Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
FATALIDADE

Academia onde aluno morreu estava regular, afirma Conselho após vistoria

12 Fev 2016 - 17h15Por G1

A academia onde um aluno de 44 anos morreu durante o treino na quinta-feira (11), em Campo Grande, atende a todas as normas exigidas para funcionamento regular, segundo o Conselho Regional de Educação Física (Cref-MS). O órgão responsável por fiscalizar as academias fez uma vistoria no estabelecimento e não encontrou irregularidades.

Segundo o vice-presidente do Cref-MS, Joacyr Lima Junior, academia foi fiscalizada há 30 dias em fiscalização rotineira do órgão. "Não foi encontrado nada, está tudo em ordem, documentação correta", afirmou. Além das vistorias de rotina, o Cref também fiscaliza estabelecimentos quando existem denúncias de usuários.

"A gente trabalha sempre com prevenção, a atividade física faz bem a saúde desde que bem orientada e quem faz essa orientação é o professor de educação física habilitado. Então, esse caso foi uma fatalidade. Todas as precauções foram tomadas, a academia possuía laudo do cardiologista, [o aluno] estava acompanhado por um professor de educação física habilitado, mas era um cardiopata e já se sabia e foi uma fatalidade mesmo, lamentamos muito o ocorrido, principalmente para a família, mas os cuidados estavam todos previstos", afirmou.

Procedimento de reanimao durou 45 minutos (Foto: Arquivo Pessoal)Procedimento de reanimação durou 45 minutos
(Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo Joacyr, há uma lei municipal e uma estadual que exige um atestado médico, mas o conselho da categoria considera insuficiente.

"A gente entende que esse simples atestado não é o suficiente, o que a gente indica é o check-up médico, é muito imporntate uma interdisciplinalidade, o médico trabalhar junto com o professor de educação física para poder prevenir problemas futuros. O que a gente determina é que se u mprogfissional numa entrevista vê que há um fator de risco, o aluno diz que tem algum problema locomotor ou cardíaco, que se procure um especislista e que se faça um check-up todo, até para poder orientar o profissional [de educação física] a trabalhar dentro das medidas e precauções cabíveis", ressaltou.

Nuno José Lamela Costa, de 44 anos, teve uma parada cardíaca enquanto treinava na academia Smart Fit, em um shopping da capital. Segundo a academia, o aluno recebeu os primeiros atendimentos ainda no local, enquanto o Corpo de Bombeiros e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já tinham sido chamados.

As equipes de resgate tentaram reanimar o aluno por 45 minutos, mas ele não resistiu e morreu. Conforme a assessoria de imprensa do shopping, o aluno estava devidamente matriculado e apresentou declarações de aptidão para prática de atividade física, com todas as autorizações médicas regularizadas.

Por meio de nota, a rede da academia disse ainda que cumpre a lei vigente na cidade e que “lamenta profundamente o falecimento do cliente e, em solidariedade, prestará apoio à família”.

Segundo a família, o homem tinha problemas de coração desde a adolescência. Na academia, ele recebia acompanhamento personalizado de professor de educação física, realidade diferente do que regulamenta a legislação, que prevê a obrigatoriedade de apenas um profissional habiltado na área para a academia toda.

Em Mato Grosso do Sul, uma lei determina que as academias exijam a apresentação do atestado médico na hora da matrícula. Mas, de acordo com o próprio Conselho de Educação Física no estado, essa exigência não é suficiente para garantir a segurança dos alunos durante as atividades físicas.

Além do acompanhamento médico preventivo, especialistas orientam que outros cuidados devem ser tomados antes de começar a prática esportiva. Um deles é a alimentação.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

ESPORTE
Workshop ensina no próximo domingo 'tapembol', esporte original do Brasil
Fotos: Bruno Rezende AÇÕES DO GOVERNO DE MS
Novo Centro de Referência de Esporte e Cultura vai atender estudantes e atletas paralímpicos
MEGA-SENA - Foto: Tânia Rego/ Agência Brasil SORTUDOS DE MS
Sortudos de MS faturam R$ 202,8 mil na quina da Mega-Sena; DEODÁPOLIS e mais 13 cidades na lista
##FÁTIMA DO SUL - OLIMCIFAS
ACIFAS promove VIII OLIMCIFAS e toda renda revertida para entidades e premiação para todos inscritos
Blackjack online
Blackjack online: Que não passe dos 21

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS