engenheiro ambiental.

“Foi então que tudo começou a ter forma realmente, e quando vi a primeira ‘leva’ do produto e que foi comprada por uma aposentada que aplicou em sua residência, eu  chorei de emoção”, conta.

Destaques para os fatores de que o produto além de ser ‘sustentável’ é impermeável, não desbota e tem mais brilho, são apontados com orgulho por seu inventor.

Antes armazenadas em um banheiro, atualmente as máquinas equipadas pelo empresário estão em um barracão alugado junto a toneladas de vidros. O Dourados News esteve no local e conheceu o projeto que deve “rodar” em totalidade a partir da próxima semana. 

“Meu objetivo é expandir o revestimento com vidro, fomentar empregos, trabalhar com os catadores que hoje não notam muito retorno em catar vidros, enfim, é possível tirar muito lixo da natureza e transformá-lo em matéria prima, eu acredito que tenho o maior projeto ambiental de reciclagem do Brasil”, finaliza. 

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

UNIGRAN DOURADOS
Publicidade e Propaganda aborda 'Arte e Emoção' na profissão durante Sincom 2024
FOTO: UNIGRAN DOURADOS UNIGRAN DOURADOS
Sustentabilidade é foco da 15ª Jornada Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo
Gabriel foi encontrado por populares que fazem caminhada no local; Foto: Sidnei Bronka/Ligado Na Notícia DOURADOS - POLÍCIA
Homem é encontrado morto com tiro na cabeça em Dourados
UNIGRAN DOURADOS - CONGRESSO
VIII Congresso da Saúde vai reunir mais de 30 profissionais renomados na UNIGRAN
José Braga tinha 77 anos de idade - (Foto: Rede social) LUTO
Morre José Braga, ex-vereador em Dourados e Fátima do Sul

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS