Menu
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
sexta, 26 de abril de 2024
FARMÁCIA_CENTROFARMA_FULL
Busca
Busca
Relacionamento

Falta de interesse em fazer sexo nem sempre significa traição

24 Jul 2014 - 17h00

Quando alguém percebe que o parceiro está mais distante sexualmente, é comum pensar: "Só pode ser traição!". Mas há uma série de circunstâncias na vida de um casal que prejudicam o desejo e que não necessariamente sinalizam a presença de amantes. Saber quais são –e aqui especialistas apontam os principais– ajuda e muito a solucionar a questão.

1. Problemas no trabalho

De acordo com o ginecologista e terapeuta sexual Amaury Mendes Jr., professor e médico do Serviço de Sexologia da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), o trabalho está relacionado com a busca pelo sucesso. "É preciso, a qualquer custo, independentemente se a pessoa curte ou não o que faz, ter reconhecimento. Quando isso não ocorre ou custa a acontecer, o indivíduo se decepciona consigo mesmo e se frustra por não se achar digno da admiração do par", afirma ele.

A psicóloga especializada em sexualidade Juliana Bonetti Simão, de São Paulo (SP), lembra que a profissão nos insere no mundo, e, para muitos, é algo sagrado. Quando o lado profissional fica abalado, é comum sentirmos tristeza e a queda do apetite sexual acontece. "Passamos muito de nosso tempo na empresa, por isso pode ser difícil para muita gente desligar o pensamento daquilo que traz tensão e se concentrar na relação sexual", explica.

2. Cansaço

O cansaço pode ser um grande desmotivador para o sexo, já que transar exige criatividade, energia e disposição. "Uma pessoa cansada não quer fazer esforço físico e mental... Que dirá sexo, em que a troca é imprescindível", diz a terapeuta sexual Carla Cecarello, fundadora da ABS (Associação Brasileira de Sexualidade), entidade que promove estudos sobre o tema.

Para muita gente, descanso significa não fazer nada, mas, às vezes, o ócio cansa mais ainda. "É preciso investir em atividades que relaxem o corpo e a mente. Nem sempre é fácil, mas para ter ideias de como ter uma vida mais estimulante, que ajude na sexualidade, é preciso esforço para sair da prostração", diz Juliana. "Reserve um dia da semana para chegar mais cedo do trabalho e namorar. E também evite comprometer o fim de semana com trabalho", fala Amaury.

3. Problemas hormonais ou doenças

A atuação de diversos hormônios costuma interferir no desejo sexual. "Basta um deles estar desequilibrado para que todo o sistema seja prejudicado, afetando a libido", declara o terapeuta sexual Oswaldo Martins Rodrigues Jr., diretor do Inpasex (Instituto Paulista de Sexualidade). 

A psicóloga Juliana Bonetti Simão, afirma que muitas doenças podem induzir à disfunção sexual, bem como o tratamento medicamentoso. Procurar ajuda médica e fazer os exames adequados elimina qualquer dúvida.

4. Preocupações com dinheiro

Na opinião de Carla Cecarello, a falta de dinheiro é a inimiga número um de um relacionamento sadio –e de uma vida sexual ativa e prazerosa. "Trata-se de um problema que faz com que a pessoa se sinta o pior dos seres humanos. Quer sair para se divertir, não pode! Quer comprar uma roupa nova, não pode! Quer presentear o parceiro, não pode! Fora que só pensa no que fazer para saldar as dívidas. Ou seja, toda a energia fica canalizada para a situação", explica.

A questão financeira provoca queda no desejo sexual porque é algo extremamente angustiante. Ter que fechar a conta no fim do mês pode provocar muita briga e discussão, causando mal-estar e afetando diretamente a vontade de um estar junto ao outro. "A preocupação com dinheiro já indica problemas de falta de organização, de planejamento de vida", comenta o terapeuta sexual Oswaldo. Para colocar tudo nos eixos, seria importante o casal rever toda a sua trajetória e seus planos.

Participe do nosso canal no WhatsApp

Clique no botão abaixo para se juntar ao nosso novo canal do WhatsApp e ficar por dentro das últimas notícias.

Participar

Leia Também

Entretenimento
A 47ª Festa da Fogueira de Jateí promete um show inesquecível com Ana Castela - A Boiadeira
FOTO: IMAGENS DA INTERNET PASSO A PASSO
Passo a passo: como fazer um currículo e passar pela entrevista
JATEÍ - SOLIDARIEDADE
Direito de Viver: Jateí vai realizar Leilão do Bem neste dia 28 no Parque da Fogueira
Entretenimento
Encontro Nacional de Violeiros do MS acontece neste fim de semana em Vicentina, veja a programação
TEMPO - Foto: Álvaro Rezende PREVISÃO DO TEMPO
Com tempo estável, terça-feira tem previsão de sol e baixa umidade relativa do ar

Mais Lidas

FOTOS: Ronald Regis e João Éric / Jornal O PantaneiroTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
Acidente entre caminhão e carro mata criança de 5 anos em MS
DESPEDIDA
Morte precoce de mulher abala moradores de Mato Grosso do Sul
plantãoESTUPRADOR
Menina de 12 anos estuprada pelo padrasto disse que os dois estavam apaixonados
Itamar BuzzattaTRAGÉDIA NAS ESTRADAS
TRAGÉDIA: Motociclista foi arremessado, capacete soltou e pé foi decepado em acidente
DESPEDIDA
'Tão bonita e cheia de vida': morte precoce de Márcia surpreende moradores em MS